quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

THE BEATLES- DAY TRIPPER / WE CAN WORK IT OUT - SENSACIONAIS!!!***********


No mesmo dia de Rubber Soul, no Reino Unido, foi lançado o compacto (single) de duplo lado A com "Day Tripper" e “We Can Work It Out”, não necessariamente nessa ordem. "Day Tripper" é basicamente de John Lennon e "We Can Work It Out", de Paul McCartney. Ambas foram gravadas durante as sessões para do álbum Rubber Soul"Day Tripper" foi gravada em 16 de outubro de 1965O single chegou ao topo das paradas britânicas onde ficou por 5 semanas seguidas e "Day Tripper" chegou ao # 5 na Billboard americana em janeiro de 1966. O riff da canção é um dos mais reconhecidos na história da música popular. Foi escrita sob pressão quando os Beatles precisavam de um novo single para o natal de 1965. John Lennon escreveu a maior parte da letra, a base do solo de guitarra e criou o riff que depois admitiria ser derivado de "I Feel Fine". Paul ajudou com alguns versos e sua linha de baixo foi inspirada em "Oh Pretty Woman" de Roy Orbison. "Day Tripper" faz referências quase claras sobre o uso de drogas. John Lennon e George Harrison já estavam tomando ácido desde o verão quando foram apresentados ao LSD por um dentista londrino. A partir daí, Lennon confessou orgulhosamente que "tomava LSD o tempo todo". "Day Tripper" era um típico jogo de palavras, que queria refletir sobre a influência da crescente cultura das drogas. Era uma maneira de se comunicar com aqueles que, ao contrário dele mesmo, não podiam se dar ao luxo de ficar quase constantemente entorpecidos. Na época, Lennon comentou: "É só um rock. Quem viaja de dia (day trippers) são pessoas que fazem uma viagem geralmente de balsa ou algo assim. Mas (a canção) era um pouco... 'você é só um hippie de fim de semana'. Sacou?".
"Day Tripper" Foi a música mais popular na Inglaterra em 1966 permanecendo várias semanas em primeiro lugar. Mas nos EUA seu auge foi a quinta colocação. Os Beatles declararam posteriormente que "We Can Work It Out" era a opção inicial deles para lado A.
"We Can Work It Out" foi composta por Paul McCartney com uma participação de John Lennon, é creditada a Lennon e McCartney e foi gravada quatro dias depois de "Day Tripper" nos dias 20 e 29 de outubro de 1965. Chegou ao topo das paradas britânica e americana. "We Can Work It Out" foi incluída mais tarde nos álbuns de compilação The Beatles 1962–1966, Past Masters, Volume Two e no disco "1".
Novamente, como em “I’m Looking Through You” e “You Won’t See Me”, a música é sobre o mau relacionamento de Paul McCartney e sua namoradinha gatinha Jane Asher. Em outubro de 1965, enquanto os Beatles gravavam Rubber Soul, Jane Asher entrou para o British Od Vic Company, o que significava uma mudança de Londres para o oeste da Inglaterra. A partida dela irritou muito Paul McCartney e causou a primeira grande crise na relação do casal. Como suas canções sugeriam, a noção de McCartney de uma boa mulher na época era a de alguém que conseguia ficar feliz simplesmente por estar ao lado dele. O ponto de vista de Asher era incomum para a época. Ela não estava satisfeita em ser a namorada de uma estrela do rock. Era uma mulher de boa educação, com ideias próprias, e queria, acima de tudo, estabelecer-se profissionalmente. Em "We Can Work It Out ", McCartney não tenta entrar no mérito da questão, ele simplesmente pede que sua garota veja as coisas pelo lado dele, porque acredita que está certo e ela, errada. O som de órgao foi acrescentado em estúdio como uma decisão posterior, e George Harrison sugeriu então mudar o bridge para o tempo de valsa. "We Can Work It Out" é amplamente interpretada como uma canção que faz referência a lutas internas dos Beatles como banda e como amigos, muito em particular entre Lennon e McCartney, mas não é nada disso. Os Beatles passaram quase 11 horas trabalhando nesta faixa, o que a tornou a mais longa sessão de estúdio até aquele ponto. "We Can Work It Out" foi primeiro lugar tanto na Inglaterra como nos Estados Unidos. O single vendeu mais de 1 milhão de cópias e foi nº 1 em vários outros países por diversas semanas seguidas.