sábado, 15 de outubro de 2016

A FANTÁSTICA ARTE DE HEINZ EDELMANN

Heinz Edelmann foi um grande artista alemão. Desenhista e exímio ilustrador. Tornou-se famoso nos anos 1960 com suas sensacionais ilustrações surreais, mas seu trabalho mais famoso, sem dúvida, foi sua direção de arte e de caracteres do projeto para o filme de animação dos Beatles em 1968 – “Yellow Submarine”.
Edelmann estudou gravura de 1953 a 1958. Começou sua carreira como ilustrador freelancer e designer de cartazes para teatro e publicidade na Alemanha. Entre 1961 e 1969, ele foi um ilustrador e designer regular para o renome internacional revista juvenil “Twen”. Durante 1967-1968, ele trabalhou no Submarino Amarelo.
Depois foi sócio em uma pequena empresa de animação em Londres, mas seu desejo de trabalhar em mais filmes não foi realizado. Em 1970, mudou-se para Amesterdan e produziu capas de livros e cartazes para peças de teatro e filmes. A última vez que utilizou o estilo que criou para Yellow Submarine foi para ilustrar um livro, Andromedar SR1 (1970), sobre uma viagem a Marte . Ele também desenhou a capa de uma edição alemã de O Senhor dos Anéis de Tolkien, e ilustrou diversos livros infantis, como The Wind in the Willows .
Nos anos 70, Edelmann ensinou design gráfico industrial na Universidade de Ciências Aplicadas de Düsseldorf. Posteriormente, foi professor de Arte e Design em outras universidades e em 1989 tornou-se professor de ilustração na Academia Estadual de Belas Artes de Stuttgart. Heinz Edelmann morreu de doença cardíaca e insuficiência renal em Stuttgart em 21 de julho de 2009 aos 75 anos.

3 comentários:

João Carlos disse...

O cara era genial mesmo.

Marcelennon disse...

Desenhos inconfundíveis! Seu trabalho era genial!

Valdir Junior disse...

Trabalho genial, traço pra lá de psicodélico com um "Q' de nostalgia. Demais!!!