domingo, 14 de abril de 2019

THE BEATLES - TICKET TO RIDE - ABSOLUTAMENTE SENSACIONAL!*****


"I think I'm gonna be sad, i think it's today, yeah..." - O megasucesso Ticket To Ride, lançada como single em abril de 1965 com “Yes It Is” do lado B, tornou-se o sétimo número número 1 consecutivo dos Beatles no Reino Unido e seu terceiro número consecutivo número 1 nos Estados Unidos, e também superou as paradas nacionais no Canadá, na Austrália e na Irlanda. "Ticket To Ride" ainda é um dos carros-chefe do álbum "Help!", lançado em agosto de 1965. Gravada em Londres, a trilha marcou uma progressão no trabalho dos Beatles com a incorporação do drone (efeito harmônico ou monofônico ou acompanhamento em que uma nota ou acorde é continuamente soada durante a maior parte ou a totalidade de uma peça) e da instrumentação soando mais dura em relação a seus lançamentos precedentes. Entre os críticos, Ian MacDonald descreveu a música como "psicologicamente mais profunda do que qualquer coisa que os Beatles haviam gravado antes" e "extraordinária para o seu tempo". Para John Lennon, o autor, "É uma das primeiras gravações de heavy metal já feitas!"

Embora a pretensão de Lennon tenha sido cortada por “You Really Got Me” dos Kinks,  na disputa, "Ticket To Ride" foi a primeira faixa dos Beatles a ter um riff insistente e alongado sustentado por uma forte bateria e a trazer um fade-out com uma melodia alterada. Usada no filme durante as cenas na neve austríaca, já tinha chegado ao topo das paradas na Inglaterra e nos EUA quando o filme saiu. Paul disse ao seu biógrafo Barry Miles que, embora houvesse sido considerada absurda na época, a sugestão de alguns fãs americanos de que a canção se referia a uma passagem da British Railways para a cidade de Ryde, na ilha de Wight, estava parcialmente correta. Betty Robbins, prima de Paul, e o marido dela, Mike, gerenciavam um pub na Union Street, em Ryde, e Paul e John os tinham visitado lá. Apesar de a música ser essencialmente sobre uma garota que some da vida do narrador, eles estavam conscientes do potencial do duplo sentido.
Don Short
, jornalista que tinha viajado extensivamente com os Beatles no início dos anos 60, ouviu de John que a expressão tinha mais um sentido: “As garotas que trabalhavam nas ruas de Hamburgo precisavam ter uma ficha médica limpa para que as autoridades de saúde dessem a elas um cartão declarando que não tinham nenhuma doença venérea”, conta Short. “Eu estava com os Beatles quando eles voltaram a Hamburgo em junho de 1966. Foi lá que John me contou que havia cunhado a expressão ‘a ticket to ride’ para falar desses cartões. Ele podia estar brincando – era sempre preciso ter cuidado com o que John dizia”. "Ticket to Ride" foi incluída nas listas de melhores canções dos críticos, incluindo as "500 melhores músicas de todos os tempos" da Rolling Stone (número 394) e da NME (número 311). Também apareceu em número 17 na lista da Rolling Stone das "100 Melhores Músicas dos Beatles" (nº 25) e no número 23 em uma lista similar compilada pela MojoEm 2014, o USA Today a nomeou como a melhor música dos Beatles, dizendo: "Nenhum single reflete melhor a ambição, a tensão e o puro gênio pop que tornaram os Beatles únicos... Ticket to Ride é a perfeição desde os primeiros segundos até o final".

2 comentários:

roque22 disse...

"Ticket to Ride é a perfeição desde os primeiros segundos até o final". Disse tudo. Riff espetacular! Em minha opinião: Top 10 das Melhores Musicas dos Beatles e no Top 3 das Melhores Musicas do John.

Dani disse...

O que mais dizer? Absolutamente maravilhosa, fantástica, clássica!!!