segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

THE HOLLIES - IF I NEEDED SOMEONE*****


No final de outubro de 1965, The Hollies receberam uma demo de "If I Needed Someone" de seu produtor, Ron Richards, que recebeu a fita de George Martin. Nesta fase de sua carreira, a maioria dos singles dos Hollies eram escritos por compositores de fora, mas a banda estava dividida sobre a possibilidade de gravar uma música dos Beatles, dada a rivalidade tradicional entre as cidades natal dos dois grupos, Liverpool e Manchester. Com Graham Nash e Allan Clarke desejosos de gravar a música, os Hollies a aceitaram como acompanhamento do seu recente sucesso "Look Through Any Window". O grupo gravou sua versão em três tomadas em 17 de novembro de 1965, no mesmo estúdio que os Beatles. Apoiado pela composição de Clarke-Hicks-Nash "I've Got a Way of My Own", o single foi lançado pela Parlophone em 3 de dezembro, no mesmo dia que Rubber Soul.
George Harrison criticou publicamente a gravação, dizendo: "Eles a estragaram. Os Hollies até que são bons, mas do jeito que eles gravam, parecem caras de sessão que acabaram de se reunir em um estúdio sem nunca terem se visto antes”. Graham Nash, dos Hollies, se emputeceu e respondeu: “Esses comentários não apenas nos decepcionam e nos machucam, mas também estamos cansados de tudo o que os Beatles dizem ou são tomados como lei. O que mais nos machuca é a batida de George Harrison contra nós como músicos. E eu gostaria de perguntar isso. Se fizemos uma bagunça nojenta com a música dele, ele dará todos os royalties do nosso disco para a caridade?”

"If I Needed Someone" foi a primeira composição de Harrison a se tornar um hit nas paradas, como resultado da cover dos Hollies. Sua versão alcançou o número 20 na Grã-Bretanha, mas, pelos padrões da época, era um dos singles de menor sucesso. Embora Graham Nash e George Harrison mais tarde tenham se tornado "grandes amigos", Nash atribuiu a posição relativamente baixa do single ao escárnio de Harrison do desempenho do grupo.

Nenhum comentário: