quarta-feira, 10 de julho de 2019

PAUL McCARTNEY - LET ME ROLL IT - SENSACIONAL!******


O casal Paul e Linda McCartney e a dupla John&Yoko se encontraram em Nova Iorque na noite do dia 29 de janeiro de 1972, para um jantar onde, depois de muita discussão, os dois ex-parceiros combinaram de não mais atacarem um ao outro através da imprensa ou em músicas. Alguns anos depois, John Lennon, ainda se queixava, que McCartney não teria respeitado o acordo e voltara a fazer ataques pessoais a ele em “Let Me Roll It”.

"Let Me Roll It" é uma canção dos Wings, creditada a Paul e Linda McCartney e lançada no álbum “Band on the Run”, de 1973. Também lançada como single lado B de “Jet”. A música tem sido vista de forma bem distorcida pelos críticos como um pastiche ao som de John Lennon, particularmente o riff e o uso de ecos nos vocais. McCartney, entretanto, nunca disse que a canção foi planejada com qualquer referência a Lennon. McCartney disse que se o vocal soava como o de John, ele nunca tinha percebido isto. Paul McCartney tocou esta música em várias ocasiões, incluindo quase todos os CDs ou DVDs ao vivo que ele lançou até hoje, como Wings Over America, Back in the U.S., Good Evening New York City, Paul Is Live entre outros."Let Me Roll It" foi regravada por Brendan Benson, Richie Sambora, Jerry Garcia Band, The Grapes of Wrath, The Melvins, Mandy Moore, Robyn Hitchcock e Big Sugar no álbum multi-artista Hempilation, Vol. 2: Free the Weed.Resultado de imagem para MASTERS - Paul McCartney  em Discos e Canções
Aqui, a gente confere um trechinho do sensacional livraço "MASTERS - Paul McCartney  em Discos e Canções" de Claudio Dirani e que ainda pode ser encontrado.
Com suas guitarras reverberadas e eco no vocal, “Let Me Roll It” se tomou rapidamente a música escolhida pela crítica para comparar o estilo de Paul como a da Plastic Ono Band. Melhor dizendo, de seu parceiro, John Lennon. Em busca de referências imediatas, as análises do LP Band on the Run apareceram com comparações óbvias, espe­culando que “Let Me Roll It” seria uma resposta a John ou mesmo um pastiche de seu estilo. Paul dá sua primeira versão sobre a origem da música: “Tudo co­meçou na Escócia. Peguei meu violão e saí do estúdio, e comecei a procurar uns acordes que servissem. De repente, tive a ideia para o riff da música. Quando fomos para Lagos, gravamos a base comigo tocando batería, Denny na guitarra e Linda no órgão. Na volta para Londres nós adicionamos guitarras e conseguimos um som incrível plugando em um amplificador de voz muito poderoso.” Em uma rápida introdução, a letra de “Let Me Roll It” parece mais um agradecimento a um amigo ou mesmo à mulher Linda. Quase quarenta anos após sua gravação, Paul revelaria à revista Clash, a intenção de escrever uma letra com duplo sentido. “Let Me Roll It", então, seria traduzida literalmente como “Me Deixe Enrolar" - o méto­do de se produzir um baseado. ‘“Let Me Roll It’ não foi composta para John, só tinha o estilo que fazíamos nos Beatles e que John costumava aplicar, pelo uso do eco. Mas seria algo como ‘Eu não posso usar eco só porque John usava?’ Não acho que esteja certo. A música tem mais a ver com o fato de enrolar um baseado. Aqui estava o duplo sentido: ‘Let me roll it / Let me roll it to you / Let me roll it’ (‘Me deixe enrolar pra você. Me deixe levar, rolar até você’).” “Dear Friend” é uma música mais endereçada a John. Algo como “vamos ser amigos”. Iniciada em Lagos e finalizada no A.I.R. Studios em Londres, ^Let Me Roll It" foi gravada da seguinte forma: Paul tocou bateria e Denny Laine tocou guitarra na primeira sessão. No retorno à Inglaterra, Paul complementou com suas passagens de guitarra e baixo e gravou o vocal final, acompanhado por Linda e Denny nos backing vocais.

3 comentários:

Joelma disse...

Absolutely Amazing!!!
Uma das minhas preferidas do Macca. Ele diz que não, mas dá certinho pra John.

roque22 disse...

Uma das minhas prediletas dos Wings. A mais pesada do "Band on the Run".

Enzo disse...

Rockao matador, um dos melhores de Macca. Todo o restante destas " estorinhas " não passam de bobagem midiática...