quarta-feira, 3 de setembro de 2014

RARE BEATLES - WHERE HAVE YOU BEEN (ALL MY LIFE)

“The Beatles – Rare Beatles” é um álbum duplo raríssimo lançado em 1981 somente no Japão pelo selo Trio Records. Essa edição foi limitada e as 31 faixas gravadas originalmente no Star Club aparecem nesse LP duplo prensado em vinil translúcido verde colorido numerados individualmente. Muitas versões dessas gravações apareceram em vários países, mas em todos faltando músicas que também foram gravadas no mesmo dia. O mais famoso é “The Beatles – Live, At The Star Club – Germany – 1962”, lançado em 1977, inclusive no Brasil. Mas esse álbum duplo japonês é diferente! Lançamentos de vinil japoneses são prensagens de qualidade premium, muito procurados por audiófilos e colecionadores como verdadeiros objetos do desejo. E esse, é completaço!
Na década de 1960, a Toshiba foi pioneira de qualidade superior nas prensagens de vinil colorido – ao invés de preto, usando sua marca registrada 'Ever-clean", processo utilizando um ingrediente especial destinado a evitar o acúmulo de eletricidade estática no vinil. Esses LPs japonesas são sinônimo de qualidade pra sempre - o vinil brilha como nenhum outro vinil - tudo para o fã de verdade, é especial. Quase todos os LPs japoneses foram emitidos com um "obi" – um encarte, muitas vezes com informações de marketing e detalhes dos álbuns e do seu conteúdo como as letras das músicas em inglês e japonês. Com os anos, alguns desses “obis” passaram a ter um valor maior para muitos colecionadores, maior do que o próprio produto que guardavam.
O primeiro registro de gravações dos Beatles na Alemanha supostamente seriam de 31 de dezembro de 1962. Estas fitas foram gravadas por um certo Adrian Barber em um gravador mono Grundig usando um microfone de mão. Ele havia sido convidado para fazer gravações por Ted "king Size" Taylor, um cantor de Liverpool, vocalista de The Dominos. Assim que os Beatles começaram a ter algum sucesso comercial, Taylor ofereceu essas fitas para Brian Epstein, mas Brian sentiu que não tinham valor comercial e só ofereceu uma pequena quantia por elas. Mal sabia Brian que o direito das fitas juridicamente pertenciam a Parlophone, já que teriam sido gravadas após a assinatura com a EMI. Mas havia alguma confusão sobre a data de gravação das fitas. Embora, mais uma vez, ouvindo-os, era claramente dezembro 1962. John menciona o Natal entre as músicas, e "Reminiscing" tinha acabado de ser lançada por Buddy Holly no final de 1962. No início dos anos 70 os Beatles estavam em litígio. Em 1972, essas gravações foram encontradas nos arquivos mortos de Allan Williams, que tinha conseguido os Beatles antes de Brian. Williams percebeu o valor dessas gravações e ofereceu as fitas para George e Ringo, mas naquela época a Apple estava passando por sérias dificuldades financeiras e eles também recusaram. Após gastar $ 50.000 para limpar o som, e transferir as gravações para fitas de 16 canais, Williams encontrou um comprador e o primeiro lançamento foi na Alemanha. Imediatamente os Beatles processaram, mas perderam, porque o juiz considerou que as fitas eram de interesse histórico. Algumas dessas músicas no entanto, acabaram ficando de fora. E com os anos, passaram a ser verdadeiras pérolas de colecionadores. As quatro que não entraram foram: "Where Have You Been (All My Life)", "Sheila", "I'm Gonna Sit Right Down And Cry Over You" e "Till There Was You". Também existem registros de que teriam gravado "My Girl Is Red Hot", que nunca apareceu em lugar nenhum! Em 1981, depois que o lançamento da Lingasong perdeu a validade e ficou fora de catálogo, os direitos sobre as fitas foram vendidos novamente e novamente foram tratados com nova mixagem e tecnologia (da época), proporcionando um som incomparavelmente mais claro do que o duplo em vinil “The Beatles – Live, At The Star Club – Germany – 1962”. E ainda com a principal diferença: Todas as músicas! Menos essa "My Girl Is Red Hot", que sou doidinho para ouvir pelo menos uma vez.
“Where Have You Been (All My Life)” é uma dessas músicas que, inexplicavelmente acabou de fora dos tantos lançamentos “extra-oficiais” dos Beatles durante sua estada no Star Club, mas aparece em dezenas de piratas com os mais variados nomes. “Where Have You Been (All My Life)” é desconhecida da grande maioria de fãs e foi originalmente escrita e gravada por Arthur Alexander (o mesmo autor de “Anna” – do Please Please Me). A gravação dos Beatles originalmente foi ao vivo em 1962 no The Star Club, em 31 de dezembro de 1962, como foi dito acima. Um trechinho dessa música também aparece durante as intermináveis sessões do projeto “Get Back” – que acabou virando “Let It Be” em 1969/70.
Esse vídeo sensacional que a gente vai conferir agora, é exatamente com essa música em alto e bom som! Mas atenção: NÃO SÃO OS BEATLES E NEM É A GRAVAÇÃO DE NENHUM DESSES PIRATAÇOS! E, sim uma banda cover espanhola sensacional e que faz muito sucesso pelo mundo afora e que já tem vários discos lançados com gravações raras dos Beatles: Los Escarabajos! Mesmo fãs mais fiéis podem ser facilmente pegos pelo pé achando que são os Beatles. A perfeição da coisa impressiona pelos arranjos, vocalizações, instrumentações e harmonizações. É bom pra dedéu!


Não gosto muito desse negócio de fotos, mas estava com meu disco, o dia estava bonito, um amigo me pediu, e pimba! Aquele abraço!

7 comentários:

Edu disse...

Em 3 dias, já devo ter ouvido essa versão sensacional dos Escarabajos no mínimo, umas 100 vezes!

Fábio Simão disse...

Post fantástico e ficou melhor ainda com suas fotos no final EDU. Voltou com tudo!

João Carlos disse...

Matando de inveja!

Edu disse...

Valeu! inveja do discão duplo ou da cervejinha bem gelada? Rsrs!

Valdir Junior disse...

"My Girl Is Red Hot" é a verdadeira
perola dessas gravações , só ouvi um trechinho pequenininho num dos capítulos do " Anthology " !!

Murilo Pedreira disse...

Demais esses Escarabajos aí...PQP. Adoro esse som. Muito bom MESMO!!!

Joelma disse...

Esse vinil é uma pérola! Verdinho. Já conhecia essa versão dos Escarabajos só não sabia que era uma banda legal assim. Inicialmente pensei que eram os Beatles mas a gente percebe depois que não são eles. Legal as fotos Edu. Abraço!