segunda-feira, 28 de maio de 2012

UM POUCO DA QUESTÃO DOS DIREITOS AUTORAIS

A empresa responsável por cuidar dos direitos autorais, como o próprio nome já diz, visa gerenciar apenas a obra do compositor. Sendo assim, George e Ringo não teriam direito aos lucros de canções compostas por Paul e John. O gerenciamento da venda de discos e seus lucros é um outro processo que não está ligado à companhia de direitos autorais.Em 1963, quando foi criada a Northern Songs, que seria a empresa responsável pelos direitos autorais dos Beatles, Nem Brian Epstein nem os Beatles sabiam muito bem como trabalhar com isso. A princípio, a empresa era divida em 50% pertencendo a Dick James e os outros 50% a John, Paul e Brian.Ainda nesse mesmo ano, Lennon e McCartney fecharam um contrato e entregariam à Northern Songs todas as suas canções por um período de três anos e os lucros seriam pagos à empresa LenMac, de Paul e John (ambos com 40% cada) e Brian (com os 20% restantes). Mais tarde, a LenMac virou MacLen (lembrando que esses lucros eram referentes apenas aos direitos autorais das composições de John Lennon e Paul McCartney). Em 1965, a Northern Songs tornou-se pública com a emissão de 5 milhões de ações na Bolsa. Com isso, Dick James e o seu parceiro de sempre Emanuel Charles Silver ficaram cada um com 37,5 por cento das ações, John e Paul ficaram, cada um, com 15 por cento e George e Ringo com 0,8 por cento, cada um.Como os Beatles não tinham o menor jeito pros negócios, em abril de 1966 vendem sua empresa (MacLen) à Northern Songs. Depositando assim, os direitos das canções dos primeiros discos numa empresa cotada na Bolsa. Em 27 de agosto de 1967 Brian foi encontrado morto por overdose e mais tarde, em 1969, a Northern Songs foi vendida para a Associated TeleVision (ATV) sem que os Beatles soubessem. Junto com ela, também foi vendida a MacLen. Desde então, os Beatles nunca mais viram um tostão do dinheiro das canções. Somente em Novembro de 1981, Lord Grade, com 75 anos, depois de um desastre financeiro, anunciou que queria vender a ATV Music, que incluia a Northern Songs. Foi quando Paul McCartney teve a oportunidade de comprar, mas queria que Yoko fosse sua sócia, já que o selo era “Lennon/McCartney”, mas Yoko achou o valor muito alto (20 milhões de libras) e Paul acabou desistindo.Com isso, a ATV (com todas as empresas associadas) foi vendida para um australiano e rebatizada como Associated Communications Corporation ou ACC. Só mais tarde, Michael Jackson comprou a ACC, que incluía várias empresas de direitos autorais de diversos artistas, inclusive as composições Lennon/McCartney. Com isso, Michael Jackson é dono de um catálogo com 263 canções dos Beatles, incluindo algumas que nem chegaram a ser gravadas por eles. Mas vale lembrar que as composições do George e do Ringo não estão nesse catálogo, já que elas pertencem a outras empresas (Harrisongs e Starling, respectivamente) e nunca fizeram parte da Northern Songs. Por Edcarlos da Silva - Fonte: http://beatlescollege.wordpress.com/

4 comentários:

Jeniffer disse...

Yoko estava maluca em achar o valor das canções de seu marido cara, por favor dona Dragão mais respeito com o legado de John!

wallisson disse...

disse que o michael jackson
deixou de herança para paul mccartney
os direitos das musicas dos beatles
vai saber???

Beatriz Keiko disse...

O Michael Jackson não deixou os direitos autorais para o Paul McCartney. Ele deixou para seus três filhos. Hoje quem administra os direitos autorais dos Beatles são os advogados John Branca e John McClain, que os responsáveis pelo Espólio do Michael Jackson.

Belle disse...

Olá Edu, fiz um matéria em meu blog sobre a compra do catálogo dos Beatles pelo Michael Jackson. Se quiser dar uma olhada o link é:
http://michaeljacksonadanadossonhos.blogspot.com.br/2012/10/sony-atv-music-publishing.html