domingo, 19 de dezembro de 2010

ARQUIVOS DO FUNDO DO BAÚ - Nº 11

Matéria publicada na revista Veja de 21 de agosto de 1985.

DISCOS - TACADA POP
Michael Jackson compra canções dos Beatles

O cantor Michael Jackson, uma das mais cintilantes estrelas da música pop americana, derrubou de um golpe o ex-beatle Paul McCartney e Yoko Ono, viúva de John Lennon. Na semana passada, Jackson venceu uma concorrência da qual participaram Paul e Yoko e comprou por 45 milhões de dólares a editora musical inglesa ATV Music, ligada à celebre Northern Songs, dona dos direitos de reprodução e execução do melhor bocado da produção dos Beatles. Como proprietário da editora, Michael Jackson passa a ter os direitos sobre 270 canções compostas pela dupla Lennon e McCartney de 1963 a 1970, ano em que o mais popular e inovador conjunto de rock do mundo foi dissolvido. Assim, cada vez que clássicos com Hey Jude, Michelle, Yesterday e Let It Be forem gravados, tocados em público ou executados em rádios, Michael Jackson receberá polpudas comissões - uma mina de ouro que Paul McCartney e Yoko Ono vinham tentando recuperar.
Aos vinte e seis anos de idade, Michael Jackson, o ex-menino prodígio da música negra, converte-se num misto de artista e homem de negócios. Cacife para bancar sua nova carreira é o que não lhe falta. Apenas seu útimo disco, o premiadíssimo Thriller, do qual foram vendidas 35 milhões de cópias, lhe rendeu 50 milhões de dólares - 5 milhões a mais, do que desembolsou para a compra da editora musical. O investimento aumentará consideralvelmente seu cacife. Especialistas do mercado de discos calculam que os direitos sobre as músicas dos Beatles renderão a Jackson 7 milhões de dólares por ano. Quanto a sua própria produção, Jackson já tomou os devidos cuidados. As reproduções dos seus discos são controladas por uma editora de sua propriedade - a Mijack Music. Destinam-se aos cofres da Mijack os royalties pelas gravações, versões e execuções das músicas de MJ. O cantor passa a ser agora provavelmente o maior publisher de música do mundo. No Brasil, a gravadora dos Beatles é a Odeon, que criou um braço editorial para representar a Northern Songs no contole da reproduções das obres do conjunto - da inclusão das músicas em novas gravações ao uso das canções em trilhas sonoras de novelas ou filmes. Foi a Odeon que, recentemente, aprovou a entrada no último disco de Roberto Carlos de uma versão da música And I Love Her, um velho sucesso dos Beatles. Apenas por conta desta gravação, a Odeon já remeteu 140 milhões de cruzeiros à detentora dos direitos dos Beatles. Cifras como esta passarão, daqui por diante, a engordar o patrimônio de Michael Jackson.

2 comentários:

Edu disse...

Sem brincadeiras: 'Se' o velhão ainda estivesse vivo, jamais teria deixado! Tenho certeza disso!

Beatriz Keiko disse...

Essa matéria só esqueceu de comentar que a Yoko não quis fazer sociedade com o Paul McCartney, então o Paul não quis pagar o preço sozinho. Então Michael venceu o leilão e comprou os direitos autorais. Além disso foi o próprio Paul que ensinou ao Michael como ganhar dinheiro com os direitos autorais de outros artistas. Hoje os fãs dos Beatles condenam Michael porque ele era bom nos negócios. E na minha opinião o catalogo esta em boas mãos, afinal uma boa parte foi todos esses anos para instituições de caridade.