quinta-feira, 8 de novembro de 2012

THE BEATLES E SEX PISTOLS - OS MAIS CAROS DISCOS DE VINIL

A revista Record Collector divulgou nesta quinta-feira (8) uma lista dos discos de vinil mais valiosos do mundo, com as dez primeiras posições dominadas pelas bandas The Beatles e Sex Pistols. No top 10, apenas um álbum - uma versão rara de Bohemian Rhapsody, do Queen - não é de um dos dois grupos.

No topo da lista pelo segundo ano seguido está a única cópia em acetato de That'll Be The Day/In Spite Of All The Danger do The Quarrymen - banda pré-Beatles que tinha John Lennon, Paul McCartney e George Harrison. A gravação demo de 1958 está avaliada em 200 mil libras (mais de R$ 650 mil). O segundo lugar é de uma reprodução do mesmo single lançada em 1981, avaliada em 10 mil libras (aproximadamente R$ 32 mil).

O terceiro lugar é do single God Save The Queen/No Feelings dos Sex Pistols. A rara versão em acetato também tem valor estimado em 10 mil libras, e neste ano tem sido ainda mais valorizada graças às comemorações dos 60 anos de coroação da rainha Elizabeth II. Considerado uma mídia ultrapassada por muitos, o vinil tem sido novamente valorizado por fãs de música pelo mundo nos últimos anos. Segundo Ian Shirley, editor da Record Collector, "quando o assunto é vinil raro, os Beatles permanecem como investimento mais seguro, e sem dúvidas o aniversário de 50 anos do single Love Me Do/PS: I Love You contribuiu para isso". O lançamento de estreia do quarteto de Liverpool ocupa o nono lugar da lista.

4 comentários:

Valdir Junior disse...

Esse disco acetato com That'll Be The Day/In Spite Of All The Danger com certeza é o mais raro, pois só existe uma cópia dele , eu nem sabia que havia uma reedição dele de 1981( ??!!).É Oficial essa versão Edu ??!!

De qualquer jeito os velhos vinils vão sempre estar no coração e na memoria afetiva dos fãs e colecionadores , esses vinis que saem hoje em dia com 180gr e coisa e tal se tornou uma forma de tirar mais dinheiro de quem ainda ama o velho discão !!!

Edu disse...

Essa imagem do rótulo foi somente e absolutamente ilustrativa. Ok?

João Carlos disse...

Bom... tem gosto (e grana prá tudo). Sinceramente eu não daria um tostão apenas para te-lo.Talvez para ganhar o dobro do investimento mais tarde!

Pedro Renault de Barros Correia disse...

Já li em um livro que a reedição de 81 foi bancada pelo Paul assim que ele adquiriu o acetato de um antigo colega de Quarrymen. Foi uma tiragem pequena, sem fins comerciais, que ele distribuiu de presente para alguns amigos.