sexta-feira, 12 de julho de 2019

THE BEATLES - TELL ME WHY - SHOW!*****


Um dos rocks mais animados dos Beatles, não apenas do álbum e do filme, "Tell Me Why" foi composta às pressas por John Lennon, para animar a parte final de “A Hard Day’s Night” quando os Beatles fazem o show.
Nos EUA, foi lançada tanto na versão americana do álbum com a trilha sonora, quanto no álbum "Something New". Creditada a Lennon e McCartney, foi escrita rapidamente por John Lennon para entrar no filme e foi gravada em oito takes em 27 de fevereiro de 1964. "Tell Me Why" aparece no filme como parte da sequência do 'show ao vivo no estúdio', filmada no Scala Theater, em Londres, em 31 de março de 1964. Isso marca a única vez que a música foi tocada em frente a uma plateia ao vivo, composta por 350 jovens figurantes, um dos quais era Phil Collins, então com treze anos, que mais tarde tocaria bateria no Genesis.
“Me diga por que você chora. E por que você mentiu para mim”. "Tell Me Why" tem um enredo típico de John. A moça chora porque o enganou e abandonou. Ele implora a ela que diga o que ele fez de errado para que possa consertar. Para psicólogos e psicanalistas de plantão, "Tell Me Why" é um prato cheio: “Crianças cujos pais as deixam ou morrem de repente costumam ficar com a sensação de culpa. “If theres something I have said or done/ Tell me what and i’ll apologize” (“Se há algo que eu tenha dito ou feito/ diga o que é e pedirei desculpas”), cantava". Paul mais tarde presumiu que havia ali um elemento autobiográfico. Foi somente quando se submeteu à terapia primal em 1970 que John passou a entender melhor esses medos subconscientes. O terapeuta Arthur Janov passou o exercício de vasculhar todas as suas composições para os Beatles e ver o que revelavam sobre suas ansiedades. Em seu primeiro álbum pós-terapia, John Lennon/Plastic Ono Band, John propôs expor esses traumas em seu contexto original, em canções como “Mother”, “Hold on”, “Isolation” e “My Mummys Dead”.

2 comentários:

Enzo disse...

Na vdd ele falava do abandono paterno, e do surgimento repentino do pai na época, mas isto não tira o brilhantismo e animação da música!

Enzo disse...

Relax grande Edu, apenas minha opinião

Isto não tira em nada o brilhantismo deste blog da cultura pop, que já acompanho a bastante tempo, ABS Beatlemaniacos