sexta-feira, 14 de outubro de 2016

BOB DYLAN - PRÊMIO NOBEL DE LITERATURA


Resultado de imagem para BOB DYLAN
O cantor e compositor norte-americano Bob Dylan, de 75 anos, foi anunciado nesta quinta-feira (13) o ganhador do Prêmio Nobel de Literatura 2016. A escolha foi divulgada em um evento na cidade de Estocolmo, na Suécia. No anúncio, a Academia Sueca, responsável pelo Nobel, declarou que Dylan foi escolhido "por criar uma nova expressão poética na tradicional canção americana". A secretária da Academia afirmou ao canal público SVT que as canções de Dylan são "poesia para os ouvidos", antes de destacar que ocorreu uma "grande coesão" entre os membros da Academia sobre a escolha. O artista, que aos 75 anos permanece ativo, é um "ícone", ressaltou a Academia Sueca. Em maio, o cantor e compositor lançou o álbum mais recente, "Fallen Angels", no qual interpreta canções americanas popularizadas por Frank Sinatra. Este foi 37º álbum de sua grande carreira. O prêmio Nobel consiste em uma premiação de 8 milhões de coroas (€ 822 mil euros, US$ 907 mil).
Nascido Robert Allen Zimmerman em 24 de maio de 1941, em Duluth, Minnesota, nos Estados Unidos, Dylan é um dos maiores nomes da música americana do século 20. Cresceu em uma família judaica em uma cidade mineradora, mas se converteu ao cristianismo em 1979. Ele largou a faculdade e se mudou para Nova York onde se tornou famoso no início dos anos 1960. Em 2004, foi eleito pela revista americana "Rolling Stone" o segundo melhor artista de todos os tempos, atrás apenas dos Beatles.

3 comentários:

Marcelennon disse...

Merecidíssimo! Dylan é gênio e mestre com as palavras... Sua poesia atravessou fronteiras e é eterna! Até que enfim, algo de bom acontece para quem, de fato, merece!

Valdir Junior disse...

Apesar de inesperada, eu acho que foi merecido esse nobel ao Dylan. Muita gente criticou esse premio a ele, mas o Dylan sempre primou pela qualidade de suas letras e se a poesia dele não é um tipo de literatura, então não sei de mais nada.

João Carlos disse...

Música não é uma arte literária menor. Portanto...valeu!