terça-feira, 18 de setembro de 2018

O IRRESISTÍVEL OLHAR DE MARTY FELDMAN

O ator Marty Feldman nasceu em Londres, em 8 de julho de 1934. Ele foi um premiado comediante, diretor e roteirista de cinema e televisão, que protagonizou séries de comédia, e ganhou dois prêmios BAFTA. Também estrelou vários filmes, incluindo O Jovem Frankenstein. Seu rosto era notável por um grande nariz, cabelos ruivos sempre revoltos e seus olhos enormes e esbugalhados, características marcantes em todos os trabalhos que fez. Uma condição causada pela doença de Graves.
Filho de judeus russos-poloneses, Feldman iniciou a carreira no teatro da escola, que abandonou para formar um grupo de jazz em Paris. Seus filmes mais conhecidos são: O Jovem Frankenstein (1974), dirigido por Mel Brooks ; O Irmão Mais Esperto de Sherlock Holmes (1975), dirigido por Gene Wilder; Silent Movie (1976), dirigido por Mel Brooks e Yellowbeard (o último, lançado em 1983, após sua morte). Dirigiu e atuou em The Last Remake of Beau Geste (1977) e In God We Tru$t (1980). Foi indicado ao Globo de Ouro de 1977 na categoria de melhor ator coadjuvante por Silent Movie.
Feldman morreu na Cidade do México, em 2 de dezembro de 1982, após sofrer um ataque cardíaco no quarto de um hotel, durante as filmagens de Yellowbeard. Nos comentários do DVD de “O Jovem Frankestein, Mel Brooks, sugere fatores que podem ter contribuído para a morte do ator: “Ele chegou a fumar até seis pacotes de cigarro por dia, bebia uma quantidade exagerada de café preto e tinha uma dieta muito rica em ovos e produtos lácteos”. Além disso, a altitude da Cidade do México - que varia de dois a até quase quatro mil metros - e onde o ar é muito rarefeito, e ao forçar muito os pulmões e o coração de Feldman, pode ter contribuído para a sua morte".

Nenhum comentário: