quinta-feira, 18 de julho de 2019

THE BEATLES - A HARD DAY'S NIGHT - A MÚSICA*****


É uma explosão! "A Hard Day's Night" abre com o acorde mais famoso do rock: uma rajada radiante de uma guitarra Rickenbacker de 12 cordas, evocando o caos e a euforia da Beatlemania em seu auge. Provavelmente o acorde de abertura mais reconhecível de todo o cânone dos Beatles, e talvez até de qualquer música popular: um acorde estridente, chocante, magnífico, explosivo.
O tom ensolarado do acorde, a empolgação do desempenho dos Beatles e o suspiro de exaustão do título fazem de “A Hard Day’s Night”, um documentário compacto sobre a ascensão meteórica dos Beatles. "Naquela época, os começos e encerramentos das músicas eram algo que eu tendia a organizar", disse George Martin. "Precisávamos de alguma coisa arrasadora, que fosse um 'chacoalhão' súbito na música".
No começo dos anos 1960, era comum que astros pop fizessem filmes depois de uma sequência razoável de sucessos, assim como Elvis Presley fizera nos anos 1950. O consenso era de que o estrelato dos filmes durava mais e era mais substancial que o do pop. Os Beatles queriam fazer algo de um ângulo diferente e tiveram a sorte de serem apresentados a Dick Lester, cuja edição ágil e câmera criativa combinavam perfeitamente com a animação e o frescor do pop. As negociações para o filme começaram em outubro de 1963 e, em novembro, o roteirista de Liverpool Alun Owen acompanhou a banda a Dublin e Belfast para observá-los em ação e ver de perto a beatlemania.
Os Beatles tiveram de escrever as músicas para o filme sem nem ao menos ver o roteiro de Owen. Três músicas foram feitas em Paris em janeiro de 1964, três no mês seguinte em Miami durante uma sessão de duas horas e a faixa-título foi feita em Londres. “Todas as canções, com exceção de ‘A Hard Day's Night', foram compostas sem que soubessem o que eu estava escrevendo. Paul e John as escreveram, e elas foram entremeadas com o roteiro de forma improvisada. Nenhu­ma delas tem relação alguma com a história. Eram apenas músicas soltas", afirma Owen.
Depois de rejeitar OnThe Move, Lets Go e Beatlemania, os Beatles não tinham um nome para o filme. A Hard Days Night foi a última canção escrita e acabou se tornando o título tanto do álbum quanto do filme. A expressão é atribuída a Ringo Starr, que declarou em 1964: “Eu inventei a frase a hard day’s night. Simplesmente saiu. Tínhamos um compromisso, trabalhamos o dia todo e acabamos trabalhando a noite toda também. Eu saí achando que ainda era dia e disse “it’s been a hard day” , olhei em volta e acrescentei ‘s night".
Se Ringo de fato inventou a frase, deve ter sido em 1963, não no set de gravação como foi relatado, porque John a incluiu em seu livro In His Own Write, escrito naquele ano. Na história “Sad Michael” havia a frase: “He’d had a hard days [sic] night that day...”. Como quer que ela tenha surgido, Dick Lester gostou da expressão para o título por que resumia o ritmo frenético do filme, bem como o humor dos Beatles e, em determinada noite, no caminho de casa, disse a John que planejava utilizá-la. Na manhã seguinte, John trouxe uma música para acompanhá-la. A letra foi bem trabalhada. Pode parecer que a mensagem é simples: trabalhe duro, traga o dinheiro para casa e terá a felicidade conjugal. Há uma leve insinuação de chauvinismo quando ele se lamenta por estar trabalhando o dia todo por dinheiro para que ela tenha coisas.
A jornalista do Evening Standard Maureen Cleave, uma das primeiras em Londres a escrever sobre os Beatles, se lembra de John entrando no estúdio em 16 de abril de 1964 com a letra no verso de um cartão para seu filho Julian que tinha acabado de fazer um ano de idade.
Inicialmente a canção dizia: “But when I get home to you, I find my tiredness is through, And I feel all right”. Cleave disse a ele que achava que “my tiredness is through” era uma frase fraca. John riscou o trecho e escreveu “I find the things that you do". Maureen disse que “a canção parecia se materializar como mágica. Basicamente, John cantarolava, eles colocavam a cabeça para funcionar, cantarolavam tam­bém, e, três horas depois, lá estava a gravação. No final da sessão, quando quase todos tinham ido embora, vi o cartão pousado numa estante de música. Pedi para ficar com ele e John perguntou para que eu o queria. Eu disse que era porque tinha sugerido a mudança daquela frase da música”.
"A Hard Day's Night" foi gravada no dia 16 de abril de 1964 em 9 takes. Quando a sessão terminou, às 22h daquela mesma noite, Harrison havia esculpido um de seus mais memoráveis solos - um precioso dedilhado crescente tocado duas vezes e arrematado com um floreio circular, com o badalar de sino de igreja de sua guitarra ecoado no piano por George Martin. "George passava muito tempo trabalhando nos solos", disse Geoff Emerick. "Tudo era um pouco mais difícil para ele, nada veio muito facilmente". Harrison também tocou o arrasador fade-out, um ressoante arpeggio de guitarra que foi inspirado por Martin. "Eu estava frisando a eles a importância de fazer a música se encaixar, não exatamente terminando, mas ficando suspensa de modo a conduzir para a atmosfera do próximo clima", disse o produtor. “A Hard Day s Night” tocava durante os créditos de abertura e encer­ramento do filme. Foi a primeira faixa do álbum de mesmo nome com a trilha sonora e chegou ao primeiro lugar na Inglaterra e nos Estados Unidos.

Nenhum comentário: