segunda-feira, 11 de junho de 2018

BOB DYLAN & THE BAND - THE BASEMENT TAPES*******


No dia 29 de julho de 1966, Bob Dylan estava levando sua moto até uma oficina para alguns reparos, em Woodstock, cidade onde residia, quando sofreu um acidente até hoje muito pouco esclarecido. Após derrapar em uma poça de óleo (segundo o próprio cantor), Dylan foi socorrido por um amigo, que o levou de carro até o hospital Middletown, onde foi diagnosticada uma fratura em uma das vértebras de seu pescoço, além de pequenas queimaduras na cabeça e no rosto. O acidente o obrigou a ficar de molho por uns tempos e Dylan entrou em uma espécie de "retiro espiritual". Pela primeira vez, em mais de sete anos, desfrutava de férias, ainda que forçadas. A primeira conseqüência do acidente foi o cancelamento de 60 shows que faria com os The Hawks (ainda não se chamavam de The Band), como parte da incessante excursão mundial que promovia.
No dia 10 de junho de 1967, Bob Dylan e The Band iniciaram em Woodstock as sessões que viriam a ser conhecidas como "Basement Tapes", que posteriormente seriam usadas no que é considerado o primeiro "bootleg" da história, o Great White Wonders, e só seria editada oficialmente quase trinta anos mais tarde.
Enquanto Dylan se recuperava do acidente de moto, convocou os integrantes do The Band e começou a gravar com eles novas composições e músicas tradicionais. Supõe-se que todas as composições de Dylan foram gravadas em 1967 no porão da Big Pink, uma casa compartilhada pelos integrantes do The Band, enquanto as oito canções do grupo foram registradas em locais e épocas distintas entre 1967 e 1975; overdubs também foram adicionados a algumas das canções de Dylan em 1975. Em 2003, o disco foi incluído na lista da revista Rolling Stone no nº 291 dos 500 Melhores Álbuns de Todos os TemposEsse originalmente álbum duplo é um dos discos mais importantes já produzidos por Dylan. Não apenas por ser feito ao lado do The Band, seus grandes parceiros, mas por toda a aura que o envolve e também por existirem vários discos piratas com essas gravações e outras do mesmo período. The Basement Tapes foi lançado oficialmente apenas em 1975, com 24 músicas, 16 delas cantadas por Bob Dylan. O álbum duplo foi lançado em meio a uma enxurrada de discos do cantor - antes havia saído o duplo ao vivo Before The Flood, com o mesmo The Band e Blood on the Tracks, no curto espaço de um ano - e mostra o que Dylan estava fazendo enquanto se convalescia.

3 comentários:

Edu disse...

Discãozaço!!!

Dani disse...

Eu tenho que ouvir!!! Vou procurar no Spotify.

roque22 disse...

Um bom disco porem, o "Blood on the Tracks" eh simplesmente maravilhoso!