domingo, 15 de julho de 2018

THE BEATLES / ROLLING STONES - I WANNA BE YOUR MAN


Apesar de não ter lá uma grande voz de cantor, a cada show Ringo interpretava uma música que estivesse dentro de seu alcance vocal. Essa tradição foi mantida no decorrer dos álbuns, transformando a participação de Ringo numa espécie de pausa. Foi com ele em mente que Paul começou a escrever "I Wanna Be Your Man”, uma canção básica de quatro acordes com uma letra que não ia multo além das cinco palavras do título e que se tornou mais conhecida na versão dos Rolling Stones.
Os Beatles conheciam o empresário do grupo, Andrew Oldhan, desde que chegaram a Londres, porque Brian Epstein o havia contra­tado por pouco tempo como divulgador da banda. Em abril de 1963, ele ouviu falar dos Rolling Stones, que estavam tocando no Station Hotel, em Richmond. Pouco tempo depois, tornou-se o empresário do grupo. Ele era um empreendedor nato que criou a imagem de bad boys dos Stones, recomendando que o grupo fizesse cara de mau quan­do eram fotografados, estimulando que tivessem todos os sinais de comportamento antissocial e sugerindo manchetes polêmicas para jornais e revistas. Cinco meses depois de fechar com os Stones, ele estava ansioso para encontrar bons singles para a banda. Mick Jagger e Keith Richard ainda não escreviam, e o primeiro single do grupo, que vendeu 100 mil cópias, era um cover da canção de Chuck Berry “Come On”. Em 10 de setembro de 1963, quando John e Paul estavam saindo do escritório de seu editor, Dick James, na Charing Cross Road, encon­traram Oldham na rua. Ele comentou que procurava novo material para os Stones, e Paul, que já havia assistido a dois shows da banda, imediatamente sugeriu “I Wanna BeYour Man”. Os três andaram juntos até o Studio 51, na Great Newport Street, um clube comandado pelo jazzista Ken Colyer, onde os Stones estavam ensaiando. A música foi tocada para o grupo, e Brian Jones, o líder na época, disse que tinha gostado e que a Decca estava exigindo deles um single. John e Paul conversaram, e John disse: “Se vocês realmente gostaram do grosso da música, podemos terminá-la agora”. Os dois foram para uma sala separada e em poucos minutos voltaram com a canção pronta. Era para ser uma imitação da sensação de “Boys”, das Shirelles, que Ringo cantava nos shows. Era a sonoridade da música, mais do que a letra, que importava. O “maaaaaan” arrastado do refrão foi inspirado na música “Fortune Teller”, de Benny Spellman, lado B de seu sucesso “LipstickTraces”, de 1962. “I Wanna Be Your Man”, que os Stones gravaram em 7 de outubro de 1963, tomou-se o número 12 na Inglaterra e os ajudou a se tomar um grupo de peso. A imprensa gostava de retratar os Beatles e os Stones como inimigos mortais, mas, na verdade, eles sempre foram amigos próximos, que apareciam nas gravações uns dos outros e saíam juntos. (Steve Turner)
A versão dos Beatles, cantada por Ringo, foi lançada em seu segundo álbum With the Beatles, em 22 de novembro de 1963. Em 1980, na entrevista da Playboy, John Lennon disse: “Aquilo era dispensável. As únicas versões da canção eram do Ringo e dos Rolling Stones. Isso mostra o nível de importância que botamos nela: Nós não iriamos dar a eles alguma coisa boa, certo?”.

No show em comemoração de seus 50 anos, no Arena 2 Concert em Londres, no 25 de novembro de 2012, os Rolling Stones abriram com “I Wanna Be Your Man”. Great!

3 comentários:

Edu disse...

Não é protecionismo, mas apesar da versão dos Stones parecer ter mais forca, a dos Beatles é melhor. Pena que não encontrei a versão do disco.

Eva disse...

Muito melhor Edu!

Alessandro Maia disse...

Mil vezes melhor!