domingo, 8 de dezembro de 2019

RUBBER SOUL → BRIAN WILSON → PET SOUNDS → REVOLVER → SGT. PEPPER'S → PIRAÇÃO


Depois de ouvir (e ficar acachapado) dezenas de vezes com Rubber Soul, Brian Wilson decidiu compor um álbum que fosse bom do início ao fim, como ele achou que Rubber Soul era. A partir de então, começou um projeto audacioso, que contaria com a participação dos melhores músicos de Los Angeles e com a parceria de Tony Asher fazendo algumas letras em algumas das criações de Brian, além de vocais que mais pareciam de anjos, como era
m os dos Beach BoysRubber Soul chegou às lojas em 3 de dezembro. Brian Wilson, compa­nheiro de gravadora dos Beatles, ouviu o álbum com alguns amigos, todos sentados a uma mesa dividindo um baseado. Ele disse o seguinte: “Eu pirei totalmente. O álbum enlouqueceu minha cabeça, porque só ti­nha coisa boa. Sem dúvida foi um desafio para mim. Vi que todas as faixas eram muito interessantes e estimulantes artisticamente (...) Per­cebi de repente que a indústria fonográfica estava se tornando muito livre e inteligente. Podíamos experimentar coisas novas, como quarte­tos de cordas, harpas horizontais e instrumentos de outras culturas. Na mesma hora decidi: vou tentar, vou fazer um álbum inteiro excitante desse jeito. Por isso fui para o piano pensando: Droga, agora me sinto competitivo (...). Vamos lá. Temos que superar os Beatles.” Eu estava com esse es­pírito, sabe? Carl e eu tivemos outra sessão de oração, e rezamos para termos um álbum melhor que Rubber Soul. Foi uma reza, mas também havia muito ego ah. Misturamos oração com espírito competitivo. Fun­cionou, e o álbum seguinte (Pet Sounds) aconteceu imediatamente”.
Sobre a competição criativa entre Brian Wilson, os Beach Boys e os Beatles, a gente confere agora esse texto danado de bom, publicado no site Combate Rock em 06/08/2016 e escrito por Maurício Gaia quando Revolver completou 50 anos, em 2016.
O ano de 1966 marcou o lançamento de dois grandes álbuns: "Pet Sounds", dos Beach Boys, e "Revolver", dos Beatles. E aqui lembramos esse "embate" ocorrido há 50 anos como forma de lembrar o lançamento do grande álbum dos Beatles. Com os dois trabalhos na praça, as comparações entre as duas bandas se tornaram frequentes, criando um clima de saudável rivalidade.
"Pet Sounds", lançado em maio de 1966, é resultado do trabalho de Brian Wilson, que havia abandonado as apresentações ao vivo dos Beach Boys, depois de uma crise de síndrome de pânico em um voo durante uma turnê. Wilson havia ficado impressionado com o álbum anterior do quarteto britânico, "Rubber Soul". Para ele, o álbum marcou um novo conceito: ao invés de ser uma coletânea de singles, completado por algumas canções menores para "encher o espaço", ele percebeu que nenhuma canção de "Rubber Soul" era "descartável". E foi com essa ideia em mente que ele partiu para a criação de "Pet Sounds". Wilson cercou-se dos melhores músicos de estúdio de Los Angeles. A participação de seus companheiros de banda limitou-se basicamente a colocar as vozes.Também houve um certo descontentamento com a nova orientação dada por Wilson: as músicas não falavam mais sobre carros, garotas e surf, passando a abordar temas mais maduros, além de trazer referências às experiências dele com drogas. Sobre a música "Hang on to Your Ego", o guitarrista Al Jardine chegou a dizer "a gente nem sabia o que significava a palavra ego", explicitando a distância entre o que Brian Wilson buscava e as limitações de seus companheiros. "Pet Sounds", quando lançado, a recepção do público americano foi apenas morna, talvez esperando que a única banda americana de rock do começo dos 60 capaz de rivalizar em termos de popularidade com os Beatles mantivesse a fórmula certeira de seus 10 (!!!) álbuns anteriores. Curiosamente, foi do outro lado do Atlântico que o álbum estourou: chegou a número 2 nas paradas britânicas. Se Wilson se sentiu inspirado pelo "Rubber Soul" , dos Beatles, o impacto de "Pet Sounds" em "Revolver" foi pequeno. "Here, There and Everywhere", composta por Paul McCartney, foi inspirada em "God Only Knows".
A história de "Revolver" seria muito diferente se o plano inicial dos Beatles tivesse sido mantido: ao invés do tradicional Abbey Road, eles cogitaram a hipótese de gravar este álbum no estúdio da Stax, em Memphis. É um delicioso exercício de imaginação pensar o que seria "Revolver" se eles tivessem convivido em estúdio com gente como Booker T & MGs, por exemplo. O fato é que as gravações acabaram acontecendo em Abbey Road e nessas sessões, se aprofundaram as mudanças iniciadas em "Rubber Soul", em comparação aos seus álbuns anteriores: da mesma forma que Brian Wilson, em "Pet Sounds", as composições de Lennon, McCartney e Harrison, traziam outros temas, como a morte, impostos, drogas, auto-conhecimento. Além disso, os Beatles, juntamente com George Martin, começaram a trazer novidades em suas técnicas de gravação: vocais gravados com rotação alterada, guitarras gravadas ao contrário, loops, entre outros efeitos. Da música que abre "Revolver", "Taxman", até "Tomorrow Never Knows", resulta um trabalho que, se não tão celebrado quanto "Sgt Pepper’s", é o mais influente feito pelo quarteto: do rock à música eletrônica, todos fazem referências a ele. Se Brian Wilson serviu como inspiração para "Here, There and Everywhere", seu trabalho em "Pet Sounds" virou referência mais marcante no álbum seguinte dos Beatles, "Sgt. Pepper's Lonely Heart Club Band". George Martin chegou a declarar: "Sem Pet Sounds, Sgt. Pepper's nunca teria acontecido. Foi uma tentativa de igualar Pet Sounds”.

Bom, não só superou o trabalho dos americanos, como trouxe uma consequência dramática: Brian Wilson se viu desafiado a superar o trabalho dos Beatles e embarcou no projeto seguinte, "Smile", mas foi interrompido por um colapso nervoso, causado pelo intenso uso de drogas, combinado com problemas psicológicos e pela pressão auto-imposta para fazer um álbum que fosse melhor que "Sgt. Pepper's". Depois deste colapso, o álbum foi lançado de maneira incompleta e Brian Wilson passou a ter uma carreira errática, interrompida por tratamentos psiquiátricos e eventuais overdoses. Somente nos anos 2000 é que ele retomou o projeto abandonado em 67 e em 2004 saiu em excursão com o álbum e o show "Brian Wilson Presents Smile".
Infelizmente, os problemas ocorridos com Brian Wilson impediram que a competição entre as duas bandas prosseguisse e só podemos ficar conjecturando os grandes álbuns que poderiam ser lançados ainda durante os anos 60.

Um comentário:

Alessandra Ribeats disse...

Edu, desculpe aí vc e quem mais possa gostar, mas esse cara é xarope pra c......