sábado, 17 de abril de 2010

ALEX CHILTON - O BRILHO DE UMA GRANDE ESTRELA

No dia 1º de abril, coloquei uma postagem com o grande Alex Chilton e sua superbanda BIG STAR - “Don’t Lie To Me”. Ainda não sabia do seu falecimento. Uma perda muito grande. ALEX CHILTON nasceu em Menphis, Tenesse no dia 28 de dezembro de 1950 e morreu em Nova Orleans no dia 17 de março de 2010, provavelmente de ataque cardíaco.

Chilton estreou nos palcos em 1967 como o vocalista da banda The Box Tops, que alcançou o sucesso com a canção "The Letter". Sentindo-se cada vez menos importante dentro do grupo, que era essencialmente um projeto do produtor-compositor Dan Penn, ele deixou o Box Tops em 1969 para seguir carreira solo. Depos de ir para Nova York, onde aperfeiçoou sua técnica vocal e de guitarra, foi convidado em 1971 pela banda Big Star para ocupar a vaga de guitarrista.

Retomou sua carreira solo depois do fim do grupo em 1974. Foi quando voltou a morar em Nova York. Nessa mesma época, tornou-se produtor do The Cramps, continuando a gravar e excursionar durante os anos 80.Em 1993 Chilton reformulou o Big Star, gravando com a banda um novo álbum de estúdio, lançado em 2005.

O Big Star foi uma banda de rock americana dos anos 70, cuja obra é frequentemente citada como um exemplo primordial de power pop. Seguindo o caminho trilhado pela música pop no passado — mais especificamente pelos Beatles, The Byrds, The Who, The Zombies, Moby Grape e os The Beach Boys — o Big Star conseguiu reinventar literalmente o pop da geração pós anos 60 com seu estilo que lembrava o dos grupos da Invasão Britânica. Em uma era de cantores-compositores e de bandas de Heavy Metal, eles gravaram canções concisas e melódicas, e são considerados hoje em dia como um dos grupos clássicos de pop. O Big Star não foi a primeira banda de power-pop (essa honra cabe à inúmeros artistas, dos Everly Brothers ao Badfinger), mas é considerada por muitos críticos e ouvintes como o principal grupo do gênero.
Originalmente chamados de Rock City e depois Ice Water, a banda foi formada em Memphis, Tennessee em 1971, e consistia de Chris Bell, (vocais, guitarra), Steve Ray (guitarra), Andy Hummel (baixo) e Jody Stephens (bateria). Ray não durou muito, e foi substituído pelo ex-vocalista da banda Box Tops Alex Chilton. Seu primeiro disco, #1 Record, foi lançado em 1972, mas inúmeros problemas de distribuição pela gravadora Ardent Records fizeram com que as vendagens fossem mínimas. Bell, que parecia ressentido pelo fato de Alex Chilton ser considerado o líder do grupo e visivelmente desapontado com o fracasso de #1 Record, deixou o Big Star em 1972 para seguir carreira solo. A banda se separou por um breve período de tempo, reunindo-se em 1974 para o lançamento de Radio City (que incluía colaboraçòes de Bell). Apesar da aclamação unânime da crítica, o álbum acabou não vendendo bem; Hummel saiu e foi substituído por John Lightman. Depois de gravar algumas faixas para um disco duplo no final de 74, o Big Star desbandou. Este álbum só seria lançado quatro anos depois, entitulado Third/Sisters Lovers.
No final dos anos 70 os críticos musicais começaram a incluir os álbuns do Big Star entre os melhores trabalhos da década. As novas bandas alternativas que surgiram nos anos 80, como R.E.M, Teenage Fanclub e os dB’s, todas citavam o Big Star como sua principal influência.

Chilton e Stephens reuniram-se em 1993 com Jon Auer e Ken Stringfellow no lugar de Bell (que morreu em um acidente de carro em 1978) e Hummel (que largou a música para ser engenheiro-de-som) para tocar na Universidade de Missouri. Em seguida vieram turnês pela Europa e Japão. Em 2000 o Big Star foi apresentado à uma nova geração depois que uma versão de sua música “In The Street” passou a ser usada como tema para o programa televisivo That 70’s Show.

E agora, você confere a superbanda BIG STAR lideranda pelo grande ALEX CHILTON e um dos seus maiores sucessos "The Ballad Of El Goodo" que faz parte do discão "BIGGEST - Columbia Live At Missouri University" - que você faz o download pelo link logo abaixo do vídeo. Valeu! Abração!



DOWNLOAD:
http://rapidshare.com/files/376975637/bigstar_biggest_obaudoedu.blogspot.com.rar.html

Nenhum comentário: