quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

JOHN LENNON - LIVE PEACE IN TORONTO - 50 ANOS - SENSACIONAL!!!


"Live Peace in Toronto" é o álbum de estreia da Plastic Ono Band, projeto musical composto principalmente por John Lennon e Yoko Ono. Foi gravado ao vivo no Toronto Rock and Roll Revival festival e é o primeiro álbum ao vivo de um Beatle gravado fora da banda. O álbum alcançou a décima posição na Billboard 200 e foi certificado com um disco de ouro pela RIAA, no entanto não se destacou nas paradas do Reino Unido. O LP original vinha com um calendário de 1970.
13 de setembro de 1969 - Foi o dia marcado para o festival organizado pelos promotores de Toronto John Brower e Kenny Walker, a ser realizado realizado no Varsity Stadium em em torno de um renascimento das estrelas do Rock and Roll dos anos 50, com Chuck Berry, Little Richard, Jerry Lee Lewis, Fats Domino, Bo Diddley e Gene Vincent. Eles também contrataram artistas mais modernos como Alice Cooper, Chicago e The Doors. Um dia antes do festival, em 12 de setembro, John Brower entrou em contato com John Lennon para sondar se ele estaria disposto a ser o mestre de cerimônias do espetáculo. Em vez disso, Lennon se ofereceu para se apresentar no festival, trazendo sua própria banda, a Plastic Ono Band. Brower concordou, e Lennon rapidamente montou uma banda. Ele inicialmente se aproximou do companheiro dos Beatles, George Harrison, mas Harrison recusou, então Eric Clapton (que havia tocado guitarra com Lennon no Dirty Mac) foi escolhido. Lennon imediatamente montou o resto da banda, com Klaus Voormann (baixo) e o baterista Alan White, bem como seus assistentes, Anthony Fawcett, Terry Doran e Jill e Dan Richter, para acompanhar a ele e Yoko Ono.
Na manhã do voo programado, Lennon, Ono e Clapton não estavam no aeroporto. Nesse ponto, Clapton nem estava ciente do show nem de Lennon ter entrado em contato com ele. Em um tempo em que nem se sonhava com celular, Brower conseguiu localizar Clapton e disse-lhe para entrar em contato com Lennon e Ono, que ainda estavam na cama. Clapton disse depois: "Recebi um telefonema no dia em que partiríamos e disse que o concerto era naquela noite! Então, eu tive que chegar ao aeroporto em uma hora". Houveram dois ensaios: um foi durante o voo transatlântico de Londres para Toronto, e o outro pouco antes de aparecer no palco do festival. Lennon disse que o grupo "não sabia o que tocar", pois eles não haviam se apresentado juntos anteriormente. Foi também durante o voo, que Lennon ganhou confiança para deixar os Beatles. E contou isso a Clapton, e logo depois, ao então gerente dos Beatles, Allen Klein.
O grupo tocou oito músicas para uma multidão de 25.000 pessoas. Antes do início da apresentação da Plastic Ono Band, eles foram apresentados por Kim Fowley, e Lennon disse à plateia que o grupo tocaria apenas músicas que eles realmente conheciam. Assim, abriram com uma versão arrasadora do imortal “Blue Suede Shoes”, de Carl Perkins e do mundo; depois outros dois clássicos que também fizeram parte do repertório dos Beatles, “Money” e “Dizzy Miss Lizzy”. Também fizeram "Yer Blues" dos Beatles, porque Clapton tocou com Lennon no Rock and Roll Circus. Também tocaram duas recentes de Lennon, "Give Peace a Chance" e "Cold Turkey", que teve sua estreia no festival. Logo após o evento, Lennon voltou para Londres, anunciou que estava saindo dos Beatles e mixou o álbum em um dia em Abbey Road.
O álbum Plastic Ono Band -  Live Peace in Toronto - 1969 foi lançado no dia 12 de dezembro de 1969. Há 50 anos. Esse vídeo que a gente confere agora, é bem bacana e mostra o show inteiro. Só tem um problema: as partes de Yoko Ono... pelo menos é só no final, amém!

Um comentário:

João Paulo disse...

Grande época esta, realmente a imagem do John tava meio suja pela devolução da medalha no UK