segunda-feira, 6 de novembro de 2017

JOHN LENNON - REMEMBER


"Remember" é a 1ª canção do lado B do primeiro álbum solo de John Lennon, "Plastic Ono Band" lançado em 11 de dezembro de 1970. A canção foi influenciada pelas primeiras sessões da terapia do grito primal com o Dr. Arthur Janov, e a letra reflete coisas normalmente lembradas durante as sessões com o médico. As memórias são descritas como desagradáveis, conflitos com a autoridade da família e os colegas. Lennon emprega sua sagacidade, mencionando como "o herói nunca foi pendurado, sempre fugiu", e os pais "desejando o estrelato do cinema, sempre desempenhando um papel", em vez de serem honestos e abertos. No final da música, Lennon canta "Lembre-se, lembre-se, do 5 de novembro", segue-se uma explosão. Esta é uma referência à "Noite de Guy Fawkes"*, um feriado na Inglaterra comemorado com bombas e fogos de artifício. Em uma entrevista com Jann Wenner, Lennon disse que isso era parte de um longo improviso e que, mais tarde, decidiu que o último verso deveria ser o ápice da canção. Da gravação, participaram John Lennon (vocais, harmonias e piano), Klaus Voorman (baixo) e Ringo Starr (bateria).

*A noite de Guy Fawkes refere-se ao episódio em que o soldado católico inglês Guy Fawkes, membro da chamada "conspiração da pólvora", tentou explodir o Parlamento Inglês e matar o rei protestante Jaime I da Inglaterra, na noite do dia 5 de novembro de 1605. Contudo, seu grupo foi descoberto e Fawkes e seus companheiros foram torturados durante quatro dias na Torre de Londres antes de serem executados na forca, seguindo-se o arrastamento dos cadáveres pelas ruas e esquartejamento dos corpos. A data foi instituída na Inglaterra como uma festividade pela sobrevivência do rei que é chamada de Bonfire Night, normalmente com a presença de fogos de artifício e de uma grande fogueira. Entretanto, com o passar do tempo acabou virando uma festa de humilhação de Fawkes, com sua máscara sendo queimada nas fogueiras.

2 comentários:

Marcelennon disse...

"Remember" é uma das grandes faixas do Plastic Ono Band. A canção é de uma crueza e choque de realidade que impressiona quem a ouve pela primeira vez.
Lennon, em estado bruto!
Nada menos que clássico!

Carlos Marangon disse...

Também acho uma das melhores do álbum,a letra realmente impressiona,aliás como todas deste disco fantástico,sem duvida um dos melhores do rock,punk antes dos punks,até o vocalista dos Sex Pistols gosta deste disco.Remenber já gostei mais,acho hoje um pouco repetitiva,talvez porque ele repete muito a palavra remember,apesar que como a musica da a impressão de que esta em uma terapia relembrando.seja justificável.