quarta-feira, 16 de junho de 2021

SALVADOR DALI, DE LÁ E DE TODO LUGAR - "DESTINO"


Salvador Domingo Felipe Jacinto Dalí i Domènech nasceu em 11 de maio de 1904, na cidade espanhola de Figueres (Catalunha). Ele foi um importante pintor espanhol, conhecido pelo seu trabalho surrealista.

A pintura de Dalí chama a atenção pela incrível combinação de imagens bizarras, oníricas, com excelente qualidade plástica. Dalí foi influenciado pelos mestres do classicismo. O seu trabalho mais conhecido, A Persistência da Memória, foi concluído em 1931. Salvador Dalí teve também trabalhos artísticos no cinema, escultura, e fotografia. Colaborou com a Walt Disney no curta de animação "Destino", lançado postumamente em 2003 e, ao lado de Alfred Hitchcock, no filme Spellbound. Também foi autor de poemas dentro da mesma linha surrealista.

Desde a infância, Dalí demonstrou interesse pelas artes plásticas. Em 1921, entrou para a Escola de Belas Artes de São Fernando, em Madri. Porém, em 1926, foi expulso da instituição, pois afirmava que ninguém era suficientemente competente para o avaliar. Dalí insistiu em sua "linhagem árabe", alegando que os seus antepassados eram descendentes de mouros que ocuparam o sul da Espanha por quase 800 anos (711 a 1492), e atribui a isso o seu amor de tudo o que é excessivo e dourado, sua paixão pelo luxo e seu amor oriental por roupas. Tinha uma reconhecida tendência a atitudes e realizações extravagantes destinadas a chamar a atenção, o que por vezes aborrecia aqueles que apreciavam a sua arte, ao mesmo tempo que incomodava os seus críticos, já que sua forma de estar teatral e excêntrica tendia a eclipsar o seu trabalho artístico.
Nesta época, conviveu com vários cineastas, artistas e escritores famosos, como Luis Bruñel, Rafael Alberti e Frederico Garcia Lorca.
Em 1929, foi para Paris e conheceu Pablo Picasso, artista que muito influenciou sua produção artística. No ano seguinte, começou a fazer parte do movimento conhecido como surrealismo.

Ainda m 1929, colaborou com o cineasta espanhol Luis Buñuel no curta-metragem Un Chien Andalou, e conheceu, em agosto, a sua musa e futura mulher, Gala Éluard (cujo nome verdadeiro é Elena Ivanovna Diakonova, nascida em 7 de setembro de 1894, em Kazan, Tartária, Rússia), uma imigrante russa dez anos mais velha que Dalí, casada na época com o poeta surrealista Paul Éluard. Juntou-se oficialmente ao grupo surrealista no bairro parisiense de Montparnasse (embora o seu trabalho já estivesse a ser influenciado há dois anos pelo surrealismo). Em 1934 Dalí e Gala, que já viviam juntos desde 1929, casaram-se numa cerimónia civil (cerimónia religiosa em 1958).
A década de 1930 foi um período de grande produção artística de Dalí. Nesta fase, o artista representava imagens do cotidiano de uma forma inesperada e surpreendente. As cores vivas, a luminosidade e o brilho também marcaram seu estilo artístico. Os trabalhos psicológicos de Freud influenciaram muito o artista neste período. É desta fase uma de suas obras mais conhecidas “A persistência da Memória”, que mostra relógios se derretendo.

Em 1939, foi expulso do movimento surrealista por motivos políticos. Grande parte dos artistas surrealistas eram marxistas e justificaram a expulsão de Dalí, alegando que o artista era muito comercial. Em 1942, Dalí e sua esposa foram morar nos Estados Unidos, país em que permaneceu até 1948. Voltou para a Catalunha em 1949, onde viveu até o final de sua vida.

Em 1960, Dali colocou em prática um grande projeto: o Teatro e Museu Gala Salvador Dali, em sua terra natal, que reuniu grande parte de suas obras.
Em 1982, com a morte de sua esposa Gala, Dali entrou numa fase de grande tristeza e depressão. Parou de produzir e se recusava a fazer as refeições diárias. Ficou desidratado e teve que ser alimentado por sonda. Em 1984, tentou o suicídio ao colocar fogo em seu quarto. Passou a receber o cuidado e atenção de seus amigos. Salvador Dali morreu na cidade de Figueres, em 23 de janeiro de 1989, de pneumonia e parada cardíaca.

Imagine o encontro entre dois dos maiores gênios do século XX. Em 1945, nos Estados Unidos, o extraordinário Salvador Dalí teve um encontro com o mítico Walt Disney, criador do universo Disney. Disney buscava ideias de curtas para o cinema, enquanto Dalí se inspirava com "Destino", uma balada mexicana que falava da atração entre dois amantes.
Assim nasceu "Destino", um curta-metragem animado lançado em 2003 pelos Estúdios Walt Disney"Destino" foi primeiramente idealizado em meados da década de 1940, 58 anos antes da sua estreia. O projeto era, a priori, uma colaboração do animador americano Walt Disney com o pintor surrealista espanhol Salvador Dalí, com música escrita pelo compositor mexicano Armando Dominguez e interpretada pela cantora Dora Luz"Destino" foi planejado para ser integrado ao filme "Música, Maestro!" (1946). Um cenário de animação e alguns testes foram realizados a partir de janeiro de 1946, mas o projeto acabou sendo abandonado. Após o lançamento de Fantasia 2000, Roy E. Disney (filho de Walt) decidiu retomar a produção de "Destino"realizada principalmente no Walt Disney Animation Studios na França. Finalmente, concluído na forma de um curta-metragem de 6 minutos, foi exibido em festivais e prêmios e no Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy, em 2003. Também foi exibido na exposição Era uma vez Walt Disney, realizada no Nationales Galeries du Grand Palais em Paris, de 16 de setembro de 2006 a 15 de janeiro de 2007. O curta de seis minutos conta a história do malfadado amor de Chronos por uma mortal chamada Dahlia. Sem diálogos, a trama decorre enquanto Dahlia dança por um cenário surreal inspirado nas pinturas de Dalí ao som da trilha sonora do compositor mexicano Armando Dominguez. E aqui, no nosso blog preferido, a gente confere essa jóia rara pela primeira vez. Legal!

Nenhum comentário: