quinta-feira, 11 de abril de 2019

A ESTRANHA MORTE DE STUART SUTCLIFFE - SENSACIONAL*******


A banda e o empresário reservaram lugares em dois voos que partiram de Liverpool separadamente, com John, Paul e Pete chegando um pouquinho mais cedo que George e Brian. Em Hamburgo, os que chegaram primeiro ficaram esperando que o voo seguinte aterrissasse na pista do aeroporto e, quando ele se aproximou, eles voltaram para o portão. Quando viram que Astrid os esperava ali, correram até ela, contentes de rever a velha amiga. Como ela soube que eles viriam? Onde estava Stuart? A princípio, Astrid não falou nada. Quando finalmente conseguiu falar, suas palavras foram como um soco que os atingiu em choque. "John ficou rindo de modo incontrolável, histérico. Pete chorava, e não conseguia parar. Paul ficou sentado ali, cobriu o rosto com as mãos e não disse nada." Tudo ainda é muito vivo na lembrança dela, quase cinquenta anos depois. "É horrível para pessoas jovens, quando a morte parece tão distante, e de repente um de seus melhores amigos não está mais ali." Stu, ela lhes contou, estava morto. Em retrospecto, tudo fazia sentido. Ele sofrera com dores de cabeça durante anos, surtos repentinos de dor que o deixavam de cama. Nos últimos meses, os ataques tinham se tornado piores e, normalmente, vinham acompanhados de mudanças de humor e explosões de violência. Ainda assim, nem os médicos nem os raios X conseguiram diagnosticar o problema de Stu. Tente relaxar, eles lhe diziam. O que não puderam ver era o pequeno, porém maligno, tumor alojado em seu cérebro. Que continuou lhe causando um sofrimento terrível, até o dia 10 de abril, quando Stu entrou em colapso, no quarto que dividia com Astrid, na casa da mãe dela. No momento em que a ambulância chegou, nada mais podia ser feito. O primeiro baixista dos Beatles morreu a caminho do hospital, algumas horas antes de seus velhos companheiros de banda desembarcarem do avião. Astrid tinha ido ao aeroporto para receber a mãe desconsolada de Stu, Millie Sutcliffe. Por fim, as famílias retornaram às suas casas e Astrid voltou a acordar sozinha de manhã, encarando a nova vida vazia que tinha pela frente. Nas semanas seguintes, ela pôde contar com os velhos amigos de Stu para aliviar suas horas. "Eles realmente se importavam comigo, falá¬vamos bastante sobre Stu e chorávamos juntos", afirma Astrid. "Foi muito difícil para todos eles, em especial para John. Dava para sentir a raiva naquele garoto". Trecho do livro “Paul McCartney – Uma Vida” de Peter Ames Carlin.
https://www.beatlesbible.com/wp/media/
Stuart Fergusson Victor Sutcliffe, mais conhecido como Stu Sutcliffe nasceu em Edimburgo, na Escócia, em 23 de junho de 1940 e morreu em Hamburgo, na Alemanha, no dia 10 de abril de 1962, há 57 anos. Ficou famoso ao fazer parte da fase inicial dos Beatles. Stuart Sutcliffe foi o primeiro baixista da banda e sua entrada no grupo deu-se única e exclusivamente pela amizade que tinha com o líder, John Lennon.
Sutcliffe nasceu no Simpson Memorial Maternity Pavilion, em Edimburgo, na Escócia, e depois que sua família se mudou para a Inglaterra, cresceu em Liverpool. O pai de Sutcliffe, Charles Sutcliffe (25 de maio de 1905 - 18 de março de 1966), já tinha sido casado antes e já tinha quatro filhos quando se casou com Millie, mãe de Stu. Ele era um funcionário público sênior, que se mudou para Liverpool para ajudar no trabalho de guerra em 1943, e depois foi contratado como engenheiro de navio, e por isso estava frequentemente no mar durante os primeiros anos de seu filho. Sua mãe, Millie, era professora de escola infantil. Sutcliffe tinha duas irmãs mais novas, Pauline e Joyce, mas também tinha três meio-irmãos mais velhos, Joe, Ian e Charles, bem como uma meia-irmã mais velha, Mattie, do primeiro casamento de seu pai.

Durante seu primeiro ano no Liverpool College of Art, Sutcliffe trabalhou como lixeiro nos caminhões de coleta de lixo da Liverpool Corporation . Lennon foi apresentado a Sutcliffe por Bill Harry, um amigo em comum, quando todos os três estudavam no Liverpool College of Art. De acordo com Lennon, Stu tinha um "portfólio de arte maravilhoso" e era um artista muito talentoso que era uma das "estrelas" da escola. Ele ajudou Lennon a melhorar suas habilidades artísticas e trabalhou com ele quando Lennon teve que enviar trabalhos para os exames. Sutcliffe dividiu um apartamento com Rod Murray em Percy Street, Liverpool, antes de ser despejado e se mudar para Hillary Mansions em Gambier Terrace, onde viveu outra estudante de arte, Margaret Chapman, que competiu com Sutcliffe para ser a melhor artista da classe. O apartamento ficava em frente à nova catedral anglicana na área degradada de Liverpool 8, com lâmpadas nuas e um colchão no chão. Lennon mudou-se para lá no início de 1960. Sutcliffe e seus companheiros de apartamento pintaram o lugar de amarelo e preto, que a proprietária não apreciou. Em outra ocasião, os inquilinos, precisando se aquecer, queimaram os poucos móveis do apartamento. Certa noite, depois de conversar com Sutcliffe no Casbah Coffee Club (propriedade da mãe de Pete Best , Mona Best), Lennon o persuadiu a comprar um baixo modelo Höfner President 500/5 na Hessey's Music Shop. Em maio de 1960, Sutcliffe se juntou a Lennon, McCartney e George Harrison.

O estilo de tocar de Sutcliffe era elementar. Bill Harry - um amigo de escola de arte e fundador e editor do jornal Mersey Beat - reclamava com Sutcliffe que ele deveria estar se concentrando na arte e não na música. Enquanto Sutcliffe é frequentemente descrito nas biografias dos Beatles como parecendo muito desconfortável no palco, e muitas vezes tocando de costas para o público, Pete Best nega isso, lembrando de Sutcliffe como geralmente bem-humorado e "animado" antes de uma apresentação.
Em Hamburgo, a popularidade de Sutcliffe cresceu depois que começou a usar óculos escuros Ray-Ban e calças justas. O ponto alto de Sutcliffe foi cantar "Love Me Tender", que atraiu mais aplausos do que os outros Beatles, e aumentou o atrito entre ele e McCartney. Lennon também começou a criticar Sutcliffe, fazendo piadas sobre seu tamanho e o jeito de tocar. Em 5 de dezembro de 1960, Harrison foi enviado de volta à Grã-Bretanha por ser menor de idade. McCartney e Best foram deportados por tentativa de incêndio no Bambi Kino, e Lennon e Sutcliffe ficaram em Hamburgo. Lennon voltou de trem para casa, mas Sutcliffe ficou em Hamburgo. Mais tarde, tomou emprestado dinheiro de sua namorada, Astrid Kirchherr, para voltar á Liverpool, embora tenha retornado a Hamburgo em março de 1961, com os outros Beatles. Em julho de 1961, Sutcliffe decidiu deixar o grupo para se dedicar inteiramente à pintura. Depois de receber uma bolsa de estudos de pós-graduação ele se matriculou na Hochschule für bildende Künste de Hamburgo , onde estudou sob a tutela de Eduardo Paolozzi.

Enquanto na Alemanha, Sutcliffe começou a sentir fortes dores de cabeça e sensibilidade aguda à luz. Astrid Kirchherr afirmou que algumas das dores de cabeça o deixaram temporariamente cego . Em 1962, Sutcliffe entrou em colapso no meio de uma aula de arte em Hamburgo. A mãe de Astrid fez com que médicos alemães fizessem várias verificações, mas não conseguiam determinar exatamente o que estava causando as dores de cabeça. Enquanto morava na casa dos Kirchherrs, sua condição piorou, e depois de um novo colapso em 10 de abril de 1962, ele foi levado ao hospital por Astrid (que foi com ele na ambulância), mas morreu antes de chegar ao hospital com apenas 21 anos. A causa da morte revelou ter sido uma hemorragia cerebral , especificamente, um aneurisma roto, resultando em "paralisia cerebral devido a hemorragia no ventrículo direito do cérebro". No dia 13 de abril de 1962, Astrid foi encontrar os Beatles no aeroporto de Hamburgo, dizendo que Sutcliffe morrera alguns dias antes. Todos ficaram em choque, especialmente John. A mãe de Sutcliffe voou para Hamburgo com o empresário dos Beatles, Brian Epstein, e voltou para Liverpool com o corpo de seu filho. O pai de Sutcliffe não ouviu falar da morte do filho por três semanas, enquanto estava viajando para a América do Sul, embora a família tenha conseguido que um padre lhe dissesse quando ele atracou em Buenos Aires. A causa do aneurisma de Sutcliffe é desconhecida, embora possa ter sido iniciada por uma lesão anterior na cabeça , quando ele foi chutado na cabeça ou jogado de cabeça contra uma parede de tijolos durante um ataque fora de Lathom Hall, após uma apresentação em janeiro de 1961. De acordo com o ex-gerente Allan Williams, Lennon e Best foram para a ajuda de Sutcliffe, lutando contra seus atacantes antes de arrastá-lo para a segurança. Sutcliffe sofreu um crânio fraturado na luta. Pauline Sutcliffe, sua irmã, sempre disse que a morte de Stuart estava ligada a uma briga que John e ele tiveram. Segundo ela, os dois haviam brigado em Hamburgo e John Lennon teria chutado a cabeça de Sutcliffe, causando-lhe lesões que o teriam levado à morte - teoria publicada no livro de Albert Goldman: "The lives of John Lennon". Porém, quando indagada sobre o fato, Astrid Kirchherr negou que essa briga tenha acontecido. Em entrevistas feitas com George Harrison, Paul McCartney e Pete Best, também ficou estimado e comprovado que essa tal briga jamais ocorreu. Na verdade, essa pancada que Sutcliffe levou na cabeça, teria sido fruto de uma briga que John e Stu tiveram com clientes que frequentavam o clube durante um show na Escócia (que teriam zombado de Stuart), Stu teria sido esmurrado, chutado e jogado de cabeça com violência contra um muro.
Como artista, a obra de Stu Sutcliffe se mostrava promissora. Ele exibiu talento artístico ainda muito precoce. Helen Anderson, uma colega estudante, lembrou-se de seus primeiros trabalhos como sendo muito agressivos, com cores escuras e mal-humoradas, que não eram o tipo de pintura que ela esperava de um "estudante calmo".
Uma das pinturas de Sutcliffe foi mostrada na Walker Art Gallery em Liverpool como parte da exposição John Moores, de novembro de 1959 até janeiro de 1960. Após a exposição, Moores comprou a tela de Sutcliffe por £ 65 (equivalente a £ 1.470, que era então igual a 6 a 7 semanas de salário para um trabalhador médio. A imagem que Moores comprou se chamava Summer Painting, essa aí de cima, e Sutcliffe participou de um jantar formal para celebrar a exposição com outra estudante de arte, Susan Williams. As poucas obras remanescentes de Sutcliffe revelam a influência dos artistas abstratos britânicos e europeus contemporâneos ao movimento expressionista abstrato nos Estados Unidos. As obras de Sutcliffe têm alguma comparação com as de John Hoyland e Nicolas de Staël, embora sejam mais líricas (Sutcliffe usou o nome artístico "Stu de Staël" quando estava tocando com os Beatles em uma turnê escocesa na primavera de 1960).
A Walker Art Gallery em Liverpool mantém várias obras de Sutcliffe, como auto-retrato (em carvão) e The Crucifixion. Lennon depois pendurou duas das pinturas de Sutcliffe em sua casa em KenwoodVisite o site oficial de Stuart Sutcliffe e conheça mais sobre suas obras: http://stuartsutcliffeart.com/
A imagem de Stuart Sutcliffe é uma das 70 figuras que ilustram a capa do Sgt. Pepper's. A primeira parte do documentário Anthology, em vídeo, cobre o tempo que Stuart conviveu com o grupo. No entanto, não há menção de sua morte no documentário, mas isso é discutido no livro Anthology. Stuart Sutcliffe foi retratado por David Nicholas Wilkinson no filme Birth of the Beatles (1979) e por Lee Williams em In His Life: The John Lennon Story (2000). O papel de Sutcliffe no início da carreira dos Beatles, bem como os fatores que o levaram a deixar o grupo, é dramatizado no sensacional filme "Backbeat - Os Cinco Rapazes de Liverpool", de 1994, no qual ele foi interpretado pelo ator americano Stephen Dorff. Sutcliffe não aparece no filme Nowhere Boy de 2009, mas é brevemente mencionado no final do filme.

3 comentários:

MARCIO ANDRADE PEREIRA disse...

Essas fotos antigas são muito legais.

Joelma disse...

Stuart era muito lindo. Ele abandonou o grupo por causa da Astrid, que também era muito bonita, e por causa da sua arte que era incrível. Astrid era uma amiga e tanto dos garotos. Mas eu fico confusa com tudo isso. A história por trás da morte de Stuart Sutcliffe realmente é cheia de contradições incertezas e mistério.

Dani disse...

Entrei no site onde são mostradas as obras dele. Nossa, ele tinha bastante trabalho pronto, ele era muito bom, com certeza seria um grande artista.