domingo, 20 de junho de 2021

THE BEATLES ➤ GEORGE HARRISON ➤ LOVE YOU TO - SENSACIONAL!!!**********


"Love You To" é a quarta faixa do álbum Revolver de 1966, dos Beatles. Sequenciada entre “I’m Only Sleeping” e “Here, There and Everywhere”"Love You To" foi escrita e cantada por George Harrison e foi a primeira canção dos Beatles a refletir totalmente a influência da música clássica indiana. A gravação foi feita com participação mínima dos outros Beatles; em vez disso, Harrison criou a faixa com o tocador de tabla Anil Bhagwat e outros músicos indianos do Asian Music Circle em Londres.
"Love You To" é parcialmente uma canção de amor e desejo de Harrison por Pattie Boyd, ao mesmo tempo que incorpora conceitos filosóficos inspirados por sua experimentação com o LSD.

Em Rubber Soul de 1965, George Harrison iniciou os Beatles na música clássica indiana através do uso da cítara na canção de John Lennon "Norwegian Wood (This Bird Has Flown)", enquanto sua própria composição "If I Needed Someone" refletiu a influência do gênero em sua melodia. Ele posteriormente escreveu "Love You To" como uma forma de mostrar a cítara, e para apresentar a tabla, um par de tambores de mão indianos, pela primeira vez. O crítico musical Richie Unterberger descreve "Love You To" como a "primeira excursão total dos Beatles no raga rock, um gênero que o autor Nicholas Schaffner afirma ter sido lançado pelo uso da cítara de Harrison em "Norwegian Wood".

Harrison compôs o que se tornaria "Love You To" no início de 1966, enquanto os Beatles estavam desfrutando de um período incomumente longo sem compromissos profissionais. Ele usou o tempo disponível para explorar ainda mais seu interesse pela música indiana e pela cítara, que, notou a jornalista Maureen Cleave em um artigo contemporâneo, "deu um novo significado à sua vida".

Além da lua de mel em Barbados com sua jovem esposa, a modelo inglesa Pattie Boyd, as atividades de Harrison incluíam receber aulas de cítara de um músico indiano no Asian Music Circle (AMC) no norte de Londres, onde também compareceu a recitais de música, e fazer amor com Pattie o quanto pudesse.
A letra parece curta, talvez porque não há bem um refrão, alguns versos são repetidos no meio: “Make love all day long, make love singing songs” (Faça amor o dia todo, faça amor cantando músicas) – o que é uma boa ideia - e pode significar fazer amor enquanto se canta ou que cantar é fazer amor. “You don’t get time to hang a sign on me” (Você não tem tempo para pendurar uma plaquinha em mim), evoca uma imagem dos tempos de escola, em que pessoas empoladas, como professores ou ce-de-efes, tinham papéis pendurados nas costas que diziam: “Chute-me”. “Before i’m a dead old man" (Antes que eu ser um velho morto) é agora, infelizmente, um verso ainda mais triste do que parecia na época - já que George não viveu para ficar velho. O título provisório da música era "Granny Smith" — uma referência a um tipo de maçã — simplesmente porque George não conseguia pensar em nada melhor. Como as palavras "love you to" não aparecem na música, o título final é bem enigmático. Para o biógrafo Steve Turner, talvez "love me while you can" pudesse ter sido mais apropriado, uma vez que resume o que a canção diz.
"Love You To" foi a terceira faixa que os Beatles gravaram para Revolver, depois de "Tomorrow Never Knows" e "Got to Get You into My Life". A faixa básica foi gravada nos estúdios da EMI em Abbey Road bos dias 11 e 13de abril de 1966, produzida por Geoge Martin com Geoff Emerick como engenheiro. Harrison inicialmente cantou e tocou violão, acompanhado por Paul McCartney fazendo backing vocals. Ao final da primeira sessão daquele dia, três tomadas da música foram feitas, com Harrison introduzindo sua cítara na última. O trabalho foi retomado às 20h, com a participação de Anil Bhagwat, um tocador de tabla contratado. Contribuidores externos, também do AMC (Círculo Musical Asiático), incluíram músicos na tambura e cítara.
O crédito pela parte principal da cítara em "Love You To" tem sido tradicionalmente tema de debate entre os estudiosos. Enquanto uns dizem que, ao invés de Harrison, foi o sitarista do AMC que desempenhou este papel, outros apontam para a diligência obstinada de Harrison em dominar o instrumento, como bem como seu estudo por meio de aulas particulares, proximidade com músicos talentosos e escuta atenta de discos pertinentes. Em seu diário de gravação dos Beatles, The Complete Beatles Recording Sessions, Mark Lewisohn afirma: "George tocava a cítara, um músico externo, Anil Bhagwat, foi recrutado para tocar tabla". O musicólogo Walter Everett também identifica Harrison como o principal tocador de cítara na gravação, assim como Peter Lavezzoli, autor de The Dawn of Indian Music in the West. Falando ao autor Steve Turner, Anil Bhagwat rejeitou a ideia de que o citarista não era Harrison, dizendo: "Posso dizer aqui e agora - 100 por cento era George na cítara o tempo todo". Assim, de acordo com Kenneth Womack e Ian MacDonald, participaram da gravação: George Harrison - vocal principal e de apoio, violão, cítara e guitarras; Paul McCartney - vocal de apoio e baixo; Ringo Starr – pandeiro; Músicos adicionais: Anil Bhagwat - tabla; Músicos anônimos do Círculo Musical Asiático – cítara e tambura. Além de Revolver"Love You To" aparece também em Yellow Submarine Songtrack.

Nenhum comentário: