domingo, 30 de janeiro de 2011

IRWIN ALLEN - ELE ERA O CARA!

Matéria publicada originalmente em 28 de julho de 2009
Irwin Allen nasceu no dia 12 de junho de 1916, em Nova Iorque, estudou jornalismo e propaganda na Universidade de Columbia e depois começou a trabalhar na rádio onde produzia, escrevia roteiros e também foi apresentador por quase onze anos. Durante esse tempo foi se entrosando com a televisão e o cinema e em 1944 criou uma agência com uma equipe de redatores que escreviam roteiro para a televisão e o cinema.
Nos anos 60 o estúdio Fox abriu as portas para Allen e o encarregou de dirigir os novos longas-metragens de ficção científica. Dentro dessa nova fase, Allen deu início com o filme "The Lost World" (O Mundo Perdido) baseado na fabulosa obra de Sir Arthur Connan Doyle, produzido por Irwin Allen e Cliff Reid, direção de Allen e roteiros escritos por Allen e Charles Bennett.
Em 1961, Irwin Allen começa a trabalhar no filme "Voyage to the Botton of the Sea" (Viagem ao Fundo do Mar), produzido e dirigido por Irwin Allen e roteiros dele e Charles Bennet. A história tem início quando um meteoro entra dentro da atmosfera terreste causando um efeito estufa e colocando em perigo a segurança mundial fazendo elevar a temperatura do mundo.
Em 1964, Irwin Allen chega a televisão e inicia as suas produções de seriados começando por readaptar e reaproveitar a produção do filme "Voyage to the Botton of the Sea" de 1961, para uma série de televisão de mesmo nome, mostrando as aventuras da tripulação de um submarino nuclear. Viagem ao Fundo do Mar foi um enorme sucesso e durou até março de 1968, num total de 110 episódios, dos quais 32 foram produzidas em preto e branco e o restante a cores. A série era estrelado por Richard Basehart como Almirante Nelson e David Hadson como Capitão Crane. Depois de Viagem vieram outros megasucessos :”Lost in Space" (Perdidos no Espaço) em 1965, "The Time Tunnel" (O Túnel do Tempo) em 1966 e "Land of the Giants" (Terra de Gigantes) em 1968. O "Julio Verne da televisão" vinha idealizando vários projetos, como a criação de seu parque de diversão temático, e novas versôes para vários clássicos. Infelizmente, o seu tempo entre nós esgotou-se e faleceu no dia 02/11/1991 em Malibu, Califórnia. A notícia da morte de Irwin Allen foi ofuscada pela do produtor e criador de Jornada nas Estrelas, Gene Roddenberry.
O gênio Irwin Allen foi inegualável. Desses que só acontecem uma vez em cada século. Como diretor, produtor ou roteirista ganhou o Oscar. Ele teve uma dúzia de indicações e levantou em cinco oportunidades a estatueta tão cobiçada. Que sua memória seja preservada por todos os seus trabalhos e cabe aos seus admiradores espalhados pelo mundo mantê-la acesa. E u sou um deles, com certeza!

VIAGEM AO FUNDO DO MAR Viagem ao Fundo do Mar teve seu início no outono de 1964, as aventuras do submarino Seaview e a sua tripulação continuaram durante quatro anos É indiscutível que a estrela do seriado era o Seaview, o submarino mais poderoso e avançado da terra, um testemunho para o gênio de seu criador, Harriman Nelson. O Seaview assumiu uma variedade de missões, e por conseguinte levou muitos passageiros: espiões, políticos, líderes mundiais, homens militares, náufragos, estrangeiros, monstros e cientistas.
A tripulação do Seaview era: o Almirante Nelson brilhante, o último cientista; o Capitão Crane corajoso, muito dedicado ao navio; o firme primeiro oficial, Chip Morton; o Curley Jones tristemente, saiu depois do primeiro ano da série mas competentemente substituido pelo Chefe Sharkey; e os Marinheiros, Kowalski, Patterson, Riley, e muitos outros menos afortunados que deram a vida deles pelo navio.


O TÚNEL DO TEMPO
Num deserto americano uma base do governo trabalha no projeto conhecido internamente como Túnel do Tempo, um projeto ultra secreto que está aperfeiçoando as viagens atrevés do tempo. Com a ameaça de corte de verba no projeto antes que o mesmo possa demonstrar sua eficácia, o cientista Tony Newman (James Darren) entra no túnel , volta no tempo, e acaba aparecendo no transatlântico Titanic, no dia em que acontecerá o fatídico acidente. Na tentativa de resgatar Tony, seu companheiro de projeto, o cientista Douglas Phillips (Robert Colbert) também entra no túnel mas não consegue convencer o capitão do navio do triste destino que o futuro lhe reserva. Para salvar ambos do naufrágio do Titanic os cientistas resolvem transportá-los para uma outra época qualquer. A partir deste momento Tony e Doug acabam perdidos no tempo, vivendo suas aventuras viajando para o passado e para o futuro até que possam ser resgatados pelos cientistas do Túnel e voltar a sua própria época.Este foi um estupendo seriado criado por Irwin Allen mas que infelizmente teve apenas uma temporada com 30 episódios produzidos de 1966 a 1967 e exibidos no Brasil nos anos 70 e 80.



PERDIDOS NO ESPAÇO
Seguindo a linha de produção de Irwin Allen, logo se seguiu a série de maior sucesso de todas que Allen produziu: Perdidos no Espaço (Lost in Space). Começou em 1965 e foi até 1968. A série tem início com a partida da espaçonave Júpiter 2 em busca de um planeta para salvar a humanidade da superpopulação. A nave decolou em 16/10/1997, com um sabotador a bordo, o Dr. Zachary Smith. Ao sabotar o robô que acompanha a missão, Smith coloca os tripulantes em perigo e literalmente perdidos no espaço.
Jonathan Harris, que deveria morrer no sexto capítulo, acabou conquistando o público e “sobrevivendo”. Infelizmente, a série decaiu quando os produtores resolveram levar a coisa pro lado do humor, beirando o ridículo, às vezes. As estrelas desses pastiches eram o trio formado por Smith, o robô e Will Robinson. Mas quando se é criança tudo é diversão. Uma refilmagem da série foi feita em 1998, com efeitos impressionantes e visual caprichado, mas roteiro fraco, que não conquistou os fãs antigos (nem fez novos) e muito menos a crítica.
A Incrível abertura de PERDIDOS NO ESPAÇO com sua trilha inesquecível.



TERRA DE GIGANTES
Irwin Allen produziu TERRA DE GIGANTES de setembro de 68 a março de 1970. Contava a história de uma nave espacial em um vôo comercial de Nova York a Londres que se perde após passar por uma nuvem estranha, indo parar num planeta idêntico a Terra, mas onde as pessoas são gigantes. As 7 pessoas que estavam na nave, incluindo o garoto Barry, além do cão Chipper, têm de fugir das pessoas que querem capturá-los, durante todos os episódios. Era sempre engraçado ver um gigante agarrando um deles. A cena mostrava apenas as pernas se movimentando, num efeito mecânico das pernas se mexendo por entre a mão fechada do gigante. Esta série tinha um alto custo de produção devido, principalmente, aos cenários.
Confira a bertura de TERRA DE GIGANTES!



Bom, é isso! Espero que tenham gostado e se possível, deixem seus comentários. Esta homenagem ao grande Irwin Allen é dedicada especialmente ao meu primo e amigo Jonas e todos da minha geração que embarcavam todas as tardes nas aventuras do incrível Seaview e sua corajosa tripulação. Obrigado! Valeu!

14 comentários:

João Carlos disse...

Eita! Bateu no paladar.Saudades das séries e da imaginação.

Anônimo disse...

Muito bom ! Abraço, ccm

José Antonio disse...

Parabéns pela lembrança e homenagem a Irwin,realmente ele era fantástico com as series por ele criadas.Saudades.Abraços
José Antonio

Unknown disse...

muito legal estes seriados assistia todos na minha infancia obrigado

Unknown disse...

muito legal estes seriados assistia todos na minha infancia obrigato

Unknown disse...

PARABÉNS AO IRWIN ALLEN AO BONITO TRABALHO, DE TODAS ESTAS SERIES , TENHO EM DVD PERDIDOS NO ESPAÇO, TERRA DE GIGANTES E VIAGEM AO FUNDO DO MAR , SERIES QUE FICARAM MARCADAS AOS ANOS 60 E 70 TEMPO EM PRETO E BRANCO AGORA COLORIDO É MUITO MELHOR: ABRAÇO Á TODOS, ELVIS SÃO PAULO BAIRRO DA PENHA VALEUUUU.

ascensão planetaria disse...

Muito bom! Excelente iniciativa do autor deste blog, reviver estas séries, eu as assisti desde minha infância. Hoje, algumas lojas de cd e dvd as disponibilizam. Parabéns!

Unknown disse...

Toda a minha infãncia foi moldada através dessas séries Do Irwin Allen!Eu acho que mais do que assistir Eu vivi cada episódio, vivi cada emoção absorvi cada mensagem no subtexto! E só me tornou uma pessoa melhor!Porque por de traz de cada série de cada cenários e espaçonaves havia sempre uma mensagem de esperança! de que juntos nós podemos vencer o Monstro seja de que forma ele tenha!sempre,sempre!que é a Humanidade que nos torna seres únicos!Tive uma infâcia muito mais inteligente!e criativa porque por incrível que pareça a TV com o passar dos anos retrocedeu!emburreceu! e se perdeu!

Pedro Fernando de Oliveira disse...

GRANDE IRWIN ALLEN!

Hoje sou historiador professor de história e jornalista, e um grande apaixonado por ficção científica graças aos seriados que assisti na infância, depois das partidas de futebol.

Hoje a criançada só quer saber de funk!!

PEDRO FERNANDO, de Extrema-MG

Renaldo disse...

Parabéns fantástica lembrança desse gênio eu me emociono até hoje quando assisto essas series inesquecíveis

Unknown disse...

Esses filmes marcaram toda uma geracao dos amantes da ficção científica.

Anônimo disse...

Adoro todas as séries de Irwin Allen. Pena que a maioria delas não tiveram um fim adequado,por exemplo em Perdidos no Espaço a tripulação não foi para Alfa Centauro e nem voltaram para terra, no Túnel do Tempo Tony e Dough nunca voltaram a sua época,em Terra de Gigantes ninguém voltou pra Terra normal, Viagem ao Fundo do Mar também não teve um fim legal.

Derick C.RighT disse...

Saudades de uma época que marcou minha assisti todas essas série fizeram parte da minha infância.Na época não tinha televisão assistia na casa da vizinho e através dessa série meu amor pelos clássicos começou.

Unknown disse...

Mesmo Perdidos no Espaço quando preferiu ir mais para o humor tinha um roteiro muito melhor que as séries atuais que priorizam só os efeitos especiais ! Faltou uma postagem sua opinião sobre a nova versão do seriado Perdidos no Espaço para o post ficar mais atualizado !