domingo, 15 de novembro de 2009

REVOLVER - REMASTERED - 2009 - DOWNLOAD

1966 é um ano decisivo aos Beatles em vários aspectos. É nesse ano que a banda decide parar de excursionar, também não fazem nenhum filme e dão-se tempo de fazer trabalhos paralelos. Nesse mesmo ano John Lennon tem seu primeiro encontro com Yoko Ono. Em 1966 também foi lançado apenas um disco original dos Beatles - 'Revolver', este, que se não for chamado de divisor de águas, recebe o título de precursor de tudo que viria pela frente. Mas independentemente disso Revolver fala por si mesmo. É um disco brilhante. Pela primeira vez os Beatles conseguiram fazer um trabalho com mais folga ( mas não muita ).Revolver não só é um disco com ótimas canções, como também é o marco da reviravolta de Paul McCartney como compositor.

Com a falta de um script bom, os Beatles decidiram não rodar nenhum filme no início de 66. Com isso, desviaram o horário para as supostas filmagens para o estúdio de gravação. Tiveram mais tempo para experimentar, gravar... e ousar. As gravações ocorreram entre Abril e Junho deste ano. Os Beatles ainda se encontravam no meio de uma excursão, mas era clara a insatisfação da banda tocar ao vivo. Eles estavam piorando como músicos de palco, pois mal se ouviam. Eles e quem ia assistir aos shows!

Apesar de todo vanguardismo de Revolver e devido ao trabalho e trucagens de estúdio, Os Beatles se tornaram incapazes de tocar alguma música desse novo disco ao vivo. O grupo só tocava músicas dos discos anteriores. Essa diferença fez a banda optar por não excursionar mais, e 2 semanas depois do lançamento de Revolver, os Beatles realizaram seu último show, em 29 de Agosto no Candelstick Park, San Francisco. Depois disso tirariam as tão desejadas férias (as primeiras desde 1962). John iria para a Espanha para filmar ' How I Won The War', Paul trabalharia na trilha sonora de 'The Family Way', George iria para a India aprender cítara, e Ringo... bom, Ringo iria acompanhar John.

Ao contrário de que se pensa, o título Revolver não tem nada a ver com arma ( apesar de besteiras ditas de que o disco 'Gun' foi chamado de 'Revolver' no Brasil ). 'Revolver' vem de revolver, como um disco.O título original deveria se chamar 'Abracadabra', mas foi descartado. A capa do disco assinada por Klaus Voorman, uma amigo antigo dos tempos de Hamburgo ( que mais tarde tocaria baixo em vários discos de John, George e Ringo ) e entrou no 1º lugar das paradas em 10 de Agosto, onde ficou por 7 semanas. Na falta de um 2º disco para ser lançado no natal, a EMI optou por uma coletânea, ' A Collection of Beatles Oldies... But Goldies', sendo esta, a primeria coletânea oficial. Numa votação realizada em 1998 pela empresa Virgin, 'Revolver' foi eleito como melhor disco já lançados, e em 2001, o álbum repetiu esta façanha numa pesquisa do canal VH-1.
Para fazer o DOWNLOAD do REVOLVER remastered 2009, clique no link exclusivo:

REVOLVER - FAIXA POR FAIXA
Fonte: http://www.getback.com.br/BEATLES/beatles.htm

TAXMAN (Harrison)
Gravada em 21, 22 de Abril, 16 de Maio 1966
Pela primeira vez uma música de George abre um disco dos Beatles. Apesar de George estar entrando numa fase transcedental, a letra da música fala exclusivamente sobre impostos e taxas ( que na época levavam um bom pedaço do que os Beatles ganhavam ). George canta, e, ironicamente, apesar da música ser dele, é o baixo de Paul sua principal característica. Mais
irônico também é o fato de Paul tocar a guitarra solo, e não George.
ELEANOR RIGBY (Lennon/McCartney)
28, 29 de Abril, 06 de Junho 1966
Escrita quase na sua totalidade por Paul, é a 2ª música dos Beatles a contar apenas com um componente da banda (Paul, que realizou a mesma proeza em 'Yesterday'). A idéia veio de uma vitrine de loja, onde o nome 'Daisy Hawkins' veio na cabeça de Paul, e mais tarde se transformou em 'Eleanor Rigby.' Anos mais tarde foi descoberto um verdadeiro túmulo com este nome na lápide. Coincidência ou não, é outro grande sucesso na voz de Paul, lançado no mesmo ano também em single. Paul canta e 8 músicos de estúdio tocam as cordas num dos melhores arranjos de George Martin.
I'M ONLY SLEEPING (Lennon/McCartney)
27, 29 Abril, 05, 06 de Maio 1966
Uma das primeiras letras 'viajantes' de John, que a canta. A voz de John foi acelarada na gravação para ficar com um certo ar transcedental. Outro truque de gravação foi utilizado para o solo de guitarra. O instrumento foi gravado em cima da fita ao contrário, e quando esta foi colocada no sentido normal, foi a guitarra que ficou de trás para frente. Uma grande sacada numa época em que os estúdio tinham pouco a oferecer. O solo da versão dos discos americanos difere em alguns trechos.
LOVE YOU TO (Harrison)
11, 13 de Abril 1966
George entra de cabeça na onda hindu. Quase uma translação de um texto budista, esta música conta apenas com George na cítara e um músico indiano convidado - Anil Bhagwat na tabla. O contato de George com a cultura oriental influenciaria mais tarde o encontro dos Beatles com o Maharishi e seu retiro espiritual na Índia. Muitos grupos usariam a cítara como um instrumento constante nesta época. George canta sua 2ª música no disco.
HERE, THERE AND EVERYWHERE (Lennon/McCartney)
14, 16, 17 de Junho 1966
Uma das mais famosas baladas de Paul e que teve inúmeras regravações. Uma melodia simples num arranjo simples, mas ambos brilhantes. Paul canta com a voz dobrada e John e George dão o suporte no backing vocal.
YELLOW SUBMARINE (Lennon/McCartney)
26 de Maio, 01 de Junho 1966
Talvez a mais famosa música do disco, e que deu chance ao vocal de Ringo sair da obscuridade. Não dá para imaginar outro Beatle cantando esta música a não ser Ringo. Composta por Paul e John, esta música teve diversos overdubs de estúdio, como bolhas, ondas, barulhos de submarino e uma orquestra de naipes ( um luxo de apenas alguns segundos ). Vários pessoas se juntaram aos Beatles no coro final, como George Martin, Mal Evans, Neil Aspinall, Geoff Emerick e Patty Harrison. Esta música serviria mais tarde para o que viria a ser o 4º filme dos Beatles... na verdade um desenho animado: 'Yellow Submarine'.
SHE SAID SHE SAID (Lennon/McCartney)
21 de Junho 1966
Outra música lisérgica de John. baseada num comentário do ator Peter Fonda durante uma viagem de LSD ( "Eu sei como é estar morto" ). John canta, e é uma das primeiras experimentações dele em brincar com os compassos da música, saindo de 4/4 para 3/4. Mais tarde essa seria uma das características de John em músicas como 'All You Need is Love', 'I Want You' e 'Happiness is a Warm Gun'.
GOOD DAY SUNSHINE (Lennon/McCartney)
08, 09 de Junho 1966
Quem mora em Londres sabe com é bom cumprimentar o sol. Uma música otimista de Paul, que canta e toca piano.
AND YOUR BIRD CAN SING (Lennon/McCartney)
26 de Abril 1966
Outra música misteriosa de John. Apesar de John ter confessado nunca ter gostado desta música, ela é brilhante. Muito se dá pelo solo em dobro da guitarra de George. John canta com Paul e George fazendo a 2ª voz.
FOR NO ONE (Lennon/McCartney)
09, 16, 19 de Maio 1966
Além de Paul, apenas outro Beatle toca nessa balada - Ringo, na bateria. Paul por sua vez canta, toca baixo, piano e um cravo emprestado por George Martin. Alan Civil, um músico da filarmônica de Londres toca o 'French Horn'. Outra famosa música de Paul, com arranjo de George Martin. DOCTOR ROBERT (Lennon/McCartney)
17, 19 de Abril, 06 1966
Composta praticamente por John com uma certa ajuda de Paul, a música fala de um 'certo´Doutor que receitava certas pipulas' para 'certos clientes. Nesssa época de drogas, qualquer semelhança não tem nada de conicidência. John canta.
I WANT TO TELL YOU (Harrison)
02, 03 de Junho 1966
O único disco dos Beatles a conter 3 composições de George Harrison (com exceção do 'white album', que é duplo ). George canta e o piano é tocado por Paul.
GOT TO GET YOU INTO MY LIFE (Lennon/McCartney)
08 ,11 de Abril. 18 de Maio, 17 de Junho 1966
Mùsica de Paul inspirada nas músicas negras da gravadora 'Motown'. 5 músicos de estúdios tocam os sopros - Ian Hammer, Les Cordon, Eddie Thornton, Alan Branscombe e Peter Coe. Paul usaria esta música como abertura de seus shows com o 'Wings' em 1979. Paul canta.
TOMORROW NEVER KNOWS (Lennon/McCartney)
06, 07, 22 de Abril 1966
A primeira música a ser gravada para o disco 'Revolver' é também a mais 'revolucionária'. Mais uma viagem psicodélica de John com letra inspirada no livro tibetano dos mortos. Naquela época Paul e John viviam a busca de sons novos, e numa brincadeira de picotar e colar aleatóriamente fitas de gravação, conseguiram todos os efeitos e barulhos que se ouvem durante toda a música. Perceba o clima de transe na bateria de Ringo, na tamboura e no único acorde em dó que foi a base de toda a música. A voz de John foi alterada em um speaker Leslie para dar o efeito de um monge falando do alto de uma montanha.... bom, pelo menos era o que John queria. O fechamento ideal que abriria o apetite para o disco que viria a seguir: 'Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band'.
The Beatles - Making of "Revolver"

Um comentário:

LSelem disse...

Esse álbum é um dos meus favoritos!!!!!!