segunda-feira, 21 de maio de 2012

BEE GEES - MASSACHUSETTS

Há algum tempo, algumas pessoas pediam que fizesse alguma coisa em homenagem aos Bee Gees. Mas, talvez por não pertencerem ao meu universo, sempre acabaram ficando fora das listas. Hoje, com a triste notícia da morte de um dos três irmãos, Robin, fica aqui a homenagem a um dos grupos mais importantes na história da música pop.
Os Bee Gees foram uma banda formada por três irmãos: o mais velho Barry Gibb e os gêmeos Robin e Maurice Gibb. Nascidos na Ilha de Man e tendo pais ingleses, moraram apenas alguns anos em Chorlton, Manchester, Inglaterra. Os irmãos mudaram-se ainda crianças para Brisbane, em Queensland, na Austrália onde começaram a fazer sucesso desde 1966, sendo um dos artistas que mais venderam discos em todos os tempos. Passaram por diversos ritmos musicais, do rock psicodélico às baladas, passando pelo country e country rock, pelo rock, pela música disco, pelo R&B, pela música Romântica, terminando no pop rock moderno. Venderam ao todo mais de 250 milhões de discos. Foram incluídos no Hall da fama de grupos vocais, no Hall da Fama do Rock and Roll, no Hall da fama dos Compositores e ganharam nove prêmios Grammy.
O álbum Saturday Night Fever (trilha sonora do filme "Embálos De Sábado A Noite" é a trilha sonora mais vendida de todos os tempos e atualmente, ocupa a 5° colocação como álbum mais vendido da história com mais de 37 milhões de cópias, de acordo com a revista Billboard: 300 Best-selling Albums of All-Time.
O grupo possui muitos recordes pela Billboard Hot 100 entre esses, estão em oitavo lugar entre os artistas com mais canções que ficaram em primeiro lugar nas paradas, o seu álbum "Saturday Night Fever" ficou em segundo lugar, entre os álbuns com mais canções que ficaram em primeiro lugar, perdendo apenas para o álbum "Bad" de Michael Jackson. São os artistas que tiveram mais músicas em primeiro lugar nos anos 70 com nove canções no total, estão em segundo lugar entre os artistas com mais canções consecutivas em primeiro lugar com seis músicas, entre (1975-1979), são terceiro lugar entre os Artistas que ocuparam simultaneamente o primeiro e segundo lugares com as músicas "Night Fever" e "Stayin' Alive", e ainda Barry Gibb está em quarto lugar entre os produtores com mais canções que ficaram em primeiro lugar com 14 músicas e também aparece na quarta colocação entre os Ccmpositores com mais canções que ficaram em primeiro lugar, com 16 músicas ao todo ,perdendo apenas para Paul McCartney (32), John Lennon (26) e Mariah Carey (17). O Hall da Fama do Rock and Roll diz em uma citação: "Somente The Beatles, Elvis Presley, Michael Jackson ,Garth Brooks e Paul McCartney superam os Bee Gees em recordes e vendas". Os Bee Gees, é uma das bandas que mais arrecadaram na história da música, e são considerados por grande parte da crítica musical, a segunda maior banda da história pelo conjunto de sua obra (composições, produções e gravações), perdendo apenas para os Beatles. Para terminar, a gente confere os Bee Gees em 1967 com seu primeiro sucesso: "Massachusetts". Abração a todos!

13 comentários:

Felipe Morato disse...

Realmente essa musica fica na cabeça! Otima sempre adorei eles! Os caras são bons para caramba! Pora! Que musica boa,fazia tempo que não escutava,...e para compensar o tempo perdido escutei umas 10 vezes no minimo XD

Anônimo disse...

Minha mãe que gosta deles. Eu até curto um pouco...
Mas muita boa sua postagem Edu! Tá de parabéns.

Edu disse...

Boa mesmo.

Juca Livre disse...

Bem que Brian Epstein disse aos Bee Gees antes de sua repentina morte: "Agora voces tem realmente um sucesso que vai conquistar o mundo" (sabia disso, Edu?) Massachusetts é um clássico. Não sou um entusiasta em Bee Gees, mas admito que a passagem de Robin Gibb para o outro mundo, é uma grande perda para a música. Uma voz impecável. Ótima homenagem, Edu. Descanse em paz, Robin

Edu disse...

Não! Se só o amigo sabe de um quase-certo-improvável encontro de Epstein com os Bee Gees (????), e até com diálogo, por favor, conte pra gente. Quando essa música foi lançada, Epstein já estava morto. Ok? Juca Chaves. Ops! Como é mesmo seu nome?

Valdir Junior disse...

Fico triste com mais essa perda no mundo da musica !!!
Demorei muito ,mas muito tempo para valorizar a musica dos Bee Gees ( no inicio da minha Beatlemania , eu era xiita e nada mais,tirando Elvis prestava para mim ).
Não sou fã mas tem muita musica boa deles e a combinação das vozes é unica !!!

Descanse em Paz Robin Gibb !!

Juca Livre disse...

Grande Edu... Essa declaração de Brian Epstein referente aos Bee Gees está em uma matéria da revista Revolution (a revista oficial do fan club dos Beatles no Brasil) de julho de 1996, ja extinta. Acho que vc conhece essa revista. Na matéria sobre o Bee Gees, diz que, ao comporem Massachusetts, mostraram a demo da canção a Brian Epstein, e este profetizou: "Agora sim, vcs criaram algo que vai conquistar o mundo". Isso ocorreu em 25 de agosto de 1967, numa sexta feira, e, dois dias depois, Brian faleceu. Os Beatles estavam em Bangor. Qdo a música foi lançada, Brian realmente ja estava morto. Agora, se isso ocorreu mesmo, só Deus sabe !

Edu disse...

Ok, Juca. Thanks. Vou conferir. Tenho todas essas revistas e agora q vc falou, acho que sei onde está. Valeu!

João Carlos disse...

Vocês disseram tudo.Portanto vou acrescentar uma verdade: o filme-ícone da "disco music" em vez de recorrer aos "grandes" do estilo,apelou para uma banda que estava meio no limbo. O BEE GEES fez um trabalho primoroso,icônico,carregando disco e filme nas costas.O que prova que a "discoteca" era propriedade de produtores picaretas de "one hit wonders". Na hora da onça mamar,tiveram de recorrer a quem tinha cacife.Só por isso a banda já mereceria todos encômios. Valeu EDU!Valeu Robin!

Jeniffer disse...

eu gosto do Bee Gees por influencia da minha mãe, assim como a Helena, a musica deles é como a dos Beatles não tem idade.

Anderson disse...

Uma grande perda na musica, claro que os discos dos bee gees vão vender que nem água, e algumas pessoas virarão "fãs", mas robin e seus irmãos deixaram um grande legado para a musica

Anônimo disse...

Have you ever thought about including a little
bit more than just your articles? I mean, what you say is valuable and everything.

However think of if you added some great photos or video clips
to give your posts more, "pop"! Your content is excellent but with pics and video clips,
this site could undeniably be one of the most beneficial in its field.
Superb blog!

Here is my blog :: tarot de Marseille

Janete Chantre disse...

Me amarrava em suas canções.Para mim eram as melhores.