domingo, 1 de dezembro de 2019

THE BEATLES - WAIT - SENSACIONAL!!!*****


Depois de “In My Life” (Lennon), e antes de “If I Needed Someone (Harrison), "Wait" é a 5ª faixa do lado 2 do fantástico Rubber Soul, lançado em 3 de dezembro de 1965 no Reino Unido e 6 de dezembro nos Estados Unidos. Originalmente, "Wait" era para entrar em “Help!”, mas acabou ficando de fora em favor de “Dizzy Miss Lizzy”, que havia sido gravada especificamente para o mercado norte-americano e o grupo decidiu que o álbum exigia um final adequadamente empolgante e mais eletrizante. Eles gravaram quatro takes de “Wait” em 17 de junho de 1965, apenas o último dos quais foi concluído. Gravaram guitarras, bateria e baixo, juntamente com os vocais principais, compartilhados por John e Paul como nos velhos tempos. Mas acabou arquivada. “Wait” só viu a luz do dia quando o prazo para finalizarem o novo álbum começou a apertar e resolveram recuperá-la. Assim, quase cinco meses depois, em 11 de novembro, eles adicionaram mais vocais, além de guitarra extra (tocada com um pedal de volume), pandeiros e maracas para soar mais como uma gravação dos Beatles no final de 1965.
Foi composta (mais por Paul) enquanto filmavam nas Bahamas. Paul McCartney lembrou de ter escrito a música na presença do ator e ex-astro infantil Brandon de Wilde. “Ele era um cara legal, fascinado pelo que fazíamos. Nós conversamos sem parar, e eu me lembro de escrever ‘Wait’ na frente dele, e ele estar interessado em vê-la sendo escrita. Eu acho que foi a minha música. Não me lembro de John ter colaborado muito nisso, embora ele pudesse”. Para Hunter Davies, a letra é bem simples, boba e não vai longe: “a garota é avisada de que deve esperar - ele está voltando para casa. Só isso. Pelo menos faz perceber como a maioria das novas músicas eram boas e representavam um avanço”.
"Wait", assim como todas as faixas do álbum, foi produzida por George Martin e teve Norman Smith como engenheiro de som. Paul McCartney faz os vocais e toca baixo; John Lennon faz os vocais e toca guitarra e pandeiro; George Harrison toca guitarra e pandeiro e Ringo Starr toca sua bateria e maracas. "Wait" só está disponível em Rubber Soul.

Um comentário:

Edu disse...

Apesar de eu gostar muito dela, esta foi a primeira vez que "Wait" apareceu aqui. A voz de John predomina a maior parte, por isso sempre achei que fosse mais dele que de Paul.
Quando eu era mais jovem (bem mais jovem que hoje) e comprei meu primeiro Rubber Soul, fiquei tão encantado pelos pandeiros que acabei comprando um (que ainda tenho até hoje), especialmente por causa de "Wait". Forever até o fim!!!