segunda-feira, 26 de abril de 2010

PETE HAM – O BADFINGER E SUA MÚSICA

Se hoje vivo estivesse, PETE HAM estaria completando 63 anos. Ele morreu com 27. Essas mortes tão prematuras sempre acabam nos levando para o rumo do imaginário. Como essas pessoas estariam e o que estariam fazendo se não tivessem dançado? “Se” Peter estivesse vivo, tenho certeza que estaria fazendo um bom trabalho dentro do universo da música pop. Como diretor de uma gravadora, produtor, ou, quem sabe continuando seu maravilhoso projeto que foi a criação da banda BADFINGER. Quem sabe?
Para aqueles que não sabem, PETER WILLIAM HAM liderou de 1966 a 1969 a banda “THE IVEYS” e entre 69 e 75 a superbanda BADFINGER.
Peter nasceu no dia 27 de abril de 1947, em Swansea, Wales, Inglaterra. Começou a tocar ainda menino. Cresceu vendo a onda da Beatlemania chegar! Com 16 anos, conheceu Mike Gibbins e juntos formariam a base do que dois anos depois seria “THE IVEYS”.
THE IVEYS foram para Londres e apadrinhados pelos próprios Beatles, mudaram o nome para BADFINGER. Tom Evans entrou. Joey Molland entrou. Finalmente a banda tomou sua forma clássica.
O sucesso veio com “COME AND GET IT” de Paul McCartney no primeiro ábum e não parou mais. Logo depois explodia “NO MATTER WHAT” nas paradas inglesas, americanas e para todo o resto. Em seguida, mais sucessos: a indescritível e bela “WITHOUT YOU” (tão massacrada desde aquele tempo por essas cantorinhas “pops”), “BABY BLUE”, “ “I’D DIE BABY” e a maior de todas – “DAY AFTER DAY”.
Depois de trocarem de empresário, de gravadora e assinar um contrato milionário, descobriram que haviam sido enganados. Tinham perdido tudo! Depois disso, a banda ainda rastejou por uns dois anos produzindo clássicos que, apesar de não terem sido lançados na época, hoje tem um valor inestimável. Mas o fim já estava decretado. E o pior aconteceu: na noite do dia 24 de abril de 1975, Peter encerrou sua vida. Enforcado! Mas o pior ainda estaria por vir...
E agora, um raríssimo momento com Peter comandando a banda (formação clássica) num ensaio do que seria a belíssima "SHINE ON"!


Não deixem de conferir toda a saga de PETE HAM e banda no “SUPERESPECIAL BADFINGER” que será a postagem nº 1000. Esta é a 960ª. Imperdível!

6 comentários:

KRÜGER disse...

Fala Edu Bomfinger! Parabéns pelo post! Abração!

Unknown disse...

Nossa Edu... não sabia nada dessa banda. Gostei muito e já abri todas as matérias que vc já postou sobre ela. Estou esperando anciosa pelo ESPECIAL BADFINGER.

Anônimo disse...

O Badfinger foi um dos melhores grupos de Rock de todos os tempos. Inclusive melhor que os Beatles. E seu líder, Pete Ham, que se suicidou aos 27 anos, foi um dos melhores músicos. Gênio musical da humanidade, que, com quatro anos, já sabia tocar gaita de boca. Em geral não se faz nada até os 28 anos. Pete criou uma história monumental e, este sim, saiu da vida para entrar na história. A história de William Pete Ham é irreproduzível na espécie humana

Sergio Luiz Fernandes disse...

Há artistas que precisam viver uma vida inteira para mostrar seu talento. Para William Pete Ham seus menos de 28 anos foram mais que suficientes para mostrar a dimensão de sua arte.

Anônimo disse...

Quando conheci a obra e o talento de William Pete Ham, os músicos em geral tornaram-se menores e menos expressivos.

Edu disse...

Deixa de ser burro! O nome do cara é PETER WILLIAM HAM, idiota!!!