domingo, 29 de julho de 2018

CANETA CRIATIVA - A INCRÍVEL ARTE DE JAILSON BELFORT


Se existe uma pessoa que não se surpreende de jeito nenhum com o tremendo sucesso do Jailson e de sua exposição “Caneta Criativa”, esta pessoa sou eu! Em todos esses anos do Baú, quase dez completados, nunca me cansei de enaltecer o trabalho e o talento de tantas feras que eu tive o prazer e o privilégio de trabalhar e conviver nesses meus trinta e tantos anos de carreira como publicitário - simplesmente, os melhores profissionais aqui Brasília: fotógrafos, artistas plásticos, redatores e ilustradores. Graças a Deus, tive a sorte de me tornar amigo de todos eles! E um deles, é meu querido Jailson Belfort, que eu conheci em 1999 quando ele chegou de São Luis e foi trabalhar na agência que eu trabalhava, o Grupo 108. Naquela época, o Jailson já impressionava com suas ilustrações lúdicas de seu personagem “Zerinho”. Com o tempo, seguimos nossos caminhos, mas continuamos amigos e eu nunca deixei de acompanhar a incrível arte do Jaílson, que está sempre em constante renovação e que já conquistou Brasília. E eu também não ficarei surpreso quando ele estiver expondo seus trabalhos por todo o mundo! Aquele abração, Jaílsão, você é O Cara!
Jailson Belfort nasceu em São Luis, Maranhão, e mudou-se para Brasília em 1999. É formado em Design pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e atualmente é designer gráfico do Supremo Tribunal Federal. Jailson cultiva a paixão pelo desenho desde a infância. Com um lápis na mão, as folhas de papel davam vida à imaginação do artista. O traço foi sendo refinado ao longo do tempo, dando espaço para composições maiores e mais elaboradas.
Exposição Caneta Criativa em cartaz no STF - 60 criações do artista Jailson Belfort feitas com caneta esferográfica retratam paisagens e cenas do cotidiano; De segunda a sexta-feira, das 12h às 19h, até o dia 17 de agosto.
Utilizando apenas canetas esferográficas, o desenhista e ilustrador maranhense Jailson Belfort recriou paisagem e o cotidiano de Brasília e outras cidades brasileiras através de desenhos.

A exposição está dividida em temas e acontece em dois ambientes: a coleção “Cidades e o STF” no Espaço Cultural Menezes Direito e a coleção “Desenhos Lúdicos”, em frente a Biblioteca Ministro Victor Nunes Leal. As ilustrações utilizam das variadas cores das canetas esferográficas, como azul, vermelho, verde, rosa e outras, utilizadas por Jailson em uma só cor na obra ou em diferentes tonalidades, para recriar cenários da Capital Federal, detalhes de monumentos e espaços públicos, figuras do imaginário do artista e de outras cidades do Brasil, como São Luis (MA), onde nasceu.
Morando em Brasília desde 1999, o artista usa suas criações para interligar memórias, vivências e contrastes de ambas as realidades. O uso da caneta representa um traçado definitivo, sem a possibilidade de correção, e instiga a curiosidade e amplia as possibilidades de ocupação do campo em branco. Em tamanhos variados, é possível encontrar na exposição desde pequenos desenhos lúdicos até grandes composições de horizontes urbanos. Por utilizar apenas a tinta da caneta para retratar efeitos de luz e sombra, ângulos de visão, texturas e densidade, a obra do artista preza por detalhes e traços minuciosamente encaixados, que convidam o visitante a observar atentamente e refletir sobre a composição de cada objeto e cena no espaço.
 

9 comentários:

Unknown disse...

Grande Edu! Uma honra ser seu amigo e participar dessa incrível página! Obrigado pela matéria! Sucesso pra todos nós! Abração!!

Edu disse...

Foi um prazer Jaílsão. Para o alto e avante!

Duda Barbosa disse...

Puxa, Sensacional mesmo! Parabens

Clóvis Bittencourt disse...

Realmente, muito legal!

jambelfort disse...

Sou irmão mais novo do Jailson e sempre me inspirei nele em tudo. Ele é baterista e aprendi a tocar apenas o olhando, assim também foi pra aprender a fazer artes e diagramação no computador. Só não me dei bem no desenho - por um motivo bem simples: era bem mais interessante apenas olhá-lo desenhar! O cara manda muito bem no traço e tem uma criatividade sem limites! Parabéns pela exposição, meu irmão!

Unknown disse...

Valeu, mano!

Dani disse...

Parabéns, Jailson, pelo belo trabalho!! Os desenhos, é cada um mais lindo do que o outro. Amei!! :)

Unknown disse...

Obrigado, Dani!
Veja mais desenhos em:
.
@canetacriativa
@jailsonbelfort

Dani disse...

Obrigada! Vou ver!!😄