segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

ARQUIVOS DO FUNDO DO BAÚ - Nº 12

Os mistérios da vida comum de oito pessoas
Matéria publicada na revista Veja de 19 de março de 1969
. É impressionante observar como os erros podem se repetir durante anos. Para "eles" Lnda era herdeira da Kodak. Paul morreu em 66. Abração!

Não há nada de extraordinário no casamento de um “Beatle” --- a não se que a mulher, geralmente, se casa um pouco com mais três homens além do marido. “Eles são uma firma e resolvem tudo em conjunto: quando um quer casar, os outros podem permitir ou não”, comentou Jane Asher, namorada e noiva de Paul McCartney durante cinco anos, ao terminar o namoro cinco meses atrás.
Mas, na semana passada, diante de uma pequena multidão de fãs que o acolheu com gritos de amor e exclamações de tristeza, o último “beatle” solteiro, Paul McCartney, casou-se com a milionária americana Linda Eastman, de 27 anos, divorciada, mãe de uma menina de seis anos, Heather, e uma das herdeiras da firma Eastman-Kodak. Enquanto Paul casava, John Lennon estava trancado em casa com sua segunda e estranha mulher, Yoko Ono, Ringo Star ia a Liverpool visitar os parentes e George Harrison fumava maconha em casa com a mulher, Pattie, e acabavam os dois presos.
Os três companheiros de Paul vetavam o nome de Linda, como haviam feito com Jane? Entre esta e outras dúvidas, ela terá que aprender a fazer parte de uma família de oito pessoas muito parecidas entre si, mas na qual nem tudo é cor-de-rosa.

A vida a oito - As mulheres dos Beatles, nos últimos anos, foram invejadas, ameaçadas, vaiadas e finalmente agredidas (Pattie e Cynthia, a primeira mulher de John Lennon, desistiram de assistir às apresentações públicas dos maridos por causa da violência das fãs).
Jane e Cynthia viveram um drama parecido: foram as únicas que protestaram contra a predominância dos interesses do conjunto na vida conjugal --- e acabaram abandonadas. John Lennon foi o primeiro a casar, em 1962, e no ano passado, quando se divorciou, disse que só casara com Cynthia porque ela estava grávida. A biografia oficial dos Beatles reserva para Cynthia algumas insinuações de mesquinharia com dinheiro, projetos nunca postos em prática (Cynthia não fazia absolutamente nada), além de implicar com o barulho que John fazia ao comer. Jane Asher tinha dezessete anos quando conheceu Paul, em 1963, e sempre fez questão de ter seu próprio emprego de atriz. Não gostava de sair com todos os Beatles porque “eles ficavam conversando entre si e fazendo música, deixando as mulheres sem assunto”.

O geral e o particular - A vida conjugal dos Beatles foi muito parecida durante certo tempo. Os quatro moram em grandes casarões fora de Londres, visitam-se continuamente e suas mulheres têm origens e problemas semelhantes: John conhecia Cynthia antes de ser famoso, Jane fora colega de escola de Paul, Ringo namorava Maureen Cox desde Liverpool, cidade natal de ambos, e George saía com Pattie de 1960, antes de aparecer o conjunto. Numa família assim os problemas também eram muito parecidos: enquanto Pattie passava horas “imaginando a melhor arrumação dos móveis”, Maureen especializava-se em preparar pratos para Ringo (ele não admite que a mulher e os dois filhos comam antes dele e tem uma cadeira que só o dono da casa usa). Esta harmonia a oito sofreu seus primeiros golpes no ano passado, quando John conheceu Yoko Ono (“Ela é uma mente superior, fantástica”) e Paul brigou com Jane, começando a sair com Linda.

Yoko, de 34 anos, pintora, escultora, escritora e cineasta (é dela o célebre curta-metragem “Number 4”, que mostra 365 nádegas diferentes e foi elogiado pela crítica inglesa) é agora a personalidade mais forte no grupo feminino dos Beatles e tem sobre John uma influência que nenhuma das outras mulheres conseguiu exercer. Linda, mulher elegante e sofisticada, fotógrafa profissional, jamais deu qualquer opinião sobre os Beatles e sobre o tipo de vida que eles levam. Ela pode ter calculado que o tempo trabalha a favor de sua vida conjugal: desde que John e Yoko começaram a se afastar dos outros “beatles”, George já sugeriu várias vezes que cada um deve tentar a sorte sozinho e o próprio Paul preferia ultimamente passear com sua cadela Martha a viajar com o grupo.

2 comentários:

João Carlos disse...

AhAhAh.Que maravilha.Pois então ? Agora me sinto devidamente autorizado a escrever sobre "física quântica" e publicar na Veja.

Unknown disse...

Essa é da fase: "Dane-se os outros!"