quinta-feira, 30 de agosto de 2018

RINGO – A PRIMEIRA BIOGRAFIA LANÇADA NO BRASIL!


No dia 29/09/2015, o Portal Beatles Brasil noticiava que acabava de ser lançado na Europa, um livro chamado RINGO – WITH A LITTLE HELP, uma biografia não-autorizada de Ringo Starr, feita por um cara chamado Michael Seth Starr (que obviamente não é parente de Ringo). O baterista não apoiou o lançamento do livro. Mesmo antes do lançamento, assim que soube, fez questão de declarar: “eu soube que há uma biografia não-autorizada sendo escrito por Michael Starr. Quero que meus amigos e fãs saibam que não há nenhum envolvimento meu. Não estou participando disso em nada”. E a nota dizia ainda: “Apesar de já nascer renegada, a biografia vem sendo muitíssimo elogiada por quem já leu, tanto em revistas quanto em comentários na Amazon. Muito provavelmente pelo fato de contar histórias dos altos e baixos da sua carreira solo, incluindo narrativas dos anos em que Ringo se tornou um alcóolatra – assunto que ele prefere esquecer". E a nota encerrava desejando que um dia essa biografia fosse lançada aqui. Pois muito bem. Acaba de ser lançada aqui no Brasil, pela Editora Planeta, a primeira biografia de Ringo Starr em todos esses anos, mesmo que não autorizada.
“RINGO – A História do Baterista Mais Famoso do Mundo Antes e Depois dos Beatles” é a primeira biografia completa de um dos bateristas mais importantes do meio musical em todos os tempos. Como título diz, o editor do The New York Times, Michael Seth Starr, reúne os principais eventos da vida do músico antes dos Beatles e depois dos Beatles. A sinopse do livro nos sites de venda, diz o seguinte: “Nos anos 1960, quando Richard Starkey ficou mundialmente conhecido como Ringo Starr, o grande público desconhecia as batalhas pessoais que o jovem já havia enfrentado. Nascido em 1940 em Dingle, um dos bairros mais agitados de Liverpool, o Beatle – que em 2018 recebeu da realeza britânica a honraria de “sir” – teve uma infância difícil, marcada por pouca escolaridade, doenças graves e longas internações hospitalares. Apesar de sua clássica discrição, Ringo já era considerado o melhor baterista de Liverpool quando John Lennon, Paul McCartney e George Harrison o convidaram a entrar para os Beatles. Hoje, quase cinquenta anos após a dissolução da banda, as músicas e obras dos Beatles continuam muito populares, assim como Ringo segue um ícone do rock. E para que seus admiradores possam finalmente conhecer em profundidade a vida do músico, “RINGO” traça a biografia completa do baterista, com todos os seus triunfos e vícios, os sonhos e polêmicas que os quatro jovens viveram, assim como os ressentimentos que marcaram o rompimento da banda. O livro detalha ainda a carreira de Ringo pós-Beatles, marcada por sucessos no topo das paradas, excessos e abuso de álcool e a superação de muitos conflitos emocionais. Reconhecido por sua música e contribuição ao seu país, “sir” Ringo Starr tem certamente uma das biografias mais incríveis que você lerá”. O livro “RINGO” tem 480 páginas e acabamento em capa dura. “É isso aí. Eu quero o meu!

4 comentários:

Evandro disse...

Todo o poder às biografias não-autorizadas!

Evandro disse...

A propósito, eu tenho uma biografia do Ringo, escrita pelo Alan Clayson

Edu disse...

Também adoro uma não-autorizada. Essa série dos Beatles de quatro livros de Alan Clayson realmente parece ser bem bacana. Valeu, abração!

Dani disse...

Ele poderia escrever uma autobiografia...