terça-feira, 18 de janeiro de 2011

THE ROLLING STONES - BETWEEN THE BUTTONS

Between the Buttons é o quinto álbum de estúdio dos Rolling Stones. Foi lançado em 20 de Janeiro, no Reino Unido e 11 de fevereiro de 1967, nos Estados Unidos, sendo seu sétimo álbum americano. Com "Ruby Tuesday", chegando a nº 1 nas paradas era, até então, o mais elaborado pela banda. Em agosto de 2002 , Between the Buttons foi reeditado em CD remasterizado pela SACD digipak e pela ABKCO Records, do velho conhecido Allen Klein. Em 2003, o discão foi foi escolhido em nº 355 na lista dos 500 maiores álbuns de todos os tempos da revista Rolling Stone.

Gravado em dois estúdios, em Los Angeles (agosto de 1966), e Londres (em novembro do mesmo ano), Between the Buttons captura o período em que os Rolling Stones estavam se movendo mais para o território do art rock e para longe de suas raízes do R&B. Com o lançamento de Pet Sounds dos Beach Boys, Revolver dos Beatles, e Blonde on Blonde de Bob Dylan bem como seu próprio álbum Aftermath, em 1966, os parâmetros do rock haviam se ampliado consideravelmente.

Gravado em dois estúdios, em Los Angeles (agosto de 1966), e Londres (em novembro do mesmo ano), Between the Buttons captura o período em que os Rolling Stones estavam se movendo mais para o território do art rock e para longe de suas raízes do R&B. Com o lançamento de Pet Sounds dos Beach Boys, Revolver dos Beatles, e Blonde on Blonde de Bob Dylan bem como seu próprio álbum Aftermath, em 1966, os parâmetros do rock haviam se ampliado consideravelmente.

Bem como Aftermath e todos os outros discos dos Stones pré-Their Satanic Majesties Request, Between the Buttons tem algumas diferenças nas versões do Reino Unido e Estados Unidos. A edição do Reino Unido (que tem como produtores Andrew Loog Oldham e The Rolling Stones) foi lançada em janeiro de 1967 pela Decca Records, simultaneamente com o single Let's Spend the Night Together / Ruby Tuesday. Devido à prática comum na indústria fonográfica britânica, ao contrário do que acontece nos Estados Unidos, o single não aparece no álbum. O álbum foi bem recebido e alcançou o nº 3 na Inglaterra. Nos Estados Unidos, "Let's Spend the Night Together" e "Ruby Tuesday" foram colocadas no álbum no lugar de "Back Street Girl" e "Please Go Home", que seriam incluídas no lançamento americano seguinte, a coletânea Flowers.

Between the Buttons foi o último álbum produzido por Andrew Loog Oldham. Na verdade, a influência de Oldham é mais evidente aqui do que em álbuns anteriores, ele emprega técnicas de Phil Spector, em "Yesterday's Papers", "My Obsession", e "Complicated". Brian Jones continuou seus experimentos com instrumentos exóticos neste álbum, tocando gaita, piano, órgão e xilofone elétrico. Keith Richards se ocupou em um trabalho de guitarra distintivo em "My Obsession", "Connection", "All Sold Out", "Please Go Home" e "Miss Amanda Jones".

No ano seguinte ao seu lançamento, Between the Buttons de alguma forma tornou-se esquecido. Hoje, porém, muitos críticos e fãs apreciam as qualidades ecléticas do álbum com sua riqueza de jóias obscuras, tornando-se um álbum único lançado no catálogo dos Rolling Stones, onde mais ou menos abandonaram o blues dos álbuns anteriores e se tornaram compositores mais consistentes do que os seus esforços anteriores.

Sobre a capa, o fotógrafo Gered Mankowitz disse: "Nós levamos os Stones no carro de Andrew (Oldham) para a Primrose Hill, ao norte de Londres. Quando chegamos ao topo da montanha, um bem conhecido rapaz de Londres chamado Maxie - um protótipo de hippie - estava sozinho tocando flauta. Mick caminhou até ele e lhe ofereceu um baseado e sua única resposta foi: 'Ah... café da manhã!".

Sobre o disco Keith Richards disse em 2002: "Between The Buttons foi o primeiro disco que fizemos quando não estávamos na estrada. Porém, todos estavam muito doidos. Para nós, foi como um novo começo. Mas nem todo mundo estava bem. Brian começava a ficar esquisito na época". Sobre Let's Spend The Night Together ele disse: "Eu toquei piano nessa, depois eu pus a guitarra no overdubb. Para mim, a canção era uma progressão de Have You Seen Your Mother Baby, pois os acordes e a estrutura da música são os mesmos. Eu as escrevi no piano".

Tracks
01- Yesterday's Papers
02- My Obsession
03- Back Street Girl
04- Connection
05- She Smiled Sweetly
06- Cool, Calmed And Collected
07- All Sold Out
08- Please Go Home
09- Who's Been Sleeping Here ?
10- Complicated
11- Miss Amanda Jones
12- Something Happened To Me Yesterday
Bonus tracks
13- Have You Seen Your Mother, Baby, Standing In The Shadow
14- Get Yourself Together (Aka "I Can See It")
15- If You Let Me (Outtake)
16- Let's Spend The Night Together (Original Single Mono-Mix)
17- Ruby Tuesday (Original Single Mono-Mix)
18- Who's Driving Your Plane ? ("Have You Seen..." Single B-Side)
19- Yesterday's Papers (Backing Track)

Mais informações no link:
http://www.4shared.com/file/EOAPgtSQ/TRL_BTB_obaudoedublogspotcom.html

THE ROLLING STONES - PAINT IN BLACK

7 comentários:

Edu disse...

Para mim, Between The Buttons encerra com chave de ouro o primeiro ciclo dos Rolling Stones. Excelente! Minha preferida é Miss Amanda Jones. Abração a todos!

Valdir Junior disse...

Edu , Legal que voce comentou este disco dos Stones ,quase no final do ano fiquei ouvindo este disco direto aqui em casa ,realmente é um perola esquecida deles e adoro aquela guitarra de Keith Richards que tem muito da pegada Rock and Roll de Chuck Berry principalmente neste disco.Engraçado como os Stones naquela época mesmo sendo quem eram ainda ficavam meio a sombra dos Beatles e Bob Dylan, na decada de 70 isto iria mudar para melhor para os Stones.

Hare Krishna e um Abraço !!!!!

João Carlos disse...

Só agora vou poder ouvir esse album inteiro embora conheça a maioria das canções.Para mim a grande bola fora dos Stones e o Their Satanic...que sempre me suou meio pastiche do Pepper.Sem espontaneidade.Os demais discos são sempre de bons prá cima!

João Carlos disse...

Perdão pelo "suou".Acho que seria "soou".

Groucho KCarão disse...

Discaço! Principalmente na versão inglesa. Só perde pro Their Satanic e empata com o Beggars Banquet FODAO!

Groucho KCarão disse...

Discaço! Principalmente na versão inglesa. Só perde pro Their Satanic e empata com o Beggars Banquet FODAO!

Anônimo disse...

OBRA-PRIMA!!! pra mim o melhor e mais elaborado (em arranjos) álbum dos Stones...bastante "beatlesque" e por isso mesmo, genial!!
Claudio