domingo, 27 de março de 2016

SGT. PEOPLE - LEWIS CARROLL E SEU PAÍS DAS MARAVILHAS


Das 70 figuras que aparecem na capa do álbum Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band – obra imortal dos Beatles, o inglês Lewis Carroll é uma delas. Ele foi escritor e matemático. É autor do clássico "Alice no País das Maravilhas". Foi um dos precursores da poesia de vanguarda. Carroll nasceu em Daresbury, Inglaterra, no dia 27 de janeiro de 1832 no presbitério de Deresbury. Estudou no Christ College, em Oxford, recebendo o diploma de matemático em 1845. Permaneceu em Oxford até 1881, trabalhando como professor e conferencista.

Em 1851, passou a dedicar-se a desenhar e fotografar crianças. Passava a maior parte de suas horas livres em companhia das crianças das famílias MacDonald e Liddell. Inventava longas histórias. Em 1862, ao passear de barco com as meninas Alice, Edite e Lorina, da família Liddell, começou a criar a história "Alice no Pais das Maravilhas", publicada em 1865. Em seguida escreveu "Alice Através do Espelho", publicada em 1872, onde o tema é uma partida de xadrez e os personagens são as peças do jogo.
Foi o livro "Alice no País das Maravilhas", que o consagrou. Ao criar os personagens, baseou-se em pessoas da sociedade e da aristocracia da Inglaterra. Há quem afirme que a rainha do Pais das Maravilhas, era a Rainha Vitória. Lewis Carroll (Charles Lutwidge Dodgson) faleceu em Guildford, Inglaterra, no dia 14 de janeiro de 1898.

Nenhum comentário: