sábado, 8 de janeiro de 2011

COME AND GET IT - A TRIBUTE TO BADFINGER

Este disco é absolutamente fantástico! Já esteve aqui duas vezes. Uma verdadeira raridade como tudo que leva o nome “BADFINGER”. E não é apenas um excelente álbum somente para os fãs da banda inglesa, mas para qualquer apreciador da boa música pop que teima e insiste em não morrer jamais. Acho difícil de imaginar um álbum-tributo-homenagem melhor que Come And Get It: A Tribute to Badfinger. Todos os 22 artistas escolhidos para fazer parte do projeto, sempre demonstraram coerência e referência à obra de Badfinger ao longo de suas carreiras. E embora muitos não sejam conhecidos da maioria das pessoas, podem ter certeza que o time reunido não vai decepcionar ninguém. O discão foi lançado em 1996 pela Copper Records. Um álbum essencial para os amantes do verdadeiro e autêntico Power Pop! Espero que gostem e apreciem sem moderação. Abração!

Desde quando soube da existência desse disco, no site Badfinger Web Ring (http://badfingerlinks.bravepages.com/) - do amigo Rick Kellog, começei a caçá-lo como louco. No início de 2009, meu amigo Eduardo Kruger me mandou 6 músicas desse álbum que ele havia baixado. Quando ouvi essas versões, decidi que encontraria o discão completo a qualquer custo! Não foi nada fácil! Quando finalmente encontrei, ele estava dividido em 3 partes. Pacientemente, fiz os downloads (os links se completavam!). Minha busca terminara. Estava pronto. Salvo e bem guardado. Copiei as 22 músicas para meu MP3 e, feliz como um menino, fui para o bar curti-lo e preparar a pauta do Baú do Edu. Hoje em dia, pouquíssimos discos podem me fazer o que eu senti quando ouvi o álbum inteiro. Me emocionei, como nos tempos de menino quando conseguia comprar um disco "novo" dos Beatles.
Exceto "The Knack" - que fez uma cover fantástica de "No Matter What"- não conhecia nenhum dos artistas que estavam ali. Este não é um disco para qualquer um. Não-iniciados. É um tributo à altura da banda, pesado, coerente e consistente. Além dos belíssimos arranjos, as guitarras dão um show à parte. Embora as originais sejam ainda melhores e inimitáveis. É quando escuto um disco como este, já gravado com toda a tecnologia que conhecemos, que engulo completamente a história dos remasterizados. A beleza das canções com um som absurdamente fantástico. Os quatro primeiros álbuns de Badfinger - Magic Christian, No Dice, Straight Up e Ass - todos lançados pela Apple Records foram relançados remasterizados em 2010. Ainda não botei a mão em nenhum. Mas me aguardem!

PARTE 1 - DOWNLOAD:
http://www.4shared.com/file/6sotn37T/Come_and_get_it_obaudoedublogs.html

01- Come and Get It - Adrian Belew
Esse Adrian Belew é guitarrista e chegou a ser vocalista do King Crimson.
Também já trabalhou com Frank Zappa e David Bowie. A versãozinha não chega nem perto da original com Tommy comandando a banda. Fraca. Nota 4.

02- Perfection - Parthenon Huxley
Ficou boa! Moderna e estilosa! Essa banda "Parthenon Huxley" especializou-se em fazer cover dos Beatles e da ELO com Jeff Lynne. Nota 9.

03- We're for the Dark - The Loud Family
Essa "The Loud Family" é uma banda norte-americana sediada em San Francisco, que começou em 1991, e caiu no ostracismo entre 2000 e 2006. A banda ganhou esse nome depois que a família Loud, estreou o primeiro reality show, em 1973. O cantor / guitarrista Scott Miller é a única estrela. O arranjo para a "cavernosa" canção de Peter ficou bom, e há momentos em que parece que o próprio Peter está ali. Nota 9.

04 - Flying - Cotton Mather
Cotton Mather foi uma banda de pop rock norte-americana que surgiu em Austin. Durou de 1991 a 2003. O nome do grupo é uma referencia ao ministro Cotton Mather, um dos envolvidos no julgamento da Bruxas de Salém. Sofreu comparações com os Beatles e Noel Gallagher diz ter ficado impressionado com o CD Kon Tiki, de 1997. Uma das músicas deste álbum, Lily Dreams On entrou para a trilha sonora do seriado Veronica Mars. O arranjo para "Flying" me pareceu arrojado e inovador. Gostei! Nota 10.

05- It's Over - Brad Jones
Essa versão para o clássico do "Straight Up" ficou execelnte. Principalmente os vocais e a guitarrona poderosa. Nota 10.

06 - No Matter What - The Knack
The Knack é uma banda formidável! Ainda vou fazer um especial sobre eles! sua versão de "No Matter What" ficou absolutamente demais! Para mim, essa música foi o maior sucesso de Badfinger. Embora os números apontem para "Without You" e "Day After Day". Excelente! Nota 100!

07 - Day After Day - 20/20
Não tem como não acertar com uma música dessas. Nota 10.

08- Midnight Caller - Chris Von Sneidern
Também ficou muito boa. Mas é difícil ouvir a música sem lembrar do vocalzão grave de Pete Ham. De qualquer forma, nota 9.

09- Baby Blue - Aimee Mann
É difícil para um velho fã como eu, imaginar uma canção de Badfinger na voz de uma mulher. Não vou mentir - não gostei não! Nota 3.

10- Lonely You - Bill Lloyd
Também está com um vocalzinho viadinho e fraco. Também não gostei. 3.

11- Name of the Game - Cockeyed Ghost
Essa ficou boa. Um dos maiores clássicos da banda ganhou um arranjo bacana com vocais divididos entre um agudo e um grave. Algumas passagens, parece que é o próprio Pete que está lá. Nota 10!

PARTE 2 – DOWNLOAD:
http://www.4shared.com/file/3Qj25K0i/Come_and_get_it_obaudoedublogs.html

12- It Had to Be - Cherry Twister
Ficou meio com cara de Bee Gees. Mas tudo bem. Nota 7.

13- Know One Knows - The Salteens
Por ser minha canção preferida de Badfinger, foi a que eu mais criei expectativa. E a única que, de fato, me decepcionou. O rockenrollzão foi transformado numa baladinha melosa com um arranjo estranho e meio viajandão. Não gostei. Zero!

14- I Can't Take It - Dwight Twilley
Essa funcionou direitinho! Ficou demais! Aida com direito a um novo riff de guitarra e bateria sensacional. 10! Nota 10!

15- Suitcase - The Plimsouls
Excelente! Versão bem dançante do clássico criado por Joey Molland. As guitarras dão show! Nota 10!

16- Get Away - The Rooks
Achei um pouco estranho a escolha dessa faixa obscura do disco Ass. É uma músiquinha bonitinha, bacaninha. Mas podiam ter escohido melhor. O arranjo ficou muito parecido com o original com mais ênfase no solo. Nota 8.

17- Just a Chance - Circle Sky
Ficou ótima! Apesar do vocalzinho fraco. Faltou o vozeirão grave e poderoso de Pete Ham novamente. Destaque para os solos e a bateria seca. Nota 9.

18- I'll Be the One - Erik Voeks
Excelente! Nota 10!

19- Better Days - Walter Clevenger
Idem!

20- Icicles - Paranoid Lovesick
Perdeu de longe para a original. Nota 5.

21- Maybe Tomorrow - Al Kooper
Também achei fraquinha. Não gostei dos vocais chorados. Faltou a emoção do Tommy. Nota 4.

22- Apple of My Eye - Lon & Derrek Van Eaton
Essa foi para fechar com chave de ouro! Ficou linda. Com certeza, um dos grandes momentos desse disco. Não ficou devendo nada à original. Ô música linda! Nota 10!

4 comentários:

Edu disse...

Êita, bandinha boa, sôr!

LSelem disse...

Adorei o post, mas nao consegui baixar... dá erro nos links... :(((

João Carlos disse...

No meu CD Straigh Up veio uns bonus fantásticos.Acreditem que ainda não sei qual das 2 versões de SUITCASE é melhor.

Edu disse...

Querida Lara: estranho... aqui aparecem normais...