sexta-feira, 1 de julho de 2011

SGT. PEOPLE - MARLON BRANDO - O PODEROSO CHEFÃO

O filme "The Wild One" foi lançado em 1953, e tem uma cena onde um jovem Lee Marvin e sua gangue de motoqueiros entram em uma pequena cidade que está ocupada por Brando e sua gangue "Black Rebels Motorcycle Club". Marvin insulta Brando que o atira no chão e, em seguida, Marvin diz "nós tivemos saudades de você Johnny, os besouros tiveram saudades de você, todos os besouros tiveram saudades". Muitos acreditam que esta citação teve influência sobre o nome do "The Beatles". É bom lembrar que o Marlon Brando da fotografia do filme "The Wild One" é retratado na capa do álbum Sgt. Peppers.

Brando era "o cara" nos anos 50. Hoje ele é lembrado como uma lenda, um dos artistas que mais conseguiu passar profundidade e realismo aos seus personagens e isso se valendo principalmente de seus olhos e expressões faciais.
Nascido em 1924 em Nebraska, filho mais novo, tinha como pais uma atriz, ícone do teatro local, alcoólatra, em decadência e um pai severo e autoritário. Sua mãe foi a responsável pelo seu interesse pela carreira de ator, a mesma também é responsável por ajudar Henry Fonda a começar uma.
Nos anos seguintes é indicado ao Oscar de melhor ator pelos filmes “Viva Zapata!”, “Júlio César”, em 1953 e em 1954 “Sindicato dos Ladrões” que lhe rende seu primeiro Oscar. Em 1953 faz o papel de um jovem líder de gangue, rebelde, vestindo uma jaqueta de couro e dirigindo uma motocicleta: “O Selvagem”. Nele Marlon Brando inspira seu estilo à uma geração de artistas inteira, dentre os quais jovens como Elvis Presley e James Dean.
Tendo um dos melhores inícios de carreira possíveis, com 6 filmes e 4 indicações, Marlon atua em “Sayonara” que lhe rende outra indicação. Em 1960 trabalha em filmes polêmicos como “Queimada!” e “Caçada Humana”. Na mesma década é o primeiro ator a ganhar 1 milhão de dólares por uma atuação pelo filme “Vidas em Fuga” . É nessa época que seu temperamento explosivo começa a aparecer lhe causando problemas na filmagem de “O Grande Motim”. Antes de fazer seus melhores filmes, na década de 70, Brando compra uma ilha onde se casa com uma nativa e tem 2 filhos.
“O poderoso chefão” lhe rende mais um Oscar assim como “Último Tango em Paris” lhe garante uma indicação. Seu personagem Don Vito Corleone ganha o título de “maior vilão da história do cinema”. Após esses filmes se retira dos palcos e quando volta é para fazer “O retorno de Superman“ pelo modesto preço de 3,7 milhões, o qual só participa de 12 dias de gravação. Em 89 ganha 14 milhões por “Assasinato sob custódia”.
Em 1990, gordo, grava uma paródia de si mesmo no filme “ Um Novato na Máfia”, no mesmo ano seu filho assassina o namorado da irmã e é preso. Logo após a irmã se suicida. Grava mais alguns filmes depois disso, até dirige um, “A face oculta”, mais em 2001 nas gravações de “Todo Mundo em Pânico 2 “ sente-se mal e é afastado das gravações, com pneumonia. Marlon Brando morreu em 1º de julho de 2004 aos 80 anos, deixando um testamento de US$ 21,6 milhões, o que desmente os rumores de que ele estivesse falido.

6 comentários:

Leonardo Polaro disse...

Ele como o pai de kalel é minha lembrança mais presente....
Mas o cara é mesmo um ícone do cinema,tal James Dean & Sean Conery.

Valdir Junior disse...

O homen foi Don Vito Corleone, Jor-El e o Coronel Walter E Kurtz de Apocalipse Now !!!!
Papeis memoraveis !!!!
Um dos ultimos grandes atores desse mundo !!!!

João Carlos disse...

Este foi bom do início ao fim.É merecidamente um ícone em sua arte.

claudia brando freitas disse...

Ele foi um rebelde motoqueiro foi emiliano Zapata foi um soldado alemão foi um japonês um marinheiro que encontraria seu grande amor foi também Napoleão foi marco Antônio foi um jovem polonês foi um chefão da mafia um viuvo triste o pai de um herói um coronel alucinado um psicologo e um cientista louco! Um dos melhores e mais belos atores que existiu!

Tiago 2 disse...

Marlon brando 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

Tiago 2 disse...

O melhor filme dele o cara é bom mesmo em ..