segunda-feira, 7 de setembro de 2009

BUDDY HOLLY - A LENDA

Charles Hardin Holley, Buddy Holly nasceu em Lubbock, no Texas em 7 de Setembro de 1936 e morreu perto de Mason City, em 3 de Fevereiro de 1959. Buddy Holly, foi um dos precursores do Rock and Roll. O brevíssimo trabalho musical de Holly é considerado uma das maiores influências da história do rock.

Depois do lançamento de muitas músicas de sucesso, em Março de 1958, ele e os Crickets fizeram uma turnê na Inglaterra. Na platéia havia dois adolescentes que futuramente entrariam para a história do rock, Paul McCartney, que depois citou Holly como uma de suas principais influências (o nome The Beatles, foi escolhido boa parte, em função do nome da banda de Holly, The Crickets), o outro era Mick Jagger que também recebeu forte influência musical de Holly, tanto que um dos primeiros sucessos de sua banda, os Rolling Stones foi uma versão de "Not Fade Away", e até hoje eles a tocam em suas apresentações . O estilo pessoal de Holly, mais controlado e cerebral que Elvis Presley e mais jovial e inovador que os astros western de sua época, teve uma influência na cultura jovem nos dois lados do Atlantico por décadas, refletindo particulamente na música New Wave, movimento de artistas como Elvis Costello e Marshall Crenshaw, e também em bandas anteriores, como The Byrds e The Turtles.

Depois de uma performace no dia 2 de Fevereiro no Surf Ballroom em Clear Lake, Iowa, o pequeno avião Beechcraft Bonanza, no qual viajava com mais Ritchie Valens e J.P. Richardson, entrou em uma tempestade de neve cega e bateu no milharal de Albet Juhl, algumas milhas depois, às 1:05 da manhã. A batida matou todos. A morte de Buddy Holly inspirou o cantor Don McLean a criar uma popular música de 1971, chamada "American Pie", e imortalizou o dia 3 de Fevereiro como o dia que o rock morreu. Serviços de funeral foram requisitados na Igreja Batista em Lubbock, Texas, e Buddy Holly foi enterrado no cemitério de Lubbock.

Os Beatles beberam muita água dessa fonte. Todos os direitos das canções de Holly pertencem a Sir Paul Mccartney. Em homenagem a Buddy Holly, você confere os Beatles e um dos grandes sucessos de Buddy: Words Of Love. Abração!

Um comentário:

Vânia Junqueira disse...

Muito bonita essa interpretação, essa guitarra sequinha e os cleps! cleps! no fundo, os humhumhum! da turminha Beatles...

Words of love......love of Words

Música pode sair de qualquer lugar e jeito, mas sempre vai ser o momento e isso ninguém tira dela...




Vivi,agora,o momento!
VJ.