sexta-feira, 18 de junho de 2021

HAPPY BIRTHDAY PAUL McCARTNEY - 79 ANOS 😃😄😀


Sir James Paul McCartney, nascido em 18 de junho de 1942, há 79 anos, é cantor, compositor, músico e produtor de discos e filmes que ultrapassou todas as fronteiras da fama mundial como co-vocalista, baixista e compositor da metade das músicas dos Beatles. Sua parceria de composição com John Lennon continua sendo a mais bem-sucedida da história. Depois que o grupo se separou em 1970, ele seguiu carreira solo e formou a banda Wings com sua primeira esposa, Linda e Denny Laine.
Músico autodidata, Paul é proficiente no baixo, guitarra, teclado e bateria. Ele é conhecido por sua abordagem melódica ao tocar baixo (principalmente tocando com uma palheta), sua gama vocal versátil e ampla de tenor (abrangendo mais de quatro oitavas) e seu ecletismo (explorando estilos que vão do pré-rock and roll pop ao clássico e eletrônica). Paul começou sua carreira como membro dos Quarrymen em 1957, que evoluiu para os Beatles em 1960. Suas canções dos Beatles "And I Love Her" (1964), "Yesterday" (1965), "Eleanor Rigby" (1966) e "Blackbird" (1968) estão entre as canções mais tocadas da história.
Em 1970, Paul estreou como artista solo com o álbum McCartney. Ao longo da década de 1970, ele liderou o Wings, uma das bandas de maior sucesso da década, com mais de uma dezena de singles e álbuns no top 10 internacional. Paul retomou sua carreira solo em 1980 com o álbum McCartney II. Desde 1989, ele tem feito turnês consistentes como artista solo. Em 1993, formou a dupla musical Fireman with Youth. Além da música, ele participou de projetos de promoção de instituições de caridade internacionais relacionadas a temas como direitos dos animais, caça às focas, minas terrestres, vegetarianismo, pobreza e educação musical.

Paul McCartney é um dos compositores e intérpretes de maior sucesso de todos os tempos. Ele escreveu ou co-escreveu 32 canções que chegaram ao topo da Billboard Hot 100 e, em 2009, vendeu 25,5 milhões de unidades certificadas pela RIAA nos Estados Unidos. Suas homenagens incluem duas induções ao Rock and Roll Hall of Fame (como membro dos Beatles em 1988 e como artista solo em 1999), 18 prêmios Grammy, uma nomeação como membro da Ordem do Império Britânico em 1965, e um título de cavaleiro em 1997 por serviços prestados à música. Em 2021, ele é o músico britânico mais rico. Acumula uma fortuna de 820 milhões de libras, o que corresponde a R$ 6,1 bilhões na cotação atual e em transação direta - o patrimônio dele aumentou em 20 milhões de libras, ou R$ 151 milhões, ao longo dos últimos 12 meses.

Aos 79 anos de idade, 60 anos de carreira e ultraexposição, Paul McCartney continua sendo uma esfinge à espera de quem a decifre. Roqueiro de origem, ele flerta com o vaudeville, compôs algumas das mais marcantes baladas da história e ainda tem fôlego para experiências sonoras radicais e para compor peças eruditas. Na vida pessoal, Paul era tido como o bonitinho entre os Beatles, mas sabe-se que nunca foi uma flor: foi pego por porte de drogas, acusado de agredir a ex-mulher e de ser um patrão intragável. Ainda assim, mantém a reputação intacta. Podia estar recolhido, contando histórias aos netos em volta da lareira e tomando chá. Mas não. Como músico, é autor de algumas das mais inspiradas linhas de contrabaixo já ouvidas no rock. Como compositor, gosta de surpreender sobrepondo melodias e explorando novas soluções harmônicas. Como produtor musical, busca sonoridades inusitadas e provocantes. Além de tudo, é um parceiro generoso, buscando cumplicidade em nomes tão díspares quanto Stevie Wonder e Youth (do Killing Joke), ou Elvis Costello e Tony Bennett. E vem provando que é um sobrevivente e muito mais do que isso. Paul McCartney chega aos 79 anos em plena atividade. Consagrado como o maior compositor do século XX e o maior artista vivo do planeta, ele continua mostrando ao mundo, como o sonho ainda pode ser possível. Mais que isso: a sua idade, quem você é, e quanto tempo vai viver aqui, é você quem faz. E hoje, em pleno 2021, o mundo ainda precisa, e muito, de Paul McCartney. Feliz aniversário, Paul. Que venham os 80 anos, os 90 a ainda muitos, muitos outros. Você merece. Muito obrigado por existir! Amém.

2 comentários:

Dani disse...

Parabéns para ele🎉🎉🎉🎉

roque22 disse...

Longa Vida ao Gênio Macca!