quinta-feira, 7 de junho de 2018

PAUL McCARTNEY - HONEY HUSH - HI HO SILVER AWAAAAYYYYYY


Conhecido como "The Boss of the Blues", e “Big Joe Turner” por causa de sua altura e peso, Big Joe Turner (Joseph Vernon Turner Jr) foi um cantor de blues de Kansas City. De acordo com o compositor Doc Pomus, "O Rock and roll nunca teria existido sem ele". Apesar de ter atingido sucesso nos anos 50 com suas gravações pioneiras de rock and roll, com destaque para "Shake, Rattle and Roll", a carreira de Joe Turner se estendeu até a década de 80.
"Honey Hush", escrita por Big Joe Turner (embora ele tenha atribuído os direitos à sua esposa, Lou Willie Turner), foi gravada em maio de 1953 em New Orleans, Louisiana e lançada em agosto pela Atlantic Records. Foi a música número um na parada norte-americana de Rhythm and Blues por oito semanas e a número 23 na parada pop. O título dessa música de Turner (SILÊNCIO, QUERIDA!) revelou sua atitude típica em relação a uma mulher que não faz o que ele manda, enquanto o trombone lá atrás dê as respostas estridentes da mulher de volta. O contagiante refrão é uma referência ao "Hi-Yo Silver!" jargão popularizado pela série de televisão "Lone Ranger", que foi ao ar na rede de televisão ABC de 1949 a 1957. Embora suas canções falem sobre relacionamentos como miséria, o espírito da música é o otimismo de boa índole que caracterizou seu trabalho. Suas letras são sexualmente sugestivas e voltadas para um público adulto e seu estilo vocal é o de um blues urbano - íntimo e descontraído, bem como suas suposições cruas sobre a vida. Um ano depois, em 1954, outra música de Turner muito semelhante a essa, “Shake, Rattle and Roll”, com seu ritmo boogie-woogie e saxofone barulhento, foi lançada por Bill Haley se tornando um grande sucesso, enquanto o rock and roll mudava a face da música. Joe Turner morreu na Califórnia em novembro de 1985, aos 74 anos, vítima de um ataque cardíaco, sofria de artrite e diabetes. “Honey Hush” foi regravada por inúmeros artistas. Os primeiros covers incluem a versão de 1956 de Johnny Burnette and the The Rock and Roll Trio, e Chuck Berry, em 1965, para a Chess Records. A música foi desde então coverizada por muitos outros roqueiros famosos como Jerry Lee Lewis, Lorde Sutch, Foghat, Coco Montoya, John Lennon, Fleetwood Mac, George Jones, Elvis Costello, NRBQ, John Lindberg Trio, Jools Holland e outros tantos, mas nenhuma se compara à versão gravada por um certo rapaz de Liverpool, um tal de Paul McCartney.


"Honey Hush" é uma das pérolas do meu disco preferido de Paul McCartney, o incomparável “RUN DEVIL RUN”, de 1999. No livreto encartado no álbum, Paul diz que estava mais familiarizado com a versão de Johnny Burnette, ​​"Ainda é minha favorita de todo o álbum para cantar”. Em uma entrevista com Laura Gross, na época do lançamento de "Run Devil Run", ele disse: “Honey Hush é uma música que realmente me traz lembranças muito antigas. John Lennon e Stuart Sutcliffe tinham um apartamento perto da escola de arte, em um lugar chamado Gambier Terrace, que dá para a Catedral de Liverpool, lugar incrível. E era apenas um apartamento vazio com um colchão no chão. Escola de arte, esse tipo coisa, você sabe, um pequeno cinzeiro, era isso. E eu, fui uma das minhas primeiras vezes, porque eu era um pouco mais novo que John e Stu, uma das primeiras vezes que eu fiquei, fiquei lá a noite toda, eu e George. George era ainda mais novo que eu. E ele ainda é. Ele continua me dizendo isso. Ele escreve isso em todos os meus cartões de aniversário. Foi uma ótima experiência para nós, crianças, que estavam lá para ficar no apartamento de alguém, em vez de dormir em casa. Eu me lembro de acordar de manhã, depois de praticamente não ter dormido, e havia apenas toca-discos no chão, além do colchão. E a primeira coisa que coloquei nesse disco do Johnny Burnette foi Honey Hush. E eu adorei tanto. “Venha para esta casa, pare com todo esse yak yakety. Dun-du-du. E seu irmão Dorsey Burnette faz um ótimo solo. Foi muito divertido". No espírito do álbum, eu nem me importo com o que era a letra”. Ao longo dos anos desde 1999, "Honey Hush" tornou-se uma das favoritas de Paul, muitas vezes tocada durante as passagens de som.

Um comentário:

roque22 disse...

"Honey Hush", apenas Rock'n Roll, mas Eu gosto!
Hi-Yo Silver!