terça-feira, 11 de dezembro de 2018

THE BEATLES - SEXY SADIE**********


"Sexy Sadie" é uma grande música, a melodia é boa, cativante e envolvente, mesmo longe de qualquer teor que tenha a letra, que, aliás é a única dos Beatles em que figuram as palavras “sex” e “sexy”. É a 5ª faixa do lado 3 do Álbum Branco, lançado em novembro de 1968. Começou a ser composta por John Lennon na Índia e originalmente ele queria chamá-la de "Maharishi", mas mudou o título para "Sexy Sadie" depois do aviso de George Harrison que seria processado.

Tudo começou com um fuxico. Lennon teria se desiludido depois que Maharishi Mahesh Yogi supostamente tivesse feito um assédio sexual em direção a Mia Farrow no curso de meditação em Rishihesh - então, os Beatles partiram. Aham. História esta, que nunca foi confirmada – nem mesmo pela própria Farrow. George Harrison, Paul McCartney e Cynthia Lennon disseram mais tarde que achavam que a história, que tinha vindo de Alexis Mardas - o Magic Alex- havia sido fabricada. Lennon disse sobre a canção: "Isso foi inspirado por Maharishi. Escrevi quando tínhamos as malas prontas e estávamos indo embora. Foi a última peça que escrevi antes de sair da Índia. Acabei de chamá-la de 'Sexy Sadie', em vez de (canta) 'Maharishi’. Eu estava usando a situação para escrever uma música, de forma calculista, mas também para expressar o que eu sentia. Eu estava deixando o Maharishi com um gosto ruim. Você sabe, parece que minhas despedidas sempre não são tão boas quanto eu gostaria que fossem”. John Lennon também disse à Rolling Stone que quando o Maharishi perguntou por que ele estava saindo, ele (Lennon) respondeu:"Bem, se você é tão cósmico, você sabe porquê”.
De volta à Inglaterra, Lennon rascunhou a letra sobre um pedaço de madeira, com o título original "Maharishi". A versão gravada só mudou de nome depois que Harrison persuadiu Lennon a mudar o título e ele a rebatizou para "Sexy Sadie". Harrison relembrou essa história nos extras de Anthology. Derek Taylor lembrou-se de Lennon mexendo, arranhando a madeira no escritório da Apple. A madeira acabou na posse de Maureen Starkey e acabou sendo vendida para um colecionador de raridades dos Beatles. Não existe qualquer manuscrito ou rascunho da letra escrita por Lennon.

Lembrando, para encerrar, que toda a história sobre Maharishi, foi uma grande lorota de Mardas, e hoje, isso é consenso entre a grande maioria dos autores sérios sobre os Beatles. Não deixe de conferir de jeito nenhum: MAHARISHI MAHESHI YOGI - O GURU DA MEDITAÇÃO TRANSCENDENTAL e também: ALEX MARDAS - O INCRÍVEL "MAGIC ALEX".

Um comentário:

Carlos Marangon disse...

Uma das melhores do álbum,uma das minhas preferidas.acho que uma espécie de precursora das baladas de piano que Lennon faria em carreira solo,apesar de ser um pouco mais movimentada