quinta-feira, 4 de abril de 2019

JULIA BAIRD - CRESCENDO COM MEU IRMÃO JOHN LENNON


Julia Baird é sete anos mais nova que John Lennon. Ela é meia- irmã de John, nascida em 5 de março de 1947, primeira filha da união de Julia Lennon (morta em 1958) e de John 'Bobby' Albert Dykins (morto em 1965). Tem uma meia-irmã mais velha, Ingrid Pedersen, e tem uma irmã mais nova, Jacqueline "Jackie" Dykins, que nasceu em 1949. John Lennon começou a visitar a casa dos Dykins em 1951 quando conheceu suas meia-irmãs. Depois da morte de Julia Lennon em 1958, Harriet e Norman Birch foram nomeados guardiães de Julia e Jackie, ignorando qualquer parentesco com Dykins, já que ele nunca tinha se casado legalmente com Julia.
Julia Dykins, casou-se com Allen Baird em 1968, quando adotou o sobrenome 'Baird' e foram morar em Belfast  (Irlanda do Norte). Tiveram três filhos e se divorciaram em 1981. Julia Baird trabalhou como professora de pessoas com necessidades especiais, e depois da morte de John Lennon, escreveu “John Lennon, meu irmão” (com Geoffrey Giuliano) e em 2004 lançou “Imagine - Crescendo com meu irmão John Lennon”. Em 2009, muitas partes do livro foram adaptadas para o filme "Nowhere Boy". Ela é agora é diretora da Cavern City Tours em Liverpool.
O livro “Imagine - Crescendo com meu irmão John Lennon” não segue a tendência das biografias "definitivas", baseadas numa pesquisa exaustiva e no objetivo de reproduzir a vida do biografado com toda minúcia. Paradoxalmente, porém, pela proximidade da autora com o biografado, esta é uma biografia ao mesmo tempo mais e menos minuciosa. Além de um índice remissivo não apenas de nomes, a obra também traz momentos/situações chave na vida de Lennon e uma amostra generosa de sua coleção particular de fotografias familiares inéditas. Certa vez John Lennon afirmou que os Beatles eram mais famosos que Jesus. Essa fama acarreta, quanto ao conhecimento dos personagens, um efeito duplo: de um lado, sabe-se "tudo" de suas vidas; de outro, tal familiaridade impede o recuo necessário para passar por cima dos mitos cristalizados no caminho. Se já se sabe tudo, nada há a questionar e, principalmente, a descobrir. Este é o ponto de partida da meia-irmã de Lennon ao escrever sua biografia. Ou seja, que muitas das certezas sobre a vida do seu irmão são mitos. Não no sentido de serem mentiras factuais, mas no de serem tão erroneamente interpretados que já não correspondem à verdade. Nas palavras da autora: "Este livro é a minha tentativa de dar sentido à minha própria vida e a do meu meio-irmão John. Todas as famílias têm histórias secretas e a maioria passa suas vidas tentando mantê-las escondidas até mesmo uns dos outros. Na nossa, entretanto, as histórias escondidas têm sido penduradas em uma tela gigante nos céus, convidando à verificação e crítica de todos e à pesquisa e dissecação dos especialistas em Beatles e em John. Tivemos que deixá-los continuar, sabendo que grande parte as histórias estavam erradas. Na verdade, tantas coisas inexatas têm sido escritas sobre John e nossa família que, às vezes, tenho que lembrar a mim mesma essas verdades básicas".

Em novembro de 2017, Julia Baird, esteve na PUC-Rio para uma conversa com beatlemaníacos. A autora de “Imagine: crescendo com meu irmão John Lennon” autografou livros e falou sobre a infância, adolescência e do legado do artista para o mundo.

Nenhum comentário: