sábado, 21 de julho de 2018

THE BEATLES - YELLOW SUBMARINE COMPLETA 50 ANOS!


O filme Yellow Submarine, um dos mais cultuados desenhos animados está fazendo 50 anos. Foi lançado no Reino Unido em julho de 1968 e no Brasil, só apareceria no final daquele ano. A animação teve direção do canadense George Dunning, ex-aluno do lendário animador Norman McLaren. Submarino Amarelo, além das músicas dos Beatles, se caracterizou pelo traço único, com desenhos coloridos com linha bem nítida. O filme também trabalhava com o branco, até como função narrativa.
O álbum com a trilha sonora foi lançado 6 meses após o filme e continha somente algumas músicas presentes no filme e mais as composições de George Martin. Em 1999, o desenho animado foi reeditado digitalmente e foi lançado o álbum Yellow Submarine Songtrack desta vez com todas as músicas dos Beatles presentes no filme e sem as músicas de George Martin.
Submarino Amarelo recebeu aclamação crítica generalizada. O filme foi distribuído em todo o mundo pela United Artists em duas versões. Lançado no meio da cultura pop psicodélica da década de 1960, o filme foi um sucesso de bilheteria, atraindo multidões tanto por suas imagens exuberantes, criativas e sua trilha sonora das músicas dos Beatles. A versão mostrada na Europa incluiu um número musical extra, "Hey Bulldog", ouvida no final do filme. Para lançamento nos Estados Unidos, o número foi substituído por animação alternativa devido a restrições de tempo. Sentia-se que, na época, o público americano ficaria cansado do período do filme. De todos os filmes dos Beatles lançados pela UA, este foi o único a que a UA manteve os direitos, levando a sua compra pela Metro-Goldwyn-Mayer em 1981. Em 2005, a Sony Pictures Entertainment liderou um consórcio que comprou MGM e UA. A Sony Pictures Entertainment havia processado a distribuição em cinemas para a MGM até 2012. Inversamente, o 20th Century Fox Home Entertainment foi responsável pela distribuição de vídeo doméstico quando o lançamento mais recente do vídeo ficou esgotado.
Yellow Submarine conta a história de Pepperland: um paraíso terrestre que fica a 80 mil léguas no fundo do mar – uma terra quase sem inverno, onde a brisa leva a toda parte o som da música e das risadas e onde ninguém sente-se só, pois a Banda do Sargento Pepper está sempre tocando a sua música. Até que um dia o líder dos Malvados Azuis, que detestava todo tipo de música, decide varrer Pepperland do mapa, deixando-o sem cor e sem som. Mas, navegando em um submarino amarelo e depois de várias aventuras, como navegar pelo Mar do Tempo, pelo Mar dos Monstros, e o Mar dos Buracos, os Beatles chegam para trazer a paz e a música de volta a Pepperland.

Nenhum comentário: