quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

RON ELY - TARZAN SABE TUDO!


Ronald Pierce Ely nasceu em Hereford, Texas em 21 de junho de 1938. Foi o 15º ator a interpretar Tarzan nas telas (no caso, na Televisão). Sy Weintraub, planejou inicialmente a série televisiva para Mike Henry, depois dos três filmes que produziu com ele para o cinema, mas devido a problemas internos entre o ator e o produtor, Henry se desligou do personagem e dos planos da série de TV. Porém, Weintraub já notara um jovem ator texano de 28 anos e 1m93 de altura, de fluente cultura, e que já lera muitos dos romances de Tarzan escritos por Edgar Rice Burroughs. Este jovem era Ron Ely.

Para surpresa de Sy Weintraub, o jovem Ron conhecia detalhes dos livros de Burroughs sobre Tarzan, e por isto adotou uma caracterização mais acadêmica do personagem do que feita pelos atores anteriores.

Na série de TV, Earl Greystoke, ainda bebê, fica órfão depois que seus pais americanos morrem em um acidente de avião no continente africano. Achado e criado pelos grandes macacos, o menino recebe o nome de Tarzan. Não muito tempo depois, o jovem Earl é resgatado pelos parentes e levado para os Estados Unidos, onde recebe educação e entra para a Universidade, tornando-se um fenômeno dos esportes, inclusive no Karatê, esporte que ele domina. Decepcionado com a civilização, Earl volta para a selva africana, vivendo novamente como Tarzan.

Apesar de algumas diferenças entre a caracterização de Ely com o personagem original de Burroughs, a atuação de Ron é tida como a mais próxima do personagem descrito por Burroughs, embora ele não se beneficie da personagem Jane, sua esposa, abordada nos filmes de Johnny Weissmuller, Lex Barker, e Gordon Scott. Ao invés disso, Tarzan cuida de um menino, também órfão, de nome Jay, interpretado por Manuel Padilla Jr.
Nos livros, Tarzan jamais freqüentaria uma Universidade, mas tinha o dom de aprender as coisas com facilidade. Aprende várias línguas ocidentais, aprende a dirigir carros e a pilotar aviões, e várias técnicas de lutas, e também é um homem viajado. Outra diferença do Tarzan da série de Tv e dos livros originais, é que Ely é louro, não correspondendo a descrição física do Homem-Macaco nos romances de Edgar - a de um "gigante branco de cabelos negros, e 6 pés de altura e 6 polegadas", ou seja, cerca de 1m93, a mesma altura de Ron.
Como nos três filmes estrelados por Mike Henry, Weintraub rodou os episódios de sua série com Ely no Brasil e no México, sem os incidentes anteriores que causaram o afastamento de Henry. No entanto, terminantemente, recusou usar dublês para suas cenas de perigo (que incluíam balançar em cipós, lutar com feras e rolar em penhascos, locomoção, e travessias de pântanos utilizando-se apenas de cipós, pulos e mergulhos de altíssimas cachoeiras), e freqüentemente saía ferido ou com alguma fratura. Estas cenas de ação e aventura de Ron exigiam demais de seu físico avantajado. As situações de perigo eram gravadas como se o ator tivesse com o corpo tomado, possesso por alguma força inimaginável e jamais vista. Muitas vezes ele atuava sentindo terríveis dores, quase que insuportáveis, em conseqüência dos momentos de tensão e de ação exigidos pelos diretores.

O diretor James Komack, que dirigiu alguns episódios da série, numa entrevista dada para a revista TV Guide, disse certa vez ter ouvido de Ron Ely a seguinte frase: "Essa é a minha grande chance. Eu nunca tive um papel de destaque. Eu nunca estive numa série de qualidade. É uma boa sensação, tão boa que, de certo modo, custo muito a acreditar que me machucarei seriamente". A palavra "seriamente" era utilizada de forma muito subjetiva por Ron Ely. Na verdade, freqüentes suturas múltiplas, costumeiros pontos no corpo todo, ossos quebrados e músculos repetidas vezes distendidos era o que mais se via no ator. Não só para mim, mas para qualquer pessoa em sã consciência, tais conseqüências podem traduzir realmente graves ferimentos e terríveis machucados. E essa não foi uma observação isolada do diretor. Uma outra observação no mesmo sentido também veio do próprio Ron Ely. "Se é algo que eu sinto que posso fazer, eu devo fazer sozinho", disse Ely. "Não é bom vender algo que não seja verdade. Eu quero fazer com que o telespectador acredite que eu sou Tarzan". E Ron Ely realmente convenceu, não obstante as escoriações, os hematomas, os tombos, as fraturas, os cortes, os machucados e os inúmeros riscos à sua integridade física e à própria vida. Um ator extremamente profissional, preocupado com o respeito e a opinião de seus fãs e dos envolvidos nas filmagens.

A série encerrou com 57 episódios e 2 temporadas. Sobre Tarzan, Ely citou certa vez:: “Este Tarzan é o papel que venho esperando toda minha vida." Com o encerramento da série, Ely fez participações especiais em outras séries para a Televisão, como Mulher-Maravilha, estrelado por Lynda Carter, e "A Ilha da Fantasia", estrelado por Ricardo Montalban, ambos da década de 1970. Em 1975, fez um piloto para um projeto de série de TV intitulado "Doc Savage, o Homem de Bronze" encarnando o personagem título das histórias em quadrinhos criado nos anos de 1930. Lamentavelmente, a série não decolou.
Em 1987, Ely foi escalado para reviver o mergulhador Mike Nelson, personagem vivido na TV por Lloyd Bridges na nova versão da série televisiva "Aventura Submarina"/"Sea Hunt", mas o programa não deu certo, e depois de produzidos poucos episódios, foi cancelado.
Atualmente, Ely esta afastado das câmeras, e vive com sua segunda esposa, com quem casou em 1983. Nos últimos anos, ganhou renome como escritor de livros de mistérios, inspirados até mesmo pela literatura de Edgar Rice Burroughs que ele tanto cultivara. Manuel Padilla Jr. faleceu em 29 de janeiro de 2008, de câncer.
E aqui, a gente relembra a abertura da magnífica série TARZAN.

18 comentários:

Lucy disse...

UAU!

Unknown disse...

keria saber si o ron ely e vivo e quants anos ele tem .parabens pra vc q estuda coisas antigas q traz saudades a quem viveu .um grande abraço valeuuuuuuuuuuuuuuuu

Unknown disse...

o ron harper e o james nauthigon do planeta dos macacos ainda sao vivos? gostaria de saber .fica com Deus .

Unknown disse...

fiquei triste pela morte do manuel padilha jr .gostava demais dele e tarzan .tenho 14 epizodios dublado , si Deus kizer vo conseguir todos e guardar pra sem sempre . coleçiono filmes antigos e serie televisiva ok 1 abraço edesio

magobardo disse...

TENHO TODOS OS EPISODIOS DE TARZAN COM RON ELY - em dvd
CASOO ALGUME SE INTERESSE ME ESCREVA
magobardo@yahoo.com

djalma disse...

ron ely..gde ator...sem dublê..espetacular...
gostaria de adiquirir tarzan com ron ely em preto e branco......onde encontro...alguem pode me ajudar ...
felipedelimafreire@outlook.com

gilmarforechi disse...

Quero saber se o ator ron ely ainda esta vivo ou morto

gilmarforechi disse...

O ator ron ely ainda e vivo?

gilmarforechi disse...

Ron ely hoge ta vivo?

gilmarforechi disse...

Ron ely hoge ta vivo?

Anônimo disse...

Ron ely foi maravilhoso no papel de tsrzan, não esquecendo era um gato,se fosse hoje a mulherada iria enlouquecer, foi muito bom rever fotos de ron ely e fiquei feliz em saber que esta vivo.

Renato Pires disse...

Gilmar hoje é com a letra jota...e não gê..

Renato Pires disse...

E para quem não sabe, o nome completo dele é Ronald Pierce Ely é está contando hohe com 78 anos. Fará 79 anos no dia 21 de junho de 2017...ok galera?

Unknown disse...

Tá vivo

Unknown disse...

😢😢😢😢😢😢😢

Unknown disse...

Uauuu ele eh Maravilhoso,até hoje sinto saudades dele e não esqueci da série eu não perdia um episódio 😗😗😗😗😗

Elton disse...

Um dos meus 10 favoritos seriados!

Dublagem da AIC/SP, de 1969 a 1983. De 1984 pra frente, foi a dublagem da Herbert Richers

Em 2014, montei o histórico do seriado na tv brasileira:

Excelsior: 1969 (julho) e 1970

Globo: 1970
Globo: 1972 a 1976
Record e Globo: 1977
TVS do RJ: 1977 a 1979
Record, Globo e Tupi do RJ: 1978
Record: 1979 a 1982

Globo e TVS do RJ: 1980 e 1981

SBT: 1984, 1986 a 1990

Warner: 1996, 1997...

Retrochannel (Legendado): 2004 a 2006

Rede Brasil: 2016 (26/11) e 2017

Anônimo disse...

está vivo sim tem 84 anos de idade.