segunda-feira, 5 de novembro de 2012

THE BEATLES - A HARD DAY'S NIGHT


"A Hard Day's Night" abre com o acorde mais famoso do rock: uma rajada radiante de uma guitarra de 12 cordas, evocando o caos e a euforia da Beatlemania em seu auge. O tom ensolarado do acorde, a empolgação do desempenho dos Beatles e o suspiro de exaustão do título fazem de Os Reis do Iê-Iê-Iê, o filme ficcional, um documentário compacto sobre a ascensão meteórica dos Beatles. "Naquela época, os começos e encerramentos das músicas eram algo que eu tendia a organizar", disse George Martin. "Precisávamos de alguma coisa arrasadora, que fosse um 'chacoalhão' súbito na música. Ele acertou por acaso", contou o produtor. (Em uma entrevista em fevereiro de 2001, Harrison disse que o acorde era um "Fá com um Sol por cima, mas você vai ter de perguntar a Paul sobre a nota do baixo para saber a história toda". McCartney tocou um Ré em tom alto.)

O título veio de uma brincadeira de Ringo. "Nós estávamos trabalhando dia e noite", ele relembrou. "E eu fiquei pensando que ainda era dia e disse: 'It's been a hard day' ['está sendo um dia duro']. Ao perceber que já estava escuro, [completei com]: '...'s night!' ['... noite!']" Quando Lennon contou a observação ao diretor Richard Lester, ela se tornou instantaneamente o título do filme. Tudo o que tiveram de fazer foi escrever uma música que o acompanhasse. "John e eu estávamos procurando por títulos", disse McCartney. "Uma vez que você tem um bom título, é meio caminho andado. Com A Hard Day s Night', você já tinha quase tudo." John compôs a música na noite anterior à gravação e o grupo a registrou em espantosas três horas.

O maior problema era o solo de Harrison: um take que apareceu em um disco não-oficial nos anos 80 mostra o guitarrista se atrapalhando com as cordas, perdendo o tempo e errando notas. Mas quando a sessão terminou, às 22h daquela mesma noite, Harrison havia esculpido um de seus mais memoráveis solos - um precioso dedilhado crescente tocado duas vezes e arrematado com um floreio circular, com o badalar de sino de igreja de sua guitarra ecoado no piano por Martin. "George passava muito tempo trabalhando nos solos", disse Geoff Emerick. "Tudo era um pouco mais difícil para ele, nada veio muito facilmente." Harrison também tocou o arrasador fade-out, um ressoante arpeggio de guitarra que foi inspirado por Martin. "Eu estava frisando a eles a importância de fazer a música se encaixar, não exatamente terminando, mas ficando suspensa de modo a conduzir para a atmosfera do próximo clima", explicou o produtor.

9 comentários:

João Carlos disse...

Soberbo. Estupendo.Maravilhoso !

Edu disse...

Obrigadão, JC! Agora estamos realmente sós... até o Valdir se foi! No matter what anything, até o fim do mundo - 21/12/2012. Abração!

Valdir Junior disse...

Bom Demais !!!
Não fui embora não !!!
Estava viajando , mas já voltei !!
Vocês não vão ficar livres de mim assim tão facil ( Rsrsrsrs )

Abração a Todos e Hare @!!!

Edu disse...

ôpa! ainda bem!

Anônimo disse...

A HARD DAY'S NIGHT É SIMPLESMENTE SENSACIONAL!

Lidiane Pessoa disse...

Tava ouvindo ontem!!!! depois de um dia duro... colocar o cd e ouvir os garotos... tudo de bom!

Renata L. disse...

É o meu filme favorito deles, e música é demais!

ANA BEATLIS disse...

Edu: pra mim os Beatles eram uma cabeça só: John Lennon era os olhos; Paul a boca, a fala; George os ouvidos e Ringo... era o nariz! Rsrsrsrsrs!

Edu disse...

Taí, gostei! Tanto do seu comentário como do nick. vou fazer um post. ok? Valeu!