domingo, 8 de dezembro de 2019

JOHN LENNON DOCUMENTO - UMA REVISTA HISTÓRICA


Essa, é daquelas que tirei lá do fundo do Baú! As pessoas das gerações mais novas, não fazem ideia de como ainda eram escassas (e ainda são até hoje!) as publicações especializadas em rock ou nos Beatles na virada de 1980 para 1981. Com a morte de John Lennon, há 39 anos, no dia 8 de dezembro de 1980, isso mudou bastante, pelo menos durante algum tempo. O problema é que todas essas publicações e edições sobre Lennon que surgiam, eram niveladas por baixo, pela má qualidade. Ainda tenho dezenas delas até hoje. Porém, uma que se destacou bastante, foi a edição especial da Somtrês – "JOHN LENNON DOCUMENTO” – editada pelo colecionador e pesquisador Marco Antonio Mallagolli. Infelizmente, não aparece em lugar nenhum da revista, a data da publicação, mas tenho certeza que foi em janeiro ou fevereiro de 1981. Além de um poster gigante, a grande estrela da publicação era um disco (formado compacto) com a “verdadeira última entrevista de John Lennon”, além de fotos inéditas, as letras de todas as músicas e lendas como a do pacto de John Lennon com o capeta. Muitas vezes, ainda consulto essa revista até hoje. A minha está em frangalhos, mas acho que ainda vai aguentar por muito tempo. Aqui a gente confere o que dizia o prefácio, escrito por Maurício Kubrusly.
Semanas depois do assassinato de John Lennon, começaram a aparecer, nas bancas de jor­nais do Brasil, edições especiais de diversas re­vistas. Repetia-se aqui o que acontecia em todo o mundo, prática comum desde que existe o jor­nalismo. Ou seja: a reação mais imediata ao fato. Só que, entre tantas publicações, a mentira tam­bém foi ofertada ao leitor — e, também aí, era uma prática antiga, infelizmente. Afinal, oferecia-se, com alarde, “a última entrevista de John Lennon” e, na verdade, tratava-se de uma entrevista que fora concedida vários meses antes dos tiros do fã Mark Chapman. Marco Antônio Mallagoli logo chamou aten­ção para a tapeação. Ele chegou a determinar a data exata da entrevista vendida (concreta­mente) como “última”. E ele fez isso com o co­nhecimento de quem assina a única coluna men­sal de informação sobre os Beatles publicada no Brasil (no Jornal do Disco, que acompanha cada edição da revista SOMTRÊS). Além disso, Marco Antônio esteve com o próprio John Lennon em Nova York, e depois com o secretário do ex-Beatle, começando a armar o plano que iria realizar um sonho veterano de muitos fãs brasileiros: uma visita, um show do ex-Beatle. Isto é: Marco Antônio Mallagoli — que seria uma espécie de anfitrião e guia de Lennon du­rante o último Carnaval carioca — certamente não gostou da mentira. E prometeu conseguir aquela que foi, na verdade, a última entrevista. Cumpriu a promessa. A entrevista está aqui, na voz de John Lennon, conforme foi gravada quatro horas antes do assassinato. Além da derra­deira entrevista, decidimos reunir e traduzir to­das as letras de todas as canções criadas por John Lennon, anotar as datas mais importantes de sua vida, fotos inéditas ... Em suma: sob o comando de Marco Antônio Mallagoli, preparar uma edição especial de acordo com aquilo que ele — o mais internacional dos beatlemaníacos do Brasil — considerasse de acordo com a obra de seu ídolo. E quando a edição chega às bancas - sem mentiras —, ele está embarcando para a Europa, onde vai se encontrar com Paul McCartney e George Harrison.

7 comentários:

Alexandler disse...

Fala Edu, tenho uma dessa com poster e bem conservada. Será que vale quanto hoje? Só acho que a matéria sobre pacto com o diabo foi uma péssima ideia pra aumentar as vendas. Balela pura. abraços - Alex

Edu disse...

Alexandler... imagino que se estiver novinha, uns 100, né? Abração!

roque22 disse...

Também tenho. Como nova. Pertence ao meu acervo.

Anônimo disse...

Tenho essa e muitas outras que saíram com a morte dele, inclusive aqueles poster's da somtres, que comentava cada disco faixa a faixa e ao desdobrar todo tinha um poster gigante.

Henri

Edivando Pereira Alves disse...

Bom dia amigo Edu! Este seu blog está demais! Eu estava justamente procurando a última entrevista do John.. O amigo está de parabéns por não deixar a traça da mídia corroer a história. Abração!

Edu disse...

Caríssimos amigos anônimos, comentários de 'anônimos' NÃO são publicados. Obrigado.

jose disse...

eu pago os 100,00 Alexandler