quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

O PEQUENO LIVRO DOS BEATLES

A atmosfera de uma fanfarra descolada, com Mal Evans tocando uma caixa e comandando um trenzinho humano que percorria o estúdio e incluía Marianne Faithfull e Brian Jones, foi o pano de fundo da gravação de “Yellow Submarine”. A primeira frase do livro “A Experiência Psicodélica”, de Timothy Leary, é o verso inicial de “Tomorrow Never Knows”, composta por John Lennon.
Esses são apenas aperitivos da fase psicodélica dos Beatles, entre as inúmeras histórias saborosas que os fãs poderão degustar em “O Pequeno Livro dos Beatles”, do cartunista, ilustrador e roteirista francês Hervé Bourhis.
Dos topetes às franjas lisas: todas as facetas estéticas e musicais do grupo são recontadas em desenhos e textos nesse livro de traços enérgicos e trajetórias que se cruzam. Ele aborda de 1940 a 2009, cobrindo desde a maternidade dos integrantes até o desenvolvimento de suas carreiras solo.

O nascimento na cidade portuária de Liverpool (com direito a mapas); o batismo nas drogas nas noites frenéticas de shows em Hamburgo; a consagração no Cavern Club; a conquista do mundo a bordo de muitas anedotas até os discos mais obscuros de Ringo Starr dos anos de 1980 – todas as metamorfoses sonoras e comportamentais aparecem no livro que na versão francesa tem 22 cm e 160 páginas.

E entram em cena outros protagonistas dessa história: George Martin, Brian Epstein, Mal Evans, o primeiro baixista Stuart Sutcliffe, o baterista rejeitado Pete Best e Yoko Ono, é claro. “Eu procurei encontrar as histórias menos conhecidas sobre o grupo. A meta era achar o eixo certo para que não fosse apenas mais um livro sobre os Beatles”, comenta Bourhis, em entrevista exclusiva ao Estado.O formato é o mesmo de “O Pequeno Livro do Rock”, sucesso de vendas lançado no Brasil pela Conrad em abril: a saga é contada cronologicamente, ano a ano. Custa em média R$ 40,00.

THE BEATLES - YOUR MOTHER SHOULD KNOW


4 comentários:

João Carlos disse...

Existe em português ?

Edu disse...

Existe! Com uma capinha bem feinha! por isso, preferi colocar a francesa. Livraria Cultura, 40 pilas. Vale à pena para Beatlemaníacos órfãos e fanáticos!

Valdir Junior disse...

Olá edu !!!!!!

Pra minha surpresa recebi hoje um ´´ presente inesperado `` , os Cartões Postais do Bau do Edu !!!!!
Como são legais !!!!!!!
Desse jeito vou ficar mal acostumado , ganhando presentes tão legais assim de você !!!!!!!
Mais uma vez agradeço sua generosidade e dou parabéns pelo ótimo trabalho que você faz com este Blog e a atenção
que você tem com seus leitores,saiba que agora você tem aqui em São Paulo um amigo !!!!!!!
Continue sempre assim !!!!!!!

Hare Krishna e um Abraço !!!!!

Edu disse...

Hare, Hare! Logo deve chegar a caixona do John Lennon. Coloquei no mesmo dia. Como era pesada, a mulher disse que demoraria de dez a doze dias. Abração!