quinta-feira, 13 de outubro de 2016

JOHN LENNON - IMAGINE COMPLETA 45 ANOS

O single pacifista "Imagine", que marcou a história da música, completou 45 anos na última terça-feira (11). Composta e cantada por John Lennon, a canção teve como inspiração os primeiros versos do livro de poesias de sua musa Yoko Ono, "Grapefruit".
John Lennon e Yoko Ono, produziram a canção e o álbum do mesmo nome com Phil Spector. A gravação começou no estúdio na casa de John em Tittenhurst Park, na Inglaterra, em maio de 1971, e a edição dos acréscimos finais (de instrumentos ou voz) aconteceu no Record Plant em Nova York, durante julho. Um mês após o lançamento do LP em setembro, Lennon lançou "Imagine" como single nos Estados Unidos; a canção alcançou a terceira posição da Billboard Hot 100 e o LP alcançou o primeiro lugar das paradas no Reino Unido em novembro, mais tarde (depois da morte de Lennon) se tornou o álbum mais bem sucedido comercialmente e aclamado pela crítica da carreira solo de John. Apesar de não ser originalmente lançada como single no Reino Unido, "Imagine" foi lançada em 1975 para promover o LP “Shaved Fish” e alcançou o sexto lugar nas paradas daquele ano. A canção já vendeu desde então mais de 1,6 milhões de cópias no Reino Unido, e alcançou o primeiro lugar após a morte de John Lennon em dezembro de 1980. Na terceira posição da lista das 500 melhores canções de todos os tempos da revista "Rolling Stone", a música é considerada uma das mais influentes do mundo contemporâneo. Os versos pedem um mundo unificado, onde não existam fronteiras, religiões e qualquer outro motivo que segregue as pessoas. A letra utópica atravessou os tempos desde a Guerra do Vietnã, mas hoje, 45 anos depois, o belo sonho descrito por John Lennon continua a existir somente na imaginação.

4 comentários:

Edu disse...

Daqui a 100 anos, ainda será eterna!

João Carlos disse...

100 anos eu não diria... mas uns 200 anos, tenho certeza!

Valdir Junior disse...

Pode ser, Edu. Pode ser.

Marcelennon disse...

O que dizer dessa canção, que ainda não tenha sido dito? Eterna! A canção da minha vida! "Imagine" me faz acreditar que o mundo tem jeito!