terça-feira, 31 de julho de 2018

GEORGE HARRISON - BANGLADESH / DEEP BLUE - SINGLE

Publicada originalmente há 1 ano.
O compacto com a música “Bangladesh” trazendo "Deep Blue" como lado B, foi lançado há 47 anos, no dia 30 de julho de 1971. A música “Bangladesh”, narra exatamente como surgiu a ideia para o primeiro concerto beneficente da história do rock. Nessa época, George Harrison e Ravi Shankar estavam muito próximos. A religiosidade de Harrison também estava no auge. Com os olhos cheios de lágrimas, Ravi Shankar contou-lhe a história de Bangladesh, um país asiático rodeado quase por inteiro pela Índia, exceto a sudeste, onde tem uma pequena fronteira terrestre com Myanmar, país de origem de Ravi Shankar. Bangladesh vivia, e ainda é assim até hoje, flagelado pela fome e devastado pela guerra civil.
"Bangladesh" foi o primeiro single de caridade na música pop, e seu lançamento ocorreu três dias antes dos shows em Nova York no Madison Square Garden. O single se tornou um hit top dez no Reino Unido e no resto da Europa, e chegou ao número 23 na América na Billboard Hot 100. A gravação foi co-produzida por Phil Spector e apresenta contribuições de Leon Russell, Jim Horn, Ringo Starr e Jim Keltner. A sessão de Los Angeles para a música marcou o início de duas associações musicais duradouras na carreira solo de Harrison, com Jim Keltner e Jim Horn. A música "Bangladesh" também apareceu em 1976 na compilação The Best Of George Harrison, que continua a ser o único lançamento oficial em CD a incluir a gravação em estúdio da música.

"Deep Blue", o lado B do single, Harrison escreveu em 1970, no meio das sessões para o álbum triplo All Things Must Pass, e também gravou em Los Angeles. A letra foi inspirada pela condição de deterioração de sua mãe antes de ela sucumbir ao câncer em julho de 1970, e pelas visitas freqüentes de Harrison para vê-la no hospital, no norte da Inglaterra. Dado o tema, a música serviu como um comentário sobre a doença generalizada e a doença entre os milhões de refugiados de guerra de Bangladesh. Bem recebida pelos críticos, "Deep Blue" não estava disponível oficialmente desde que saiu no single. Com os anos ganhou a reputação de um grande achado Lado B. Finalmente, foi lançada em CD em setembro de 2006, quando a EMI incluiu "Deep Blue" como faixa bônus na reedição do álbum "Living in the Material World".

Nenhum comentário: