sábado, 29 de dezembro de 2018

PAUL MCCARTNEY - THE LOVERS THAT NEVER WERE*****

Little Richard, Chuck Berry, Buddy Holly, Ervis Presley... Todos esses gênios da era de ouro do rock são quase sempre mencionados quando se relembra da legião de heróis que levaram os Beatles ao “Olimpo". E Smokey Robinson? Nem tanto. Mas William “Smokey” Robinson, um dos pioneiros da Motown, também teve seu peso na formação dos rapazes de Liverpool. “You Really Got a Hold On Me”, do disco de 1963, With the Beatles, é o exemplo clássico. Quando os Beatles já eram craques em compor, duas faixas importantes de Rubber Soul apontaram a influência certeira de Smokey na música do Mersey: “You Won’t See Me” e a obra-prima “In My Life”. Foi com esse mote que Paul e Elvis Costello deram início a “The Lovers That Never Were”, uma de suas primeiras composições em parceria. Embora tenha sido uma das primeiras crias da dupla em 1987, a dificuldade em encontrar uma versão satisfatória a manteve nos arquivos até ser regravada para o "Off  The Ground", cinco anos mais tarde.
O momento de composição de “The Lovers That Never Were” é descrito sempre com muita emoção por Elvis Costello. Recentemente, no relançamento de Flowers in the Dirt, que traz diversas versões da canção, ele relembrou como ele e Paul produziram a demo acústica no andar de cima de seu estúdio em Sussex. “Na hora de gravar a demo, Paul tocou vilão e eu, piano. De repente, Paul começou a cantar com um vocal totalmente distorcido, quase como aquele que ele gravou em "I'm Down". Aquele som forte veio por trás da minha cabeça enquanto eu olhava para baixo, fazendo de tudo para que minhas mãos não cometessem os erros nas teclas. Eu pensava comigo: ‘Não estrague tudo, não estrague tudo!’ De vez em quando, tentava participar em algumas partes da música que nós combinamos harmonizar.” A versão encontrada em Off the Ground foi registrada no estúdio The Mill, com Paul no baixo, Wix no piano Steinway e órgão Ham-motid, Hamish tocando violão, Blair na bateria e Robbie no mandolim e guitarra. Fonte: "MASTERS" de Claudio Dirani, que ainda pode ser adquirido aqui.
“The Lovers That Never Were” é a terceira faixa do lado 2 do excelente "Off The Ground", lançado em fevereiro de 1993.

Nenhum comentário: