quinta-feira, 7 de junho de 2018

THE BEATLES - LUCY IN THE SKY WITH DIAMONDS


John Lennon sempre insistiu que "Lucy In The Sky With Diamonds” não era uma música sobre drogas. "Juro por Deus ou por Mao ou por qualquer um que você queira, eu não tinha ideia que as iniciais do título formavam a sigla LSD”. A inspiração foi um desenho que seu filho de quatro anos, Julian, fez de Lucy 0'Donnell, a menina que se sentava ao lado dele na escola. "Ele tinha rabiscado umas estrelas e um céu e chamado o desenho de 'Lucy in the Sky With Diamonds", disse Lennon. "Simples”.

Lennon, já pensando na música, mostrou o desenho a McCartney  em uma manhã enquanto tomavam chá, e eles decidiram que o título era bom demais para deixar passar. A música é dominada pela paixão de Lennon por ideias infantis pouco usuais, como Alice Através do Espelho. Lennon apareceu com a imagem dos olhos de caleidoscópio, McCartney com as flores de celofane e táxis de jornal, e em pouco tempo eles tinham uma rima infantil psicodélica com jogos de palavras dignos de Lewis Carroll.
“As imagens eram de Alice no País das Maravilhas”, disse Lennon em1980. "Era Alice em um bote. Ela está comprando um ovo, e ele vira Humpty Dumpty. A mulher trabalhando em uma loja vira uma ovelha, e no minuto seguinte, eles estão remando em um bote, e eu estava visualizando isso”. Na mansão Weybridge, onde compôs a música, Lennon passava a maior parte de seus dias sozinho, sentindo-se anestesiado em meio a um casamento em ruínas, assistindo à TV, lendo o jornal e se entupindo de drogas.
“Lucy in the Sky With Diamonds” era uma imagem de esperança. Como ele explicou em 1980, “havia também a imagem da fêmea que um dia viria me salvar - uma 'garota com os olhos de caleidoscópio' que viria do céu. Essa era Yoko, embora eu ainda não a tivesse conhecido. Então, talvez devesse ser Yoko in the Sky With Diamonds”.
Infelizmente, Lucy morreu em setembro de 2009, vítima de lúpus com apenas 46 anos. Quando ela ouviu "Lucy in the Sky With Diamonds” pela primeira vez na adolescência, contou aos amigos que era a Lucy que havia inspirado a música - mas eles não acreditaram, informando-a que a música era sobre LSD. Lucy não discutiu porque, como ela mesma admitiu, "estava envergonhada demais para dizer a eles que não sabia o que era LSD”.

3 comentários:

Lucy Love disse...

Ele pode continuar negando até em outro mundo que não era sobre ácido, mas que era, era! E mais: se os Beatles tivessem tido coragem de dizer que era mesmo, talvez o sucesso fosse ainda maior, se é que isso é possível. Concorda, Edu?

Edu disse...

Concordo não. Lennon podia ter seus defeitos, mas se ele diz que foi pelo desenho, acredito nele. Pelas minhas contas, tinha no mínimo uns seis anos que vc não aparecia aqui. Aliás, queria aproveitar para mandar um abraço para o Marcelennon, com quem estou em falta. Houve alguns problemas de comunicação. Fiquei de mandar um e-mail, mas não consegui. Apenas saiba que sempre é bem vindo. Valeu!

Lucy Love disse...

Embora não faça muitos comentários, estou sempre por aqui. Adoro!