quarta-feira, 3 de julho de 2019

YELLOW SUBMARINE - UM LIVRO DE ENCHER OS OLHOS!


"Existem pessoas e lugares que lembrarei por toda a minha vida". Graças a Deus, tive a sorte de nascer em uma família normal, com pai e mãe que se amavam e os três melhores irmãos que um cara como eu pudesse sonhar. Amor de vida toda. Um dia desses, ganhei como presente de aniversário de minha irmãzinha caçula, o livrão graphic novel comerorativo dos 50 anos de "Yellow Submarine", the movie. Fantástico. Sem palavras. Apenas obrigado meu Deus.
Em 1966, a música “Yellow Submarine” apareceu no álbum Revolver dos Beatles. Em 1967, Lee Minoff escreveu uma história baseada em letras de algumas músicas deles. A história foi transformada em filme junto com Al Brodax, Jack Mendelsohn e Erich Segal. Bordax produziu o desenho animado que teve como diretor George Dunning. O produtor musical dos Beatles, George Martin também participou com composições próprias. As músicas instrumentais de George Martin foram adicionadas a trilha sonora.
A ideia do que seria o 3º filme para o cinema dos Beatles surgiu após a conclusão de 'Help!', e em 1967, o trabalho de pré-produção começou, baseado na música 'Yellow Submarine' e em Sgt. Pepper. Produzido por Al Brodax com roteiro de Lee Minoff. Fora uma breve aparição dos Beatles nos últimos minutos do filme, o trabalho do grupo foi de apenas ceder as músicas. Mesmo as vozes do desenho são dubladas por atores, e não por eles. Originalmente o álbum deveria ser lançado em dezembro de 1968, mas só saiu em janeiro de 1969. O LP apenas alcançou apenas o 3º lugar nas paradas. Em 1999 o filme foi remasterizado e lançado em DVD, e para acompanhá-lo, a trilha sonora foi relançada com o título de 'Yellow Submarine Songdtrack', com todas as músicas incluídas e remixadas, deixando a trilha de George Martin de fora. A animação é considerada um marco da psicodelia dos anos 1960.
Agora, para comemorar os 50 anos do lançamento do filme "Yellow Submarine", foi lançada uma adaptação elaborada especialmente para quadrinhos por Bill Morrison, a Graphic Novel publicada pela Titan Comics em agosto de 2018 e lançada aqui no Brasil pela Darkside Books no final do ano passado.
Como era de se esperar, a transposição do filme para as páginas da HQ mantém o ar psicodélico e lisérgico original, apresentando uma explosão de cores vibrantes e que ganha ainda mais força devido ao traço singular dos personagens, com Morrison emulando a concepção artística presente no filme de 1968. A história funciona como apresentação de um dos maiores clássicos da cultura pop para uma nova geração de leitores, e também para uma parcela do público que não consome música e não está familiarizado com a obra dos Beatles, mas é apaixonado por quadrinhos. A edição da Darkside Books vem com capa dura e formato gigante (20x30 centímetros), 112 páginas e com o acabamento e produção gráfica de alto padrão característicos da editora. Obrigadão Deus. Obrigadão, minha irmãzinha Cacá Bonfim e obrigadão The Beatles. Forever até o fim!

4 comentários:

Cacá Bonfim disse...

Você merece muito mais, meu irmão querido. A matéria ficou ótima.
Te amo. Grade beijo.

Dani disse...

Sou apaixonada pela arte psicodélica e adoro os desenhos de Yellow Submarine!!
O texto ficou excelente e gostei muito dos desenhos e animações que ilustram a matéria. E parabéns pelo aniversário!

Edu disse...

Valeu, Dani. É assim que a gente sabe quem é de verdade e quem é só firula!

MARCIO ANDRADE PEREIRA disse...

Feliz aniversário Edu.
Paz, amor e Beatles forever!