terça-feira, 3 de dezembro de 2019

THE BEATLES - RUN FOR YOUR LIFE - SENSACIONAL!!!*****


“Eu preferiria te ver morta, que com outro cara. É melhor você ficar esperta, ou o bicho vai pegar. Se eu te pegar com outro, é o fim, garotinha!”. Na última vez que “Run For Your Life” apareceu aqui, em 26 de julho de 2017, alguém disse: “Uma música muito simples realmente, que destoa das demais dentro do grande Rubber Soul”. Eu não concordo não! Apesar da letra machista, acho que fechou bem o álbum. Lennon nunca estava satisfeito com o que fazia nem com o que cantava e nem com sua própria voz. Para mim, “Run For Your Life” é um dos melhores rockões já criados pelos Beatles!
Lennon desenvolveu “Run For Your Life” a partir da frase “I’d rather see you dead little girl than to see you with another man”, verso de “Baby, Let’s Play House”, gravada por Elvis Presley, que aparece quase no fim da música que foi composta por um filho de pastor de 28 anos de Nashville chamado Arthur Gunter em 1954. Esse cara, por sua vez, tinha baseado sua música em um sucesso country de 1951 de Eddy Arnold, “I Want To Play House With You”, e a gravou no fim do ano. Não foi um sucesso, mas chegou aos ouvidos de Presley, que a levou para o estúdio em 1955. Quando “Baby, Let’s Play House” alcançou o o número 10 na parada country da Billboard, tornou-se a primeira gravação de Presley a chegar ao hit parade nos EUA. A música de Gunter falava sobre devoção. Ele queria que a garota fosse morar com ele, e a frase que chamou a atenção de John era um indício da profundidade dos sentimentos dele por ela, não uma ameaça.
Mas, cantada por John Lennon, a frase se torna ameaçadora. Se ele visse a garota com outra pessoa, era melhor ela correr, porque ele iria matá-la. Era outra fantasia de vingança aos moldes de “I’ll Cry Instead” e “You Can’t Do That”.
O que o atraiu foi a intensidade desse tipo de amor e o ciúme que poderia levá-lo a desejar a morte de uma pessoa. Ele admitiu que era um sujeito malvado por ter tais pensamentos. Havia um lado cruel nele, que magoava Cynthia, diminuía as mulheres e zombava dos aleijados. Pelo menos era consciente disso: “Nem sempre sou uma pessoa amável. Mas tento ser. Quero ser tão amável quanto possível... Sou um cara violento que tenta aprender a não ser violento”.
Lennon tenta explicar seu comportamento violento dizendo que é “mau” por natureza e que nasceu com uma “mente ciumenta”. Termos que dão indícios de canções posteriores como “Jealous Guy” e “Crippled Inside”. A letra de Lennon segue dizendo que “é melhor que ela fique na dela, ou ele não sabe onde pode chegar. É melhor ela salvar sua vida, se puder. Se esconder, enfiar a cabeça no chão, porque se ele a pegar com outro, será seu fim”.
Apesar de ser a última do fantástico Rubber Soul, “Run For Your Life” foi primeira gravada para o álbum em 12 de outubro de 1965. “Norwegian Wood” também foi gravada no mesmo dia, só que mais tarde. Assim como todas as faixas do álbum, “Run For Your Life” foi produzida por George Martin tendo com Norman Smith como engenheiro de som. John Lennon faz o vocal principal e toca guitarra; Paul McCartney faz backing vocals e toca baixo; George Harrison faz backing vocals e toca guitarra; e Ringo Starr toca bateria e pandeiro. Sensacional!
Não sem motivos, “Run For Your Life” sempre foi uma das mais criticadas dos Beatles e de Rubber Soul – até por Paul McCartney. John Lennon nunca gostou dela e sempre a citava como exemplo do seu pior trabalho. “Foi escrita sob pressão, era uma música descartável”. Anos depois, George Harrison disse que para ele “era a melhor do disco”, apesar de sua aversão a Lennon. Às vezes, fico pensando se podiam ter encerrado o álbum de outra forma, mas sempre acabo achando que não! Eles eram sinceros. “Run For Your Life” pode até não ser “a melhor”, mas com certeza, é uma das que eu gosto mais!

Um comentário:

roque22 disse...

"Run For Your Life" eh melhor que "Wait".O Disco todo eh muito bom. Na verdade, SENSACIONAL!